collapse

Pesquisa

Questões a reclamar - Exame Março 2021 Tarde

• 36 Respostas
  • 16939 Visualizações
*

Offline veraluciaribeiro

• 455
  • 2
Re: Questões a reclamar - Exame Março 2021 Tarde
« Responder #15 em: Março 23, 2021, 10:30:13 pm »
Obrigado pela sua resposta.
Isso é o menos mal... Já reprovei uma vez com 9.1 e esta última com 9. É frustrante, mas há que reagir.

Sei bem o que é também ja me aconteceu e por causa de apostar muito em etica e sai sempre o tiro ao lado. Como costumo dizer custa mt e  é frustante mas desistir nunca so quando a ordem disser que ja nao ha mais hipóteses. Agora e acalmar e iniciar o estudo para o próximo.

*

Offline mnascimento87

• 81
  • 0
« Responder #16 em: Março 24, 2021, 09:11:34 am »
Bom dia colegas,

Alguém está a pensar em reclamar algumas questões? Estou "preso" por duas questões.

Existem aqui 3 questões que a meu ver não concordo, nomeadamente a Questão 1, 4, 34.

Nunca reclamei não sei como se processa a respetiva análise delas, mas certamente que terá que ser muito bem fundamentado.

Que respondeste à 1? eu respondi c, da versão A

Olá colega

Respondi "Permitirem a existência de uma maioria de sócios que não sejam contabilistas"

*

Offline mnascimento87

• 81
  • 0
« Responder #17 em: Março 24, 2021, 09:13:07 am »
Isso é o menos mal... Já reprovei uma vez com 9.1 e esta última com 9. É frustrante, mas há que reagir.

Sei bem o que é também ja me aconteceu e por causa de apostar muito em etica e sai sempre o tiro ao lado. Como costumo dizer custa mt e  é frustante mas desistir nunca so quando a ordem disser que ja nao ha mais hipóteses. Agora e acalmar e iniciar o estudo para o próximo.

Realmente uma pessoa aprende com uns erros e isso que disseste é verdade. Há questões elaboradas que ficamos muito baralhados . essas no próximo vou deixar de lado mesmo.

*

Offline mnascimento87

• 81
  • 0
« Responder #18 em: Março 24, 2021, 09:13:53 am »

Tamos juntos nesta luta. O próximo vai ser de vez. Mas tive a mesma nota colega infelizmente

*

Offline mnascimento87

• 81
  • 0
« Responder #19 em: Março 24, 2021, 09:24:20 am »
Boa tarde Colegas,

Também me falta uma.
Eu penso na Q. 4, Q36 e Q38. Hoje de manhã tive a elaborar a argumentação da Q36 e Q38.

QUESTÕES CONTABILIDADE DE GESTÃO
Exame da tarde:

Q. 4T- Custo industrial e não industrial

Q. 12T-30 EUR

Q. 13T-10.820 EUR de prejuízo

Q. 14T-31.300 EUR

Q. 15T-Nenhuma das alíneas anteriores

Q. 26T-Racional

Q. 27T-Das quantidades produzidas

Q. 28T-A curto prazo

Q.29T-44 unidades

Q.30T-18.200 unidades.

por parte dos meus profs, não há margem para reclamação.
Quando tiver as outras publico!!

Em relação à Q4 porque razão não há argumentação para reclamar?
O enunciado refere a disponibilizaç ão à entrada de álcool-gel e máscaras. Na minha opinião não é um custo industrial e já levantei este tema no respetivo tópico desta questão.
O que me inquieta é o seguinte: é possível inscrever-me no exame de Maio e ficar aguardar pela resposta do júri?

Não entendo mesmo a resposta. Acho que não é questão para apenas essa resposta . Pode ser visto de várias perspetivas

*

Offline Ninelives

• 52
  • 0
« Responder #20 em: Março 24, 2021, 10:20:56 am »
Relativamente à Q4 obtive esta justificação por parte de um professor universitário:
"Em termos funcionais , a sociedade tem uma área de “produção de serviços” – prestação de serviços de contabilidade, etc – e , pelo menos, uma área comercial e administrativa – p.ex. o  - searching de clientes -  e um Conselho de Administração, cujos custos são de natureza administrativa”
Ora, admitindo que o custo com as máscaras e gel são imputados a cada área de atividade/função  -  p.ex. por rateio proporcional ao nº de  colaboradores, então a resposta mais adequada à questão  será
b) Custo industrial e não industrial"

Na minha opinião para podermos considerar custo industrial e não industrial envolve muitas suposições que a empresa funciona e imputa os custos de determinada maneira, algo que não é explicito nem na pergunta nem no texto apresentado sobre a empresa. E neste tipo de teste não pode haver lugar a suposições e "admitindo que" temos de nos cingir à informação apresentada e em concreto e perante a informação que nos foi prestada a resposta custo administrativo tem de ser considerada certa.

*

Offline TMRR

• **
  • 43
  • 1
« Responder #21 em: Março 24, 2021, 10:25:35 am »
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer se ao fazer uma reclamação sobre uma questão, a ordem reconsidera? Ou seja, alguém tem experiência de, depois de fundamentada a questão, o seu resultado do exame ter sido alterado?
E caso a ordem dê razão ao membro estagiário, essa alteração conta para todos? Ou seja, se inicialmente a resposta considerada correta era a A) e depois passa a ser a D), essa correção é válida automaticament e para todos?
Bom dia Caro Colega,
No exame anterior reprovei por 9,4 valores, bastava uma questão e passava... falei com uma professora da faculdade e ela ajudou-me na reclamação pois concordou que a resposta da occ não era a mais correta, anexei 5 acórdãos do tribunal e mais uns artigos que falavam do assunto, acho que mais fundamentado não poderia estar e mesmo assim não deu em nada! Da minha experiencia e sabendo da experiencia de outros colegas é mesmo muito muito difícil que a ordem aceite a reclamação!
Mas não custa tentar! Também na altura me disseram que não valia a pena, mas eu acho que se estamos na duvida vale sempre! Podemos ter sorte com quem nos irá ditar o veredito final. 
Espero ter ajudado, e boa sorte!

*

Offline nunofreitas

• 99
  • 1
« Responder #22 em: Março 24, 2021, 10:48:02 am »
Relativamente à Q4 obtive esta justificação por parte de um professor universitário:
"Em termos funcionais , a sociedade tem uma área de “produção de serviços” – prestação de serviços de contabilidade, etc – e , pelo menos, uma área comercial e administrativa – p.ex. o  - searching de clientes -  e um Conselho de Administração, cujos custos são de natureza administrativa”
Ora, admitindo que o custo com as máscaras e gel são imputados a cada área de atividade/função  -  p.ex. por rateio proporcional ao nº de  colaboradores, então a resposta mais adequada à questão  será
b) Custo industrial e não industrial"

Na minha opinião para podermos considerar custo industrial e não industrial envolve muitas suposições que a empresa funciona e imputa os custos de determinada maneira, algo que não é explicito nem na pergunta nem no texto apresentado sobre a empresa. E neste tipo de teste não pode haver lugar a suposições e "admitindo que" temos de nos cingir à informação apresentada e em concreto e perante a informação que nos foi prestada a resposta custo administrativo tem de ser considerada certa.
Ora aí está. No enunciado não refere nem um valor dos equipamentos nem para que departamento é.
Refere que está na entrada das instalações... Eu no meu gabinete tenho isso e não considero custo industrial...
Agora se me disser que o alcool-gel que tenho na minha mesa é um custo industrial, aí sim considero...

Também concordo que não podemos andar com suposições. Se não cada um supõe de uma forma e outro de outra... E ambas se calhar até estão correctas, pois são suposições.

*

Offline teisalmeida

• 176
  • 4
« Responder #23 em: Março 24, 2021, 01:05:37 pm »
Boa tarde Colegas,

Também me falta uma.
Eu penso na Q. 4, Q36 e Q38. Hoje de manhã tive a elaborar a argumentação da Q36 e Q38.

QUESTÕES CONTABILIDADE DE GESTÃO
Exame da tarde:

Q. 4T- Custo industrial e não industrial

Q. 12T-30 EUR

Q. 13T-10.820 EUR de prejuízo

Q. 14T-31.300 EUR

Q. 15T-Nenhuma das alíneas anteriores

Q. 26T-Racional

Q. 27T-Das quantidades produzidas

Q. 28T-A curto prazo

Q.29T-44 unidades

Q.30T-18.200 unidades.

por parte dos meus profs, não há margem para reclamação.
Quando tiver as outras publico!!

Em relação à Q4 porque razão não há argumentação para reclamar?
O enunciado refere a disponibilizaç ão à entrada de álcool-gel e máscaras. Na minha opinião não é um custo industrial e já levantei este tema no respetivo tópico desta questão.
O que me inquieta é o seguinte: é possível inscrever-me no exame de Maio e ficar aguardar pela resposta do júri?

Boa tarde colega
Também estou inclinada em reclamar das questões 4,36 e 38.

Acontece que da 36 e 38 pedi opiniao a uma professora de ética que me disse que nao dá pra reclamar.
Pode me dizer como esta a fazer a sua reclamação dessas questões? Também queria fazer.
Obrigada

*

Offline nunofreitas

• 99
  • 1
« Responder #24 em: Março 24, 2021, 10:14:00 pm »
Eu vou apresentar os meus argumentos aqui no grupo quando terminar a argumentação da Questão 4.
Acho que até ao fim de semana coloco aqui, até porque pretendo saber a V/ opinião. Agora, uma coisa é certa, vou reclamar, porque nesta questão não podemos ir por suposições.

*

Offline Ninelives

• 52
  • 0
« Responder #25 em: Março 25, 2021, 09:25:50 am »
Eu vou apresentar os meus argumentos aqui no grupo quando terminar a argumentação da Questão 4.
Acho que até ao fim de semana coloco aqui, até porque pretendo saber a V/ opinião. Agora, uma coisa é certa, vou reclamar, porque nesta questão não podemos ir por suposições.

Estou contigo, também estou a preparar argumentação e pretendo reclamar dessa questão.

Já agora relativamente à questão 34 que a Ordem considera como certa, Espanha, alguém consegue indicar-me quais as razões e a respetiva legislação que sustenta esta resposta.

*

Offline mnascimento87

• 81
  • 0
« Responder #26 em: Março 25, 2021, 04:59:48 pm »

Estou contigo, também estou a preparar argumentação e pretendo reclamar dessa questão.

Já agora relativamente à questão 34 que a Ordem considera como certa, Espanha, alguém consegue indicar-me quais as razões e a respetiva legislação que sustenta esta resposta.

Eu estou a espera que algum docente me responda. Mas essa é umas das que fiquei mais surpreendido com a resposta. Infelizmente a docente de analitica informou-me que não tenho muito hipotse de reclamar essa. Estava me a fiar nestas duas para passar.

*

Offline nunofreitas

• 99
  • 1
« Responder #27 em: Março 25, 2021, 05:50:27 pm »

Eu estou a espera que algum docente me responda. Mas essa é umas das que fiquei mais surpreendido com a resposta. Infelizmente a docente de analitica informou-me que não tenho muito hipotse de reclamar essa. Estava me a fiar nestas duas para passar.
Uma cadeia de surpermercado tem à entrada das suas instalações álcool-gel e máscaras para os seus funcionários, fornecedores, clientes, entre outros agentes económicos... Nesse caso também é custo industrial? Não.
Caso contrário são os frascos que têm no balcão que também é utilizado pelos seus funcionários. Aí sim poderá ser considerado custo industrial.

Mais uma vez, eu penso que a questão está mal formulada...

*

Offline TMRR

• **
  • 43
  • 1
« Responder #28 em: Março 25, 2021, 06:14:49 pm »

Relativamente à questão 34:

Penso que a resposta esta na alínea i) do artigo 18º do IRS "Rendimentos obtidos no território português", que resumidamente diz que apenas são consideradas como rendimento obtido em Portugal as mais-valias resultantes da transmissão onerosa de partes representativa s do capital de entidades com sede ou direção efetiva em território português.
Como as ações são de uma sociedade espanhola não podem ser considerados rendimentos obtidos em Portugal.
Na questão também informa que "as regras de incidência territorial da tributação do rendimento são idênticas em todos os países envolvidos", assim as mais-valias resultantes da venda das ações consideram-se obtidas no país onde se encontra sediada a empresa que emitiu as ações, como se trata de uma sociedade espanhola, a mais valia considera-se obtida em Espanha.
Em termos de declaração de IRS teria de preencher o anexo J - RENDIMENTOS OBTIDOS NO ESTRANGEIRO.
Disponibilizo também este link que pode ser interessante para análise da questão: https://taofinance.pt/irs-anexo-j-declaracao-de-mais-valias-obtidas-no-estrangeiro/
Esta foi a minha linha de raciocínio, espero ter-me feito entender.

*

Offline Ninelives

• 52
  • 0
« Responder #29 em: Março 26, 2021, 10:18:04 am »

Relativamente à questão 34:

Penso que a resposta esta na alínea i) do artigo 18º do IRS "Rendimentos obtidos no território português", que resumidamente diz que apenas são consideradas como rendimento obtido em Portugal as mais-valias resultantes da transmissão onerosa de partes representativa s do capital de entidades com sede ou direção efetiva em território português.
Como as ações são de uma sociedade espanhola não podem ser considerados rendimentos obtidos em Portugal.
Na questão também informa que "as regras de incidência territorial da tributação do rendimento são idênticas em todos os países envolvidos", assim as mais-valias resultantes da venda das ações consideram-se obtidas no país onde se encontra sediada a empresa que emitiu as ações, como se trata de uma sociedade espanhola, a mais valia considera-se obtida em Espanha.
Em termos de declaração de IRS teria de preencher o anexo J - RENDIMENTOS OBTIDOS NO ESTRANGEIRO.
Disponibilizo também este link que pode ser interessante para análise da questão: https://taofinance.pt/irs-anexo-j-declaracao-de-mais-valias-obtidas-no-estrangeiro/
Esta foi a minha linha de raciocínio, espero ter-me feito entender.

Obrigada pelo esclarecimento