collapse

Pesquisa



Votação

A minha prestação no exame foi...

Excelente
5 (3.9%)
Razoável
71 (55.5%)
33 (25.8%)
Péssima
1 (0.8%)
Não fiz exame
18 (14.1%)

Votos totais: 128

Votação encerrada: Abril 04, 2021, 12:44:11 pm

A minha prestação no exame OCC Março 2021

  • 12 Respostas
  • 5264 Visualizações
*

Online Contabilistas.net

  • *****
  • 6029
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
A minha prestação no exame OCC Março 2021
« em: Março 20, 2021, 11:40:15 am »
Caros membros,


O dia 20 de Março 2021 será para grande parte de vós o dia do "virar de página" na transição da vida académica para uma carreira profissional como "Contabilista Certificado". Este é o segundo exame a ser realizado num contexto tão adverso, estamos a viver uma pandemia que está a afectar tudo e todos, sabemos por isso das dificuldades acrescidas para a realização da prova. Neste cenário, presumo que o "Contabilistas. net" é uma vez mais o "parceiro" ideal para acompanhar todos aqueles que de outra forma estariam isolados e até extremamente desmotivados face à impossibilidad e de partilharem o estudo.
Ora, mesmo sabendo por experiência própria e pelo acumular de anos no acompanhamento aos candidatos (desde 2010), o sucesso na prova pode não sorrir logo na primeira tentativa, e digo tentativa porque nada acaba aqui, tudo é possível no futuro, se é objectivo ingressar na ordem, não deixem que um resultado negativo (contrário às expectativas criadas) vos desviem do vosso percurso.

Imagino que estejam cansados, mas também sei que a maioria de vós já começa a descomprimir, afinal foi uma longa "batalha" na preparação do exame, será este o passo que faltava para o ingresso na ordem e assim ter a capacidade de entrar no mundo do trabalho dotado de uma enorme mais-valia, recorde-se que é com base nos resultados neste exame de acesso que passará a ser contabilista certificado, a carga psicológica associada é enorme, temos consciência de que por vezes é esse um dos maiores obstáculos para o sucesso na prova.

Os 15 anos de experiência Contabilistas. net

Esta foi uma edição em que mais uma vez tivemos um papel activo na preparação, e digo-o "activo" porque apresentamos os testes diários. Por isso, somos e pretendemos continuar a ser um aliado de força no sucesso académico/profissional de todos os que se aproximam do "contabilistas. net", esta é vincadamente a nossa missão, para reforçar esta ideia, estamos a trabalhar no nosso modelo de curso personalizado que em breve esperamos apresentar, nós pretendemos estar na linha da frente da entreajuda, acreditamos que juntos somos melhores.
 
Relativamente ao teste de hoje e mesmo aos que pensam não lhes ter corrido da melhor forma, não se deixem abater por previsões ou sugestões de resolução diferentes daquela que defendeu em exame, esperem pelo resultado oficial da ordem e, claro vão participando no debate, diga-se, esta parte é muito importante, servirá de base para muitos dos recursos que possam vir a apresentar como contestação a determinada questão. Sabemos e por experiência das muitas edições anteriores de que quem se esforçou, quem estudou por norma obtém retorno disso mesmo, mas como sabemos há regras que são contrariadas, aguardamos calmamente pelo vosso testemunho.

Avaliação do desempenho no exame OCC.

Nesta fase não é nada conveniente entrar em euforias ou depressões, estou em crer que uma vez mais a palavra de ordem será "Aprovado". Já nós, o "contabilistas. net" estamos logicamente interessados em obter o retorno das vossas experiências em contexto de exame.
Estes dias seguintes às provas são por norma de muita pressão para a maior parte dos candidatos e, por tal vamos tentar dar o nosso melhor também no sentido de atenuar (se é que é possível) esse facto. Como sempre tentaremos disponibilizar as nossas propostas de resolução, mas antes queremos ver a vossa participação massiva no debate das questões uma-a-uma!

Participem no debate e também na votação.

Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
 
NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Exame OCC Março 2021".


Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
« Última modificação: Março 20, 2021, 01:14:46 pm por Contabilistas.net »
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Filipe1989

  • ***
  • 136
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #1 em: Março 20, 2021, 08:33:42 pm »
Boa noite
Considero a minha prestação neste exame como razoável.

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei o exame num grau de dificuldade intermédio, após fazer tantos talvez seja normal. Encontrar as questão de analítica meio que "desconstruídas" foi algo que não me recordo de ver em exames recentes de forma tão abundante, por assim dizer.

2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Tarde

3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
As ajudas que conseguimos no fórum são fundamentais em certos tópicos, para esclarecimento s das dúvidas que possam surgir. É sempre positivo, desde os testes diários às entreajudas, fantástico

4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
É sempre relevante e importante que se trabalhe em propostas de resolução. Até mesmo para conseguirmos ter uma ideia se fomos ou não por um bom caminho, até que a OCC nos disponibilize a grelha de correção final.

Obrigado mais uma vez!
Espero sinceramente que o APROVADO seja maioria.

Bom descanso a todos os que estiveram em exame hoje, aos que estudam para Maio, que continuem a dar o vosso melhor.

*

Offline veraluciaribeiro

  • ****
  • 455
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #2 em: Março 20, 2021, 09:22:11 pm »
Boa noite
Considero a minha prestação neste exame como razoável.

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei o exame num grau de dificuldade intermédio, tenho impressão que têm apostado muito em áreas que normalmente não fazemos no dia a dia, pode ser só impressão minha, e com o tempo sempre a contar e com os nervos torna-se difícil, o que tiro de bom é o facto de termos acesso ao exame como um todo que nos dá margem para fazermos o que temos 100% a certeza e depois então tentar apostar noutras que mesmo não sabendo por vezes encontramos as respostas nos códigos.

2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Tarde

3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sem dúvida que ajuda e bastante, os testes diários obriga-nos a sair um pouco fora da "caixa" para não estarmos tão "viciados" nos exames que ao fim de algum tempo de tanto repetir já sabemos quais são as respostas e pode tornar-se perigoso, ou seja ficamos com dúvidas se sabemos ou se efectivamente decoramos, por isso muito obrigada pela vossa disponibilidad e.

4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
É sempre relevante e importante que se trabalhe em propostas de resolução. Mesmo sabendo que pode não ser exactamente em algumas questões ao que a Ordem considera,mas ajuda a termos uma ideia e a acalmar os nervos até sair a nota oficial.

Obrigada pela vossa ajuda e disponibilidad e!

Espero sinceramente que desta vez seja o tão esperado APROVADA e que a maioria também o consiga.

Desejo muita sorte a todos!







*

Offline FIL2

  • ***
  • 62
  • 0
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #3 em: Março 20, 2021, 09:52:22 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei o exame com um grande de dificuldade intermédio, algumas perguntas simples, mas muitas que me deixaram na dúvida entre 2 opções. Ter acesso a todo o exame é uma mais valia e permite uma melhor gestão do tempo. Foi a primeira vez que fiz o exame e penso que não vou passar, porque apostei em fazer apenas as que tinha mais certezas e com alguns erros não vai ser suficiente. Provavelmente na próxima vez irei adotar uma estratégia diferente.

2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Manhã

3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Foi através do fórum que consegui perceber a maior parte das resoluções dos exames anteriores. Sem dúvida que é muito útil para a preparação, até porque permite o esclarecimento de dúvidas.

4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Acho relevante. Seria uma forma de ter uma melhor noção de qual poderia ser a resposta correta e perceber, muitas vezes, quais seriam os artigos mais adequados à resposta, visto esta ser a minha maior dificuldade.

*

Offline Filipa #

  • ***
  • 163
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #4 em: Março 21, 2021, 11:45:37 am »
Bom dia
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Intermédio
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Manhã
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, o forúm é bastante util na preparação para o exame
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim

*

Offline zmalmeida

  • **
  • 29
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #5 em: Março 21, 2021, 02:51:47 pm »
Boa tarde
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Intermédio
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Tarde
3 - O fórum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, o fórum foi muito útil na preparação para o exame
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Acho sim

*

Offline mariajlm

  • **
  • 5
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #6 em: Março 22, 2021, 09:58:43 am »
Bom dia,

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Intermédio. Não tive tempo de resolver todo o exame, houve questões que nem consegui ver. Na próxima vou ter que ser mais rápida a resolver.

2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Tarde.

3 - O fórum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, o fórum é bastante útil na preparação para o exame.

4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim, era muito bom.

*

Offline CarlaRibeiro94

  • ***
  • 131
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #7 em: Março 22, 2021, 10:19:11 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Intermédio. Pessoalmente, saio do exame sem saber muito bem o que aconteceu naquelas 3 horas. É tão incerto. Com calma posteriormente, ao rever, a prova verificamos que cometemos erros que não são admissíveis e que os nervos efetivamente tomaram conta de nós.


2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Manhã


3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Muito. Sem dúvida que é uma ajuda essencial.


4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim. Penso que os nervos começam antes 15 dias da realização do exame e vão aumentando até ao dia da publicação dos resultados. Se houverem possíveis resoluções podemos conseguir antever a nossa prestação e acalmar um bocadinho os nervos.

Obrigada.

*

Offline Simone Sá

  • **
  • 44
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #8 em: Março 22, 2021, 10:26:46 am »
Bom dia,

Então vamos a isso..

