collapse

Pesquisa



Dúvidas Questões - TARDE

  • 11 Respostas
  • 2455 Visualizações
*

Offline luisafs

  • **
  • 22
  • 0
  • Sexo: Feminino
Dúvidas Questões - TARDE
« em: Novembro 02, 2021, 03:29:54 pm »
Boa tarde,

Com base nas respostas que vi, várias pessoas colocaram o mesmo que eu.
De forma a perceber onde errei alguém sabe o porquê das respostas corretas? Obrigada

Q.03
De forma comparativa, destas três alternativas de custeio, conclui-se que os Custos Não
Industriais Fixos e Variáveis são sempre incluídos:
Coloquei  Na sua totalidade ou na parte proporcional, no custo do produto, dependendo
do sistema de custeio utilizado.

E a ordem diz que a correta é Na sua totalidade, no custo do período.

Q.07
Álvaro pretende adquirir a quota da INVESTPLUS, SA na Comércio Justo, Lda. (que está
disposta a alienar), interrogando-se sobre a implicação desta transação em sede de IMT
Coloquei  A aquisição da quota integra o conceito de transmissão de bens imóveis, para
efeitos do n.º 1 do art.º 2.º do Código do IMT, logo a liquidação do imposto

deverá ser efetuada tendo por referência o valor do balanço.
A ordem diz que a correta é  A aquisição da quota não integra o conceito de transmissão de bens imóveis,
para efeitos do n.º 1 do art.º 2.º do Código do IMT, consequentemen te, não há
lugar à liquidação de IMT


Q.11
O Contabilista Certificado pode ser responsabiliza do pelo imposto não pago pelos seus
clientes sempre que:
Respondi O cliente não tenha património que garanta a satisfação das obrigações
tributárias

A ordem diz que a correta é  Tenha agido com clara intenção de ajudar o seu cliente a incumprir as suas
obrigações fiscais

*

Offline Joao.Soares

  • **
  • 13
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #1 em: Novembro 02, 2021, 03:42:08 pm »
Boa tardes,

relativamente à questão 7, nao se enquadra em IMT, porque apesar de no enunciado haver a mensão À venda de um imóvel, a transição ocorre com a quota da sociedade.

A quota não é um bem imóvel, logo nao é abringido por IMT

*

Offline veraluciaribeiro

  • ****
  • 455
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #2 em: Novembro 02, 2021, 03:50:46 pm »
Olá,

Eu também só preciso de uma, estava a pensar nas questões 5, 8, 17 19 22 32 e 35 acham que alguma destas é possível recorrer?

Obrigada

*

Offline luisafs

  • **
  • 22
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #3 em: Novembro 02, 2021, 03:57:02 pm »
Boa tardes,

relativamente à questão 7, nao se enquadra em IMT, porque apesar de no enunciado haver a mensão À venda de um imóvel, a transição ocorre com a quota da sociedade.

A quota não é um bem imóvel, logo nao é abringido por IMT

Tem este parecer da ordem. Não podemos ir por aqui? https://www.occ.pt/pt/noticias/imt-aquisicao-de-quotas/
" Parecer técnico

1 - De acordo com o disposto na alínea d) do n.º 2 do artigo 2.º do Código do IMT, está sujeita a imposto a aquisição de partes sociais ou de quotas nas sociedades em nome coletivo, em comandita simples ou por quotas, quando tais sociedades possuam bens imóveis, e quando por aquela aquisição, por amortização ou quaisquer outros factos, algum dos sócios fique a dispor de, pelo menos, 75% do capital social, ou o número de sócios se reduza a dois casados ou unidos de facto.

Daí que, no caso em apreciação, se um terceiro adquirir uma quota de 90% da sociedade referida no pedido, será devido IMT, de acordo com aquela norma.

O valor tributável sujeito a imposto, de acordo com a alínea a) da regra 19.ª do n.º 4 do artigo 12.º do mesmo diploma, será o valor patrimonial tributário dos imóveis correspondente à quota ou parte social maioritária, ou pelo valor total desses bens, consoante os casos, preferindo em ambas as situações o valor do balanço, se superior."

*

Offline veraluciaribeiro

  • ****
  • 455
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #4 em: Novembro 02, 2021, 04:00:56 pm »
Conseguem me ajudar com a Questão 32 eu coloquei isento ao abrigo do art 53 e a ordem considerou no regime normal do IVA, não consigo entender...:(

*

Offline TMRR

  • **
  • 43
  • 1
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #5 em: Novembro 02, 2021, 04:11:57 pm »
Caro colega,

Penso que na questão 3 a ratoeira está "custos NÃO industriais".. pq os custos não industriais aplicam-se ao período e não ao produto. E seja qual for o sistema de custeio, não interfere com os custos não industriais mas sim com os custos industriais . Penso que seja por ai, mas sem certezas.

Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #6 em: Novembro 02, 2021, 06:50:52 pm »
Boa tarde colegas
 Na questão 3 eu acho que a resposta mais correta seria na sua totalidade, nos custos do produto porque os custos não industriais interferem no rai

*

Offline lopesara

  • ***
  • 95
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #7 em: Novembro 02, 2021, 07:54:47 pm »
Na questão 3 os custos referidos são NÃO INDUSTRIAIS, logo são gastos de período.
Não confundir custos industriais não incorporados com custo não industriais.


*

Offline Catarina Marques

  • ***
  • 163
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #8 em: Novembro 03, 2021, 09:21:38 am »
Bom dia a todos,
acham sinceramente que vale a pena reclamar? pelo que tenho seguido aqui no grupo, não há grandes casos de alteração na nota...

*

Offline TMRR

  • **
  • 43
  • 1
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #9 em: Novembro 03, 2021, 10:21:22 am »
Bom dia a todos,
acham sinceramente que vale a pena reclamar? pelo que tenho seguido aqui no grupo, não há grandes casos de alteração na nota...

Por experiencia própria não vale a pena :(
Já reclamei, uma questão de ética, com ajuda de uma prof da faculdade que me deu a cadeira de ética e que concordava com a minha resposta, anexados vários acórdãos do tribunal e mil e umas coisas mais e a resposta deles foi tipo duas linhas a justificar a resposta, nem devem ter aberto se quer os anexos... na altura fiquei mesmo lixada, bastava essa para passar e fiquei muito revoltada com a OCC...

Mas não custa tentar colega, se acredita tente. E desejo-lhe muita sorte!

*

Offline Catarina Marques

  • ***
  • 163
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #10 em: Novembro 03, 2021, 10:32:52 am »
Bom dia a todos,
acham sinceramente que vale a pena reclamar? pelo que tenho seguido aqui no grupo, não há grandes casos de alteração na nota...

Por experiencia própria não vale a pena :(
Já reclamei, uma questão de ética, com ajuda de uma prof da faculdade que me deu a cadeira de ética e que concordava com a minha resposta, anexados vários acórdãos do tribunal e mil e umas coisas mais e a resposta deles foi tipo duas linhas a justificar a resposta, nem devem ter aberto se quer os anexos... na altura fiquei mesmo lixada, bastava essa para passar e fiquei muito revoltada com a OCC...

Mas não custa tentar colega, se acredita tente. E desejo-lhe muita sorte!

Muito obrigada colega Telma, já era essa a ideia que tinha...para mim dou esta experiência como concluída.
Resta-me desejar muita sorte e sucesso a todos.
Obrigada.

Re: Dúvidas Questões - TARDE
« Responder #11 em: Novembro 04, 2021, 02:20:46 pm »
Boa tarde

 Em relação à questão 3 os custos não industriais são sempre do periodo os custos industriais é que são imputados aos produtos.

Em relação à questão  7, o artigo 2, n.º 2  fala que tem de obedecer a três condições ao mesmo tempo:
 d) A aquisição de partes sociais ou de quotas nas sociedades em nome coletivo, em comandita simples, por quotas ou anónimas, quando cumulativament e: (Redação da Lei nº 75-B/2020, de 31 de dezembro)

  i) O valor do ativo da sociedade resulte, direta ou indiretamente, em mais de 50 % por bens imóveis situados em território nacional, atendendo ao valor de balanço ou, se superior, ao valor patrimonial tributário; (Redação da Lei nº 75-B/2020, de 31 de dezembro)
  ii) Tais imóveis não se encontrem diretamente afetos a uma atividade de natureza agrícola, industrial ou comercial, excluindo a compra e venda de imóveis; (Redação da Lei nº 75-B/2020, de 31 de dezembro)
   iii) Por aquela aquisição, por amortização ou quaisquer outros factos, algum dos sócios fique a dispor de, pelo menos, 75 % do capital social, ou o número de sócios se reduza a dois casados ou unidos de facto, devendo em qualquer dos casos as partes sociais ou quotas próprias detidas pela sociedade ser proporcionalme nte imputadas aos sócios na proporção da respetiva participação no capital social; (Redação da Lei nº 75-B/2020, de 31 de dezembro)

Patricia

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
30 Respostas
11961 Visualizações
Última mensagem Abril 02, 2011, 12:07:35 am
por aUdIoLaB
3 Respostas
7303 Visualizações
Última mensagem Janeiro 09, 2014, 01:54:19 am
por adrianamsilva
36 Respostas
10076 Visualizações
Última mensagem Abril 06, 2021, 12:12:47 pm
por nunofreitas
22 Respostas
4074 Visualizações
Última mensagem Setembro 14, 2021, 08:47:37 pm
por rubiranda
27 Respostas
3877 Visualizações
Última mensagem Novembro 03, 2021, 08:37:19 pm
por veraluciaribeiro

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30