collapse

Pesquisa



Votação

A minha prestação no exame foi...

Excelente
0 (0%)
Bom
11 (7.9%)
Razoável
83 (59.3%)
Mau
21 (15%)
Não fiz exame
25 (17.9%)

Votos totais: 139

Votação encerrada: Novembro 10, 2020, 11:49:42 am

A minha prestação no exame OCC Outubro 2020

  • 18 Respostas
  • 7561 Visualizações
*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« em: Outubro 31, 2020, 11:45:15 am »
Caros membros,


O dia 31 de Outubro 2020 será para grande parte de vós o dia do "virar de página" na transição da vida académica para uma carreira profissional como "Contabilista Certificado". Este é o primeiro exame a ser realizado num contexto tão adverso, estamos a viver uma pandemia que está a afectar tudo e todos, sabemos por isso das dificuldades acrescidas para a realização da prova. Neste cenário, presumo que o "Contabilistas. net" é uma vez mais o "parceiro" ideal para acompanhar todos aqueles que de outra forma estariam isolados e até extremamente desmotivados face à impossibilidad e de partilharem o estudo.
Ora, mesmo sabendo por experiência própria e pelo acumular de anos no acompanhamento aos candidatos (desde 2010), o sucesso na prova pode não sorrir logo na primeira tentativa, e digo tentativa porque nada acaba aqui, tudo é possível no futuro, se é objectivo ingressar na ordem, não deixem que um resultado negativo (contrário às expectativas criadas) vos desviem do vosso percurso.

Imagino que estejam cansados, mas também sei que a maioria de vós já começa a descomprimir, afinal foi uma longa "batalha" na preparação do exame, será este o passo que faltava para o ingresso na ordem e assim ter a capacidade de entrar no mundo do trabalho dotado de uma enorme mais-valia, recorde-se que é com base nos resultados neste exame de acesso que passará a ser contabilista certificado, a carga psicológica associada é enorme, temos consciência de que por vezes é esse um dos maiores obstáculos para o sucesso na prova.

Os 14 anos de experiência Contabilistas. net

Esta foi uma edição em que mais uma vez tivemos um papel activo na preparação, e digo-o "activo" porque apresentamos os testes diários. Por isso, somos e pretendemos continuar a ser um aliado de força no sucesso académico/profissional de todos os que se aproximam do "contabilistas. net", esta é vincadamente a nossa missão, para reforçar esta ideia, estamos a trabalhar no nosso modelo de curso personalizado que em breve esperamos apresentar, nós pretendemos estar na linha da frente da entreajuda, acreditamos que juntos somos melhores.
 
Relativamente ao teste de hoje e mesmo aos que pensam não lhes ter corrido da melhor forma, não se deixem abater por previsões ou sugestões de resolução diferentes daquela que defendeu em exame, esperem pelo resultado oficial da ordem e, claro vão participando no debate, diga-se, esta parte é muito importante, servirá de base para muitos dos recursos que possam vir a apresentar como contestação a determinada questão. Sabemos e por experiência das muitas edições anteriores de que quem se esforçou, quem estudou por norma obtém retorno disso mesmo, mas como sabemos há regras que são contrariadas, aguardamos calmamente pelo vosso testemunho.

Avaliação do desempenho no exame OCC.

Nesta fase não é nada conveniente entrar em euforias ou depressões, estou em crer que uma vez mais a palavra de ordem será "Aprovado". Já nós, o "contabilistas. net" estamos logicamente interessados em obter o retorno das vossas experiências em contexto de exame.
Estes dias seguintes às provas são por norma de muita pressão para a maior parte dos candidatos e, por tal vamos tentar dar o nosso melhor também no sentido de atenuar (se é que é possível) esse facto. Como sempre tentaremos disponibilizar as nossas propostas de resolução, mas antes queremos ver a vossa participação massiva no debate das questões uma-a-uma!

Participem no debate e também na votação.

Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
 
NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Exame OCC Outubro 2020".


Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
« Última modificação: Março 20, 2021, 11:37:50 am por Contabilistas.net »
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Anateresa73725

  • **
  • 48
  • 5
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #1 em: Outubro 31, 2020, 05:05:47 pm »
1 - O acesso a ambas as partes de imediato devido à ausência de intervalo é uma vantagem que considero que devia ser mantida para jogar melhor com o número de perguntas que queremos responder.
2 - Exame realizado de manhã
3 - Se eu passar, devo ao forum contabilistas. Muito obrigada por tudo!
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução.