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Intermédio a difícil. Quando somos ajudantes/técnicos de contabilidade diariamente, embora tenhamos que saber de tudo, há sempre questões que não temos por base a prática nem a frequência de as fazemos. Juntando isso ao nervosismo, não corre lá muito bem.  :-\

2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Exame realizado à tarde.

3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sem sombra de dúvidas. Foi uma ajuda muito essencial neste processo. Ainda bem que faço parte deste grupo.

4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim, porque proporciona um melhor estudo de preparação para os exames. Certamente precisarei de as utilizar para o próximo exame a realizar.

Obrigada.

Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #9 em: Março 23, 2021, 01:16:56 pm »
Bom dia,

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Intermédio. Pessoalmente, achei o exame muito acessível comparativamen te com o exame de março 2020 e outubro da parte da tarde de 2020, e muito mais fácil que os exames anteriores a 2019. Posteriormente ao rever a prova verifiquei que cometi erros inadmissíveis, por falta de atenção ao enunciado e erros com a calculadora.


2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Manhã


3 - O fórum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Muito. Uma ajuda essencial.


4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim. Penso que ajudar.

Obrigada.

*

Offline Santosa123a

  • **
  • 10
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #10 em: Março 23, 2021, 09:14:04 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.A prova teve um grau de dificuldade intermédio, tendo em conta as provas dos anos anteriores. Esta prova não teve questões-tipo que costumavam sair em anos transatos, com por exemplo: reconciliação bancária, contratos de construção, Fluxos de cx, impostos diferidos, cálculo do IVA a pagar, etc. Por isso sairam mais questões em que referiam um artigo em especifico, e apartir desse artigo teriamos de resolver a questão (metodologia diferente a anos anteriores).
O juri de exame procurou fazer questões que saissem fora da caixa mais do que questões clásicas.
2 - Exame realizado de manhã ou de tardeManhã
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?Apenas utilizei o forúm para obter resoluções/ opiniões de provas anteriores, apesar de estar ciente de que existem outra funcionalidade s não exploradas por mim.
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?Sim acho que seria relevante.

*

Offline SaDoCa

  • ***
  • 64
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #11 em: Março 23, 2021, 10:47:15 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei o teste com um grau de dificuldade intermédio, achei pouco tempo para este exame.
2 - Exame realizado de manhã ou de tarde
Exame realizado de Tarde
3 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sem dúvida, o forúm foi o meu principal meio de estudo.
4 - Acha relevante o "contabilistas. net" trabalhar em possíveis propostas de resolução?
Sim é sempre uma mais valia para ajudar no estudo.

*

Offline Santosa123a

  • **
  • 10
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2021
« Responder #12 em: Abril 01, 2021, 07:19:09 pm »
Vi agora o resultado do exame no portal da OCC, e fui aprovado!
Desde já agradeço os colegas deste fórum, pela colaboração na prossecução deste caminho! :D


 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
5909 Visualizações
Última mensagem Março 07, 2018, 01:11:09 pm
por RMPM
15 Respostas
10829 Visualizações
Última mensagem Maio 16, 2019, 05:17:56 pm
por Elisabete Oliveira
13 Respostas
7066 Visualizações
Última mensagem Junho 08, 2020, 04:57:30 pm
por nelacacador
9 Respostas
3055 Visualizações
Última mensagem Maio 31, 2021, 08:38:19 am
por Ritalexandra
2 Respostas
2860 Visualizações
Última mensagem Novembro 03, 2021, 09:27:25 am
por Bruno_contab

Mensagens recentes

Re: Mais Valias - Regime Transitório por paulalage
[Abril 15, 2024, 11:59:14 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por Mar
[Abril 15, 2024, 04:31:06 pm]


Re: IRS - Venda de ouro - herança por AndreiaM
[Abril 15, 2024, 02:55:09 pm]


Re: Mais Valias - Regime Transitório por AndreiaM
[Abril 15, 2024, 02:37:21 pm]


Re: Quadro 17A e 17B- Anexo B - IRS por AndreiaM
[Abril 15, 2024, 02:29:00 pm]


Re: VENDA DE TRATOR (SEM MATRICULA) por AndreiaM
[Abril 15, 2024, 02:25:19 pm]


Re: Cálculo Mais Valias por AndreiaM
[Abril 15, 2024, 02:16:21 pm]


Mais Valias - Regime Transitório por paulalage
[Abril 14, 2024, 11:44:22 pm]


Cálculo Mais Valias por Mar
[Abril 13, 2024, 06:58:19 pm]


Entrega do Relatório Único com prazo prorrogado 29 Abril 2024 por Contabilistas.net
[Abril 13, 2024, 10:34:54 am]


Re: Rendimentos de capitais em herança indivisa por Fnando
[Abril 13, 2024, 06:22:25 am]


Re: Inscrição OCC - Exame OTOC por Someone
[Abril 12, 2024, 10:45:38 pm]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 [16] 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.