Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

IRS Anexo H

1 Respostas    2.235 Visualizações

Iniciado por dianagc, Abril 17, 2023, 10:53:21 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

dianagc

Bom dia caros colegas,

Por esquecimento, não foi validada uma fatura das propinas anuais de um dependente (700€) o que faz com que dê IRS a pagar.
Vou colocar no anexo H a despesa manualmente, assumindo que terei divergência automaticamente.
A minha questão é, neste tipo de situações a AT, costumam pedir todos os documentos incluídos nas despesas, ou apenas o que coloquei manualmente?

Na realidade não faz sentido a exigência, tendo em conta que não existe nenhuma lei que me obrigue a guardar os documentos fisicamente.

Gostava que partilhassem comigo se já tiveram uma experiencia deste género.

Obrigada!

Joaquim Alexandre

Citação de: dianagc em Abril 17, 2023, 10:53:21 AM
Bom dia caros colegas,

Por esquecimento, não foi validada uma fatura das propinas anuais de um dependente (700€) o que faz com que dê IRS a pagar.
Vou colocar no anexo H a despesa manualmente, assumindo que terei divergência automaticamente.
A minha questão é, neste tipo de situações a AT, costumam pedir todos os documentos incluídos nas despesas, ou apenas o que coloquei manualmente?

Na realidade não faz sentido a exigência, tendo em conta que não existe nenhuma lei que me obrigue a guardar os documentos fisicamente.

Gostava que partilhassem comigo se já tiveram uma experiencia deste género.

Obrigada!

Boa tarde.

O Código do IRS, do IVA e do IRC (por remissão) estipulam que é seu dever conservar a documentação que sustenta a autoliquidação em IRS pelo prazo de 4 anos (sendo trabalhador por conta de outrem) ou 10 anos (sendo ENI/TI).

A AT não está limitada quanto aos documentos que as suas inspeções possam exigir. Dentro dos prazos referidos, podem ser-lhe exigidos todos os documentos que sirvam de prova - direta, indireta ou cruzada -, incluindo os que constam do e-fatura. A exigibilidade de tais documentos pode ir de 15 a 25 dias.

Sugiro contrate os serviços de um Contabilista Certificado a fim de ficar ciente da legislação em vigor e dos prazos a respeitar.

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre