collapse

Pesquisa



Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens

  • 11 Respostas
  • 3199 Visualizações
Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« em: Fevereiro 15, 2022, 01:04:46 pm »
Bom dia,

Tenho algumas duvidas nas agencias de Viagens.
Na Venda, o RML aplica-se independenteme nte da fatura ser passada a um cliente intracomunitar io ou extracomunitar io? O que interessa é o destino da viagem?

Tenho uma venda, que tem aviação separada do hotel e do rent a car, o voo é para a madeira, tenho o voo com iva incluido a 6% e o restante aplica-se o RML.
A minha duvida é no iva incluido a 6%, apuro o iva de 6% ou tenho que fazer RML?

Obrigada

*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #1 em: Fevereiro 16, 2022, 12:52:17 pm »
Bom dia,

Tenho algumas duvidas nas agencias de Viagens.
Na Venda, o RML aplica-se independenteme nte da fatura ser passada a um cliente intracomunitar io ou extracomunitar io? O que interessa é o destino da viagem?

Tenho uma venda, que tem aviação separada do hotel e do rent a car, o voo é para a madeira, tenho o voo com iva incluido a 6% e o restante aplica-se o RML.
A minha duvida é no iva incluido a 6%, apuro o iva de 6% ou tenho que fazer RML?

Obrigada

Boa tarde!
1º "Na Venda, o RML aplica-se independenteme nte da fatura ser passada a um cliente intracomunitar io ou extracomunitar io? O que interessa é o destino da viagem?" - o destino da viagem é que conta para o apuramento da RML, certo!

2º "Tenho uma venda, que tem aviação separada do hotel e do rent a car, o voo é para a madeira, tenho o voo com iva incluido a 6% e o restante aplica-se o RML.
A minha duvida é no iva incluido a 6%, apuro o iva de 6% ou tenho que fazer RML?" - a questão é, considera essa viagem como pacote? Se sim, vai tudo para o RML a 23%. Se vender individualment e, a factura de venda terá a aviação como isenta e os restantes serviços no RML.

Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #2 em: Fevereiro 17, 2022, 04:45:04 pm »
Boa tarde,

obrigada pela informação.

Mais uma questão, aviação nacional (Por ex: Voo Lisboa- Porto) faturar apenas este voo, como se deve proceder com a fatura e com a contabilização?

Obrigada

*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #3 em: Fevereiro 18, 2022, 02:00:42 pm »
Boa tarde,

obrigada pela informação.

Mais uma questão, aviação nacional (Por ex: Voo Lisboa- Porto) faturar apenas este voo, como se deve proceder com a fatura e com a contabilização?

Obrigada

Só o voo deve ser facturado a 6% de IVA, excepto as taxas, que são sempre isentas.

Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #4 em: Julho 13, 2022, 11:13:33 am »
Boa tarde,

obrigada pela informação.

Mais uma questão, aviação nacional (Por ex: Voo Lisboa- Porto) faturar apenas este voo, como se deve proceder com a fatura e com a contabilização?

Obrigada

Só o voo deve ser facturado a 6% de IVA, excepto as taxas, que são sempre isentas.

OK, é faturado com taxa a 6%, mas no lançamento da venda, liquido iva a 6% ou RML ?

*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #5 em: Julho 13, 2022, 12:46:50 pm »
Boa tarde,

obrigada pela informação.

Mais uma questão, aviação nacional (Por ex: Voo Lisboa- Porto) faturar apenas este voo, como se deve proceder com a fatura e com a contabilização?

Obrigada

Só o voo deve ser facturado a 6% de IVA, excepto as taxas, que são sempre isentas.

OK, é faturado com taxa a 6%, mas no lançamento da venda, liquido iva a 6% ou RML ?

Segundo percebi, é só esse serviço a facturar, certo? Se assim for, voo a 6% e taxas isentas. Se estiverem incluídos mais serviços, será tudo RML.

Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #6 em: Julho 13, 2022, 02:34:39 pm »


Segundo percebi, é só esse serviço a facturar, certo? Se assim for, voo a 6% e taxas isentas. Se estiverem incluídos mais serviços, será tudo RML.
[/quote]

Ok, obrigada.

Tenho duvidas nas agencias de viagens e quanto mais leio, mais baralhada fico.

Agora surgiu-me mais duvidas, por exemplo: uma venda só da aviação para a união europeia (no valor de 1000€), em que a fatura de compra é fornecedor nacional (800€), neste caso aplica-se a RML, ou e uma operação isenta? E faz diferença do fornecedor da compra ser nacional/intracomunitário ou extracomunitár io?


*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #7 em: Julho 14, 2022, 12:30:40 pm »

Segundo percebi, é só esse serviço a facturar, certo? Se assim for, voo a 6% e taxas isentas. Se estiverem incluídos mais serviços, será tudo RML.

Ok, obrigada.

Tenho duvidas nas agencias de viagens e quanto mais leio, mais baralhada fico.

Agora surgiu-me mais duvidas, por exemplo: uma venda só da aviação para a união europeia (no valor de 1000€), em que a fatura de compra é fornecedor nacional (800€), neste caso aplica-se a RML, ou e uma operação isenta? E faz diferença do fornecedor da compra ser nacional/intracomunitário ou extracomunitár io?
[/quote]

Ou seja, o fornecedor da viagem é um operador, certo? Nesse caso aplicar-se-á o mesmo procedimento, tendo em conta que é serviço único - aliás, se o fornecedor for nacional, deve reparar na factura dele que terá a indicação dos mesmos IVAS - isentos. A localização do fornecedor é indiferente, o destino final é que conta para a facturação da agência.

Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #8 em: Julho 14, 2022, 12:43:41 pm »


Ou seja, o fornecedor da viagem é um operador, certo? Nesse caso aplicar-se-á o mesmo procedimento, tendo em conta que é serviço único - aliás, se o fornecedor for nacional, deve reparar na factura dele que terá a indicação dos mesmos IVAS - isentos. A localização do fornecedor é indiferente, o destino final é que conta para a facturação da agência.
[/quote]


Neste caso o fornecedor é igualmente uma agencia de viagens, e sim a fatura do fornecedor menciona isenção iva. Então neste caso tenho que fazer o RML certo?
Mas haveria diferença se a viagem fosse comprada diretamente à TAP ou à Ryaner?

*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #9 em: Julho 15, 2022, 12:52:24 pm »

Ou seja, o fornecedor da viagem é um operador, certo? Nesse caso aplicar-se-á o mesmo procedimento, tendo em conta que é serviço único - aliás, se o fornecedor for nacional, deve reparar na factura dele que terá a indicação dos mesmos IVAS - isentos. A localização do fornecedor é indiferente, o destino final é que conta para a facturação da agência.


Neste caso o fornecedor é igualmente uma agencia de viagens, e sim a fatura do fornecedor menciona isenção iva. Então neste caso tenho que fazer o RML certo?
Mas haveria diferença se a viagem fosse comprada diretamente à TAP ou à Ryaner?
[/quote]

Não é RML, é isento. E como disse "A localização do fornecedor é indiferente, o destino final é que conta para a facturação da agência".  ;)

Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #10 em: Julho 19, 2023, 09:50:37 am »
Boa tarde,

obrigada pela informação.

Mais uma questão, aviação nacional (Por ex: Voo Lisboa- Porto) faturar apenas este voo, como se deve proceder com a fatura e com a contabilização?

Obrigada

Só o voo deve ser facturado a 6% de IVA, excepto as taxas, que são sempre isentas.

OK, é faturado com taxa a 6%, mas no lançamento da venda, liquido iva a 6% ou RML ?

Segundo percebi, é só esse serviço a facturar, certo? Se assim for, voo a 6% e taxas isentas. Se estiverem incluídos mais serviços, será tudo RML.

Bom dia,

Por exemplo tenho a seguinte situação, foi faturado um voo nacional (inclui taxas) com iva a 6% por 180€ (com iva incluído), a aquisição da mesmo foi de 151,53€. Em termos contabilístico s, neste caso tenho que fazer o RML certo? E o calculo resulta da diferença de 180-151,53?

*

Offline brandus

  • ****
  • 222
  • 12
  • Sexo: Masculino
Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens
« Responder #11 em: Julho 19, 2023, 12:31:34 pm »
Boa tarde,

obrigada pela informação.

Mais uma questão, aviação nacional (Por ex: Voo Lisboa- Porto) faturar apenas este voo, como se deve proceder com a fatura e com a contabilização?

Obrigada

Só o voo deve ser facturado a 6% de IVA, excepto as taxas, que são sempre isentas.

OK, é faturado com taxa a 6%, mas no lançamento da venda, liquido iva a 6% ou RML ?

Segundo percebi, é só esse serviço a facturar, certo? Se assim for, voo a 6% e taxas isentas. Se estiverem incluídos mais serviços, será tudo RML.

Bom dia,

Por exemplo tenho a seguinte situação, foi faturado um voo nacional (inclui taxas) com iva a 6% por 180€ (com iva incluído), a aquisição da mesmo foi de 151,53€. Em termos contabilístico s, neste caso tenho que fazer o RML certo? E o calculo resulta da diferença de 180-151,53?

Olá!
Se for só o bilhete de avião não é RML, a tarifa tem o IVA a 6% e as taxas são isentas.

 

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30