*

Offline rikardoneves

  • ***
  • 55
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #2 em: Outubro 31, 2020, 06:13:56 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Ambas as partes eram de dificuldade média no entanto uma grande vantagem foi termos logo acesso ao exame completo pois deu para gerir melhor o tempo.
2 - Exame realizado de manhã
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim.
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Era excelente. É muito bom ter as respostas dos colegas pois dá para ter uma noção da nota aproximada mas se fosse efetuada por quem tem conhecimentos e experiência era bem melhor!

*

Offline Capelo

  • **
  • 32
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #3 em: Outubro 31, 2020, 07:18:41 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.

Foi acessível comparado ao de Março. Talvez a redução de tempo e ausência de intervalo tenha contribuído para uma simplificação da prova.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Tarde.
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sem o fórum não teria tido o desempenho que tive. É essencial em qualquer preparação! O meu especial obrigado!
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?

Sim, e que isso contribua para uma discussão crítica e aprendizagem para futuros candidatos e/ou novas tentativas!

*

Offline Ana Sobral

  • ***
  • 63
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #4 em: Outubro 31, 2020, 07:29:19 pm »
1 - Em ambas as partes encontrei questões cujas respostas pareciam "dadas", outras que tive muita dificuldade em escolher entre duas opções e outras de temas menos recorrentes nos exames de anos anteriores para as quais não estava tão preparada. Mas, e sendo esta a minha experiência, penso que é muito bom termos logo acesso à totalidade do exame para gerirmos melhor aquelas que deixamos por responder e aquelas em que arriscamos.

2 - Manhã

3 - Claro que sim! Ainda bem que me apercebi das valências do fórum a tempo de o aproveitar para a preparação. Obrigada a quem está por trás de tudo isto e a quem participa procurando esclarecer os  colegas.

4 - Sim, pois isso permitiria fazermos uma aproximação da nota final e percebermos onde estão as fraquezas para nos prepararmos caso tenhamos que voltar em Dezembro.


*

Offline Selas

  • ***
  • 100
  • 6
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #5 em: Outubro 31, 2020, 07:29:32 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Comparativamen te ao exame de Março penso que era mais acessível. Penso que tinha várias perguntas acessíveis, sem rasteiras, e de resposta direta que ajuda a "motivar" durante o exame e não estar constantemente em cada pergunta com inúmeros detalhes e rasteiras. O facto de se ter acesso a toda a prova também facilita a gestão do tempo. No entanto penso que continuam a existir diversas perguntas com "rasteiras" e muitas questões de interpretação de português que muitas vezes acabam por tirar o foco do essencial, que é a avaliação técnica dos candidatos.

2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Exame realizado de manhã

3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sem dúvida. ferramenta bastante útil em vários aspetos, entre os quais, uma importante orientação no estudo, o acesso a respostas/resoluções de exames anteriores, os testes diários e os diversos materiais de estudo a que se pode aceder.

4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Tendo em conta que muitos candidatos anseiam por passar neste exame e em média a resposta da ordem demora um mês, ter acesso a uma proposta de resolução por alguém com competência para tal num espaço curto de tempo permitiria clarificar dúvidas nalgumas respostas e assim perceber em muitos casos desde logo se estarão "Aprovados" ou "Não aprovados" antes da publicação da OCC que penso que peca por tardia.

*

Offline veramagalhaes1984

  • ***
  • 108
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #6 em: Novembro 01, 2020, 09:32:52 am »
1 - Grau de dificuldade era médio, apesar de achar muito comprido.

2 - exame realizado de tarde

3 - Muito. Se porventura tiver a sorte de ver um aprovado será certamente porque tive acesso à ajuda/acesso de tópicos de resoluções e explicações. Independenteme nte disso, fica desde já o meu bem haja a todos que aqui colaboram apesar de muitos já serem cc.

4 - Acho que seria muito bom! Principalmente para ter uma noção da nota. Embora acredite que não se estendam muito na publicação, tendo em conta o curto prazo até 12 de dezembro.

*

Offline carmen.cartaxo

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #7 em: Novembro 01, 2020, 11:46:02 am »
Bom dia a todos.

Aproveito para agradecer a todos as partilhas e a possibilidade de estar neste forum, inscrição recente.

