collapse

Pesquisa



Questões para contestar

  • 20 Respostas
  • 4101 Visualizações
*

Offline marta.vilelaa

  • **
  • 11
  • 0
  • Sexo: Feminino
Questões para contestar
« em: Fevereiro 26, 2024, 06:32:56 pm »
Boa tarde colegas,

Vão contestar alguma pergunta deste exame? Se sim, quais as questões e quais as vossas opiniões?

Muito obrigada

*

Offline anaisabelantunes

  • **
  • 40
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #1 em: Fevereiro 26, 2024, 07:45:04 pm »
Boa Noite Colegas,

Eu penso em contestar as seguintes questões:

Questão 5
Resposta Correta: As depreciações, relativas ao 9º e 10º ano de utilização, podem ser fiscalmente dedutíveis, mediante comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira.
Artigo 3º, nº 5 do Decreto Regulamentar 25/2009: 5 - Não são aceites como gastos para efeitos fiscais as depreciações ou amortizações praticadas para além do período máximo de vida útil, ressalvando-se os casos devidamente justificados e aceites pela Direcção-Geral dos Impostos.
Não basta a mera comunicação, visto que a AT tem que aceitar. E no texto da pergunta não fala em ter sido comunicado nem tão pouco refere a não aceitação por parte da Administração fiscal.

Questão 8
Resposta Correta: O dever de agir com a máxima correção e diligência nas relações com uma entidade pública.
Artigo 3º, nº 1, alínea H) do Código Deontológico: O princípio da lealdade implica que os contabilistas certificados, nas suas
relações recíprocas, procedam com correção e civilidade, abstendo-se de qualquer ataque pessoal ou alusão depreciativa, pautando a sua conduta pelo respeito das regras da concorrência leal e pelas normas legais vigentes, por forma a dignificar a profissão.
Assim, eu respondi "O dever de lealdade a que o contabilista está obrigado" baseado no artigo acima mencionado. Ambas me parecem corretas.

Contudo, aguardo mais partilha de informações.
Infelizmente se reprovar é por causa dos descontos. Porque para além destas minhas duas questões que penso contestar, necessitava que 4 questões das que errei fossem passiveis de alteração.

Bom Trabalho e Boa Sorte a todos :)

*

Offline Mgffm

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Questões para contestar
« Responder #2 em: Fevereiro 27, 2024, 08:03:11 pm »
Boa Noite Colegas,

Eu penso em contestar as seguintes questões:

Questão 5
Resposta Correta: As depreciações, relativas ao 9º e 10º ano de utilização, podem ser fiscalmente dedutíveis, mediante comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira.
Artigo 3º, nº 5 do Decreto Regulamentar 25/2009: 5 - Não são aceites como gastos para efeitos fiscais as depreciações ou amortizações praticadas para além do período máximo de vida útil, ressalvando-se os casos devidamente justificados e aceites pela Direcção-Geral dos Impostos.
Não basta a mera comunicação, visto que a AT tem que aceitar. E no texto da pergunta não fala em ter sido comunicado nem tão pouco refere a não aceitação por parte da Administração fiscal.

Questão 8
Resposta Correta: O dever de agir com a máxima correção e diligência nas relações com uma entidade pública.
Artigo 3º, nº 1, alínea H) do Código Deontológico: O princípio da lealdade implica que os contabilistas certificados, nas suas
relações recíprocas, procedam com correção e civilidade, abstendo-se de qualquer ataque pessoal ou alusão depreciativa, pautando a sua conduta pelo respeito das regras da concorrência leal e pelas normas legais vigentes, por forma a dignificar a profissão.
Assim, eu respