collapse

Pesquisa



duvida mais-valias de venda de casa

  • 4 Respostas
  • 1849 Visualizações
*

Offline miguel.s

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
duvida mais-valias de venda de casa
« em: Maio 23, 2022, 01:58:13 pm »
Boa tarde,
Tenho uma dúvida sobre IRS.
Os meus sogros foram fiadora da casa da minha cunhada, a coisa não correu bem,  ela meteu insolvência e os credoras foram atras dos bens dos meus sogros, neste caso a casa onde vivem foi penhorada e foi a leilão.
Com a ajuda de um amigo tentei comprar a casa  mas ficou um valor acima do que eu podia gastar.
Entretanto descobrimos que a minha esposa tinha direito de preferência e conseguimos comprar a casa.
Isto passou-se e parecia estar tudo resolvido e os velhotes em paz mas chegou a hora de os meus sogros fazerem o IRS e dizem-lhes que eles têm de pagar 5000 euros por mais-valias, ora se a casa foi vendida em leilão e eles não receberam um Cêntimo pois a casa  foi vendida abaixo do valor da divida que a minha cunhada deixou como isso e possível?
Os velhotes têm um pé-de-meia e querem pagar para não se chatearem mais mas eu queria saber se há alguma maneira de eles não pagarem ou pagarem menos.

*

Offline patricia.ro

  • **
  • 26
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: duvida mais-valias de venda de casa
« Responder #1 em: Maio 24, 2022, 11:24:06 am »
Caro Miguel,
Tem de tentar saber os pressupostos do cálculo da mais-valia?
O valor de aquisição do imóvel foi pelo VPT, ou pelo valor de aquisição, dos dois utiliza-se o mais alto, para beneficio do contribuinte. O valor de aquisição não é o valor do empréstimo que a sua cunhada tinha por pagar.  E saber qual o valor de venda.
Se venderam a casa por um valor abaixo do que foi adquirido então tem uma menos-valia, não gera imposto a pagar. Caso tenham vendido acima do valor de aquisição terão uma mais-valia, tributada em 50% se os seus sogros foram residentes em Portugal; se foram residentes no estrangeiros são tributados pela totalidade da mais valia à taxa de 28%, mas após receberem a nota de liquidação reclamem junto das Finanças para serem tributados como residentes em conformidade com as diretivas europeias.
Caso não tenha experiência no cálculo em mais valias, aconselho a reunir a informação, cópia de escrituras por exemplo e procurar um contabilista certificado para o ajudar a entender o cálculo do imposto.
Por vezes a preencher a declaração basta um dado mal interpretado e faz uma grande diferença no valor a pagar. Como experiência já tive uns clientes que foram às Finanças disseram-lhe que tinham 25.000€ para pagar de irs da venda de uma casa que eles próprios tinham construído, as Finanças calcularam sobre o VPT, e no final pagaram 12.000€ de irs, porque eu declarei e justifiquei junto das Finanças que o valor de aquisição era o valor matricial do artigo (valor superior ao VPT) e não o VPT.

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: duvida mais-valias de venda de casa
« Responder #2 em: Maio 24, 2022, 02:39:18 pm »
Boa tarde,

Tal como a colega Patrícia referiu em bem é necessário ter em atenção vários aspectos, um deles é por exemplo a data de aquisição do imóvel por parte dos seus sogros. Se foi antes de 1989 (antes da entrada em vigor do código do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (CIRS), já muda tudo!
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline miguel.s

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: duvida mais-valias de venda de casa
« Responder #3 em: Maio 24, 2022, 02:45:50 pm »
obrigado pela ajuda, vou voltar a  sugerir aos meus sogros a contratação de um contabilista.
eles vivem ali a 40 anos logo a casa foi comprada muito antes disso.
eu e a minha esposa já entramos na historia quase no fim, a minha cunhado fez tudo pela calada, entao não sabemos muito bem a historia, nos compramos a casa só para os velhotes não ficarem desamparados.
Eu não percebo como uma casa penhorada por uma instituição bancaria em que a venda  em leilão ficou a baixo das dividas e os meus sogros não receberam dinheiro nenhum tem de pagar mais-valias.

*

Offline patricia.ro

  • **
  • 26
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: duvida mais-valias de venda de casa
« Responder #4 em: Maio 24, 2022, 06:29:58 pm »
Caro Miguel,
A questão não está relacionado com os seus sogros não terem recebido nenhum dinheiro, não receberem porque foi para pagamento da dívida da sua cunhada ao banco,  o valor da venda foi um "rendimento" que os seus sogros auferiram para dar resposta à penhora. Para as Finanças o valor da venda é rendimento, e o pagamento de irs incide sobre a mais-valia. A mais valia de um imóvel genericamente é a diferença do valor vendido e o valor de aquisição do imóvel pelos seus sogros, sendo tributada em metade do valor. Tal como o caríssimo Paulo referiu importa saber o valor de aquisição, e caso tenha sido adquirido antes do ano de 1989 está excluído o pagamento de imposto de irs, tem-se preencher o anexo G1 da declaração de IRS em vez do anexo G.
Boa sorte

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
21788 Visualizações
Última mensagem Abril 21, 2014, 05:24:12 pm
por debsousa
3 Respostas
4407 Visualizações
Última mensagem Março 26, 2018, 10:59:13 pm
por rcca
0 Respostas
1213 Visualizações
Última mensagem Março 12, 2019, 10:39:11 pm
por JORGE TOSCANO
0 Respostas
4365 Visualizações
Última mensagem Março 16, 2020, 09:25:02 am
por mariii
1 Respostas
1866 Visualizações
Última mensagem Abril 25, 2021, 12:40:44 pm
por kushinadaime

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30