1- Resolvendo agora com mais calma em casa, considero que o grau  de dificuldade é médio a acessível.
2 -Manhã
3 -Muito positivo, mas descobri o site na reta final dos estudos, mas sem dúvida uma mais valia para correção do que tentei resolver sozinha.
4 - Sim, pelo que percebi com respostas partilhadas a minha nota final vai ser 9,70, por isso Não aprovada. Uma partilha da resolução por parte dos contabilistas. net, pode clarificar e termos noção real da nota para nova candidatura, já que o prazo é tão curto.

*

Offline dlobo

  • ***
  • 63
  • 1
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #8 em: Novembro 01, 2020, 11:54:08 am »
Bom dia,

Com 9,5 não dá para passar? Não arredonda para 10 valores?


*

Offline Selas

  • ***
  • 100
  • 6
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #9 em: Novembro 01, 2020, 12:28:56 pm »
Bom dia,

Com 9,5 não dá para passar? Não arredonda para 10 valores?
De acordo com os regulamentos com 9,5 valores fica aprovado. Arredonda para cima.

*

Offline Dleandro94

  • ***
  • 69
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #10 em: Novembro 01, 2020, 04:01:05 pm »
Bom dia a todos,

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes:
Tanto numa como noutra parte havia questões mais acessíveis e outras que apesar de não serem das mais difíceis obrigavam a um maior nível de esforço para chegar á resposta, e aí concordo com o que parece ser a opinião de quase todos, o facto de não haver intervalo permitiu gerir o tempo de outra forma.

2 - Exame realizado de manhã.

3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, sem dúvida, especialmente com os debates, exames e preparações, coincidência ou não a questão 32 foi abordada num teste diário.

4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim, não só para quem já fez o exame mas também para quem venha a precisar no futuro.

*

Offline MPinto31

  • **
  • 23
  • -1
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #11 em: Novembro 01, 2020, 06:22:08 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes: Senti que era um pouco mais difícil do que os anteriores... Mas uma das vantagens foi termos acesso ao exame completo logo desde o início.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde: Tarde
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova: Imenso! Principalmente nas questões que envolvem Contabilidade Analítica (nunca foi o meu forte)  ;D
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução: Sim, até para termos uma noção do que errámos ou acertámos no exame.

*

Offline Maria.Pereira

  • ***
  • 154
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #12 em: Novembro 02, 2020, 09:59:41 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.

Penso que foi mais acessível comparado ao de Março. Talvez a redução de tempo tenha contribuído para uma simplificação da prova. Mas fico sempre na expectativa.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Tarde.
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Com o fórum tiro muitas dúvidas que de outra forma não conseguiria. É essencial em qualquer preparação!
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim, muito relevante e que isso contribua para uma discussão crítica e aprendizagem para futuros candidatos e/ou novas tentativas! Por vezes pensamos que a resposta é uma e ao fazer-mos uma análise em conjunto, vê-mos que estamos completamente enganados.
Muito obrigada por tudo!!

*

Offline silvestre351

  • **
  • 40
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #13 em: Novembro 02, 2020, 11:54:43 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes
Grau de dificuldade dos conteúdos em linha com os exames anteriores. Aspeto facilitador foi o facto de ser tudo seguido sem intervalo, que permitiu melhor gestão global do tempo.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Manhã
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Muito positivamente, quer nos tópicos específicos dos exames, quer nos outros onde são discutidos aspetos da vida real.
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Muito relevante, quer na aprendizagem quer para melhoria de fundamentação para eventuais reclamações.

*

Offline veraluciaribeiro

  • ****
  • 455
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2020
« Responder #14 em: Novembro 02, 2020, 12:52:01 pm »
Bom dia,

Com 9,5 não dá para passar? Não arredonda para 10 valores?

Bom dia,

sim com 9,5 arredondam para 10, mas com esta nova cotação -0,15 as contas não dão certas ou seja ou se tem 10 ou se tem 9,45 e não sei se nestes casos eles consideram 9,45 igual a 9,50 logo aprovado :-\

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
18 Respostas
13504 Visualizações
Última mensagem Dezembro 17, 2020, 12:03:25 pm
por PCUNHA
21 Respostas
6132 Visualizações
Última mensagem Novembro 29, 2019, 02:04:24 am
por nunofreitas
13 Respostas
7094 Visualizações
Última mensagem Junho 08, 2020, 04:57:30 pm
por nelacacador
2 Respostas
2878 Visualizações
Última mensagem Novembro 03, 2021, 09:27:25 am
por Bruno_contab
1 Respostas
2184 Visualizações
Última mensagem Outubro 29, 2022, 02:58:06 pm
por silvinajmjaneiro

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30