collapse

Pesquisa

Q 20

• 4 Respostas
  • 906 Visualizações
*

Offline elopess

• 52
  • 0
Q 20
« em: Março 14, 2023, 11:57:12 pm »
Questão curta:

Recentemente, faleceu o contabilista certificado da Tronco, S.A., pelo que foi contactada a contabilista certificada Dulce Pinto para assumir a responsabilida de pela contabilidade da sociedade.
Questão 20.:
Nesta circunstância, a Dulce Pinto deve:

A resposta considerada correta é a "Cumprir com os deveres de garantia da regularidade técnica nas matérias contabilística s e fiscais.". Pela correção enquadraram a situação no caso de a empresa pretender nomear um Contabilista Certificado Suplente, situação que pelo 12-B dos estatutos permite que a empresa nomeie o CC provisório sem necessidade de aceitação do CC anterior, e a este CC provisório compete, pelo nr 3 do 12-B, cumprir as obrigações contabilística s e fiscais nos termos do artigo 10 onde consta então a regularidade técnica.

Mas o enunciado não diz que a empresa quer uma situação provisoria! diz que quer um novo CC para assumir a contabilidade. ainda que inicialmente fosse nomeado como suplente, como é que passa a efetivo sem por exemplo assegurar que não haviam honorários em falta ao CC que morreu? assim nao cumpre o 74 do Codigo Deontologico e a empresa fica eternamente sem contabilista? não terá que ter o aval da OCC para assumir ou arbitrar este assumir de funções, sendo assim a resposta "solicitar autorização à ordem"?

*

Offline anapmota3

• 73
  • 1
Re: Q 20
« Responder #1 em: Março 15, 2023, 10:21:23 am »
Eu pensei: Se o CC faleceu, ele não tem de cumprir dever de lealdade com ninguém. Também não ia ser a Ordem a dizer se haviam honorários em dívida ou não, até porque não sabe...

*

Offline nokass

• *
  • 2
  • 0
« Responder #2 em: Março 15, 2023, 11:23:29 am »
Eu guiei-me pelo art 12º- Contabilista certificado suplente:
"3 - Sempre que o contabilista certificado fique impedido de exercer a atividade por
motivo de morte, do próprio, parto, acidente ou doença que implique admissão
em serviço hospitalar reconhecido nos termos da lei, assume-se que o contabilista
certificado suplente pode assumir funções independenteme nte da solicitação prevista no número anterior."

*

Offline elopess

• 52
  • 0
« Responder #3 em: Março 15, 2023, 03:25:45 pm »
então em caso de morte, podem ficar honorários em falta? o novo CC já não tem de se preocupar em cumprir este requisito? o CC morre, mas a sociedade de contabilidade ou de profissionais fica prejudicada e já não recebe as avenças em divida?

Naturalmente que não ia perguntar à Ordem se haviam honorários em falta, mas pode perfeitamente avaliar a existência de honorários no período em que exerce a função de CC suplente e ceder essa informação à ordem com o pedido de validação e autorização para seguir com a nomeação.

Eu pensei: Se o CC faleceu, ele não tem de cumprir dever de lealdade com ninguém. Também não ia ser a Ordem a dizer se haviam honorários em dívida ou não, até porque não sabe...

*

Offline elopess

• 52
  • 0
« Responder #4 em: Março 15, 2023, 03:29:55 pm »
mas o enunciado indica que a sociedade procurou o CC para assumir a responsabilida de pela contabilidade da sociedade, não foi para assumir temporariament e ou para cumprir as obrigações em função de suplente. eu leio que é no sentido de assumir ativa e definitivament e as funções de cc.. Até porque no caso de morte, se a sociedade contratar os serviços de um novo CC de imediato, pode ser o caso de nem haver necessidade de invocar este impedimento e consequente nomeação de suplente, podendo alocar de imediato um cc definitivo.

lá está são os "se's"...é a interpretação de cada um.

Eu guiei-me pelo art 12º- Contabilista certificado suplente:
"3 - Sempre que o contabilista certificado fique impedido de exercer a atividade por
motivo de morte, do próprio, parto, acidente ou doença que implique admissão
em serviço hospitalar reconhecido nos termos da lei, assume-se que o contabilista
certificado suplente pode assumir funções independenteme nte da solicitação prevista no número anterior."

Exemplo de Formulário de Inscrição

Empregos

Não foram encontradas mensagens.

* Exame OCC

Re: Exames - novas regras por sonia
[Hoje às 08:39:12 am]

Re: Exames - novas regras por JFC_joao
[Julho 14, 2024, 01:14:16 am]

Re: Exames - novas regras por pat85icia85
[Julho 12, 2024, 03:40:14 pm]

Re: Exames - novas regras por sonia
[Julho 12, 2024, 02:33:31 pm]

Re: Exames - novas regras por pat85icia85
[Julho 12, 2024, 02:26:57 pm]

Exames - novas regras por sonia
[Julho 09, 2024, 11:48:01 am]

Votações

• O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Julho 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 [15] 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.