collapse

Pesquisa



Duvida sobre abrir atividade

  • 10 Respostas
  • 2831 Visualizações
*

Offline Logy

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Duvida sobre abrir atividade
« em: Março 06, 2021, 12:53:34 pm »
Boa Tarde a todos
Pretendo abrir actividade nas finanças para um projecto que ando a mentalizar á algum tempo mas estou com algumas dúvidas se me poderem ajudar.

Bem, é o seguinte...
Sou Trabalhador por conta de outrem e este seria um pequeno negocio para ir ganhando mais algum, sabem-me dizer se irá afectar negativamente quanto aos que desconto?
Para abrir a actividade, basta ir ao site das finanças e abrir a actividade e depois disso poderei começar a gerir o negocio (criar website, publicar, criar faturas etc..) ou ainda terei que tratar de outras burocracias?

Como vai ser a 1ºvez a abrir actividade, e sendo o valor anual inferior a 10.000€, irei ter que descontar?
Eu muito rápidamente falei com um contabilista daqui da zona e sem entrar em muitos detalhes com ele, ele disse que trataria de tudo caso se lhe pagar 120€/ano, não entendo este valor porque abrir atividade é bastante simples, existe algo mais que ele vá fazer?

Obrigado

PS: Desculpem se meti no local errado



*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #1 em: Março 06, 2021, 06:34:17 pm »
Boa tarde caro membro,

Faz muito bem em tentar inteirar-se de todo o processo e como lidar com essa nova (para si) realidade.
Quando se fala em abrir uma actividade, abstractamente quer-se dizer, ficar apto a desenvolver uma actividade empresarial, que pode ser desenvolvida sobre várias formas, cada uma com a sua especificidade .
Ora é neste campo que se deve ter toda a atenção, deve fazer uma projecção  mais realista possível da sua futura actividade ou negócio, desde logo se estamos a referir-nos a uma actividade de venda de produtos ou prestação de serviços.

No caso que nos refere, parece-me que será uma prestação de serviços e que facturará menos de 10.000 euros ano e que pretende optar pelo regime simplificado, ou seja não ter contabilidade organizada, por isso pode optar pela isenção do artº 53 do CIVA.

Abrir actividade (iniciar a actividade no portal da AT) de facto não é um processo de extrema complexidade, mas sugiro que seja acompanhado por um colega Contabilista Certificado, que ao mesmo tempo vai ter que fazer o enquadramento em sede de Segurança Social, isto porque como refere já ser trabalhador por conta de outrem, poderá obter aqui uma dispensa de contribuições no âmbito da sua actividade empresarial para a Segurança Social.

Referência ainda para a obrigatoriedad e de possuir um sistema de facturação que produza  SAF-T da facturação que terá que ter certificação da AT.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos,
Paulo Carvalho

Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Logy

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #2 em: Março 07, 2021, 11:30:23 am »
Obrigado por me responder.

Mas apenas preciso de abrir atividade e já poderei pregar atividade logo de imediato?

Para termos de faturação estava a pensar utilizar mesmo o site das finanças para esse efeito ou até mesmo utilizar o invoicexpress

Obrigado

*

Offline Logy

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #3 em: Março 10, 2021, 05:14:54 am »
Outra questão se me poderem também esclarecer.
Posso abrir atividade e começar a trabalhar e só depois de alguns meses pedir que um contabilista dê uma revisão ou acham melhor contratar um contabilista no início?

Desculpem a minha ignorância neste assunto, mas como será a minha primeira vez a fazer algo deste gênero pretendo assim evitar problemas.
Obrigado

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #4 em: Março 10, 2021, 12:10:33 pm »
Boa tarde,

Sim, logo que inicie a actividade pode começar a trabalhar e facturar. A forma de facturar ou o programa, fica obviamente à sua escolha, contudo se optar por um programa externo ao serviço da AT, deve ficar com mais e melhor controlo da informação.
Se o volume de facturas não for relevante, pode pedir ao seu contabilista ajuda nesse sentido.

Quanto a solicitar o apoio de um/uma colega contabilista, é mais relevante ser nesta fase de constituição do que propriamente nos meses subsequentes.

Alguma dúvida, não hesite em coloca-la, tentaremos ajudar a que se torne... empresário/a!

Melhores cumprimentos,
Paulo Carvalho
Administrador




Obrigado por me responder.

Mas apenas preciso de abrir atividade e já poderei pregar atividade logo de imediato?

Para termos de faturação estava a pensar utilizar mesmo o site das finanças para esse efeito ou até mesmo utilizar o invoicexpress

Obrigado
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Logy

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #5 em: Março 10, 2021, 02:41:21 pm »
Contabilista.n et obrigado por me ajudar.

Só mais uma questão, existe alguma lei que me impeça de comprar a um hipermercado (por exemplo) e vender?
Vamos imaginar, vou a um hipermercado e compro um pacote de bolachas  e 1 garrafa de vinho para depois vender por X, existe alguma lei especifica?

Obrigado


*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #6 em: Março 10, 2021, 02:54:23 pm »
Desde que tenha CAE ou Código de actividade em sede de IRS que abranja esses itens, pois pode vender sem problemas.
Veja este documento da AT: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/questoes_frequentes/Pages/faqs-00318.aspx


Contabilista.net obrigado por me ajudar.

Só mais uma questão, existe alguma lei que me impeça de comprar a um hipermercado (por exemplo) e vender?
Vamos imaginar, vou a um hipermercado e compro um pacote de bolachas  e 1 garrafa de vinho para depois vender por X, existe alguma lei especifica?

Obrigado
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Logy

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #7 em: Março 12, 2021, 04:43:32 am »
Obrigado, já estou mais esclarecido quanto às minhas questões.

Como o senhor(a)  comentou acima, na sua opinião é melhor contratar um contabilista para iniciar atividade de forma a que tudo esteja preenchido de forma correta, entretanto e como não sei se a atividade que irei abrir conseguirei lucrar alguma coisa nos primeiros tempos preferia fazer sem contactar o contabilista porque 150€ é dinheiro que posso investir ou na marca (mais tarde) ou nos produtos

Consegue me ajudar a abrir atividade e preencher tudo o que for necessário?
Obrigado


*

Offline Logy

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #8 em: Março 16, 2021, 06:40:53 am »
Bom dia
Alguém que me possa ajudar por favor a iniciar sem ter de contactar um contabilista.
Obrigado

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #9 em: Março 16, 2021, 10:40:34 am »
Bom dia,


Compreende-se a sua situação, mas como deve imaginar para alguém o ajudar (um contabilista) terá que despender tempo, e esse tempo deve ser remunerado. Também lhe asseguro de que sendo uma abertura de actividade nos moldes que referiu, não creio que lhe levem 150€.
Sendo apenas para abertura de contabilidade e respectiva análise na Segurança Social, o valor médio ficará abaixo disso. Sendo que se optar por uma avença anual (o que lhe será benéfico), presumo que ainda mais em conta lhe ficará.



 
Obrigado, já estou mais esclarecido quanto às minhas questões.

Como o senhor(a)  comentou acima, na sua opinião é melhor contratar um contabilista para iniciar atividade de forma a que tudo esteja preenchido de forma correta, entretanto e como não sei se a atividade que irei abrir conseguirei lucrar alguma coisa nos primeiros tempos preferia fazer sem contactar o contabilista porque 150€ é dinheiro que posso investir ou na marca (mais tarde) ou nos produtos

Consegue me ajudar a abrir atividade e preencher tudo o que for necessário?
Obrigado
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Logy

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Duvida sobre abrir atividade
« Responder #10 em: Março 24, 2021, 02:07:31 pm »
Boa Tarde
Estive a consultar outro contabilista e este pede 55€/mês, ou seja considero um valor exagerado para iniciar atividade entretanto e como pretendo ter as coisas direitinhas,  não me importo de pagar, mas acham que vale a pena pagar assim tanto porque é uma atividade que nao sei se irá resultar ou quanto tempo demorará até ganhar força de vendas

1º contabilista: 140€/ano
2º contabilista 55€/mês

acham que vale mesmo a pena?
Obrigado

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
33457 Visualizações
Última mensagem Agosto 20, 2015, 07:02:23 pm
por Contabilistas.net
3 Respostas
2635 Visualizações
Última mensagem Outubro 30, 2013, 01:18:58 pm
por kushinadaime
3 Respostas
22580 Visualizações
Última mensagem Julho 26, 2018, 04:19:01 pm
por Melquize
2 Respostas
5592 Visualizações
Última mensagem Dezembro 19, 2018, 03:46:19 pm
por Contabilistas.net
1 Respostas
1828 Visualizações
Última mensagem Janeiro 08, 2020, 12:05:59 pm
por MiguelPrazeres

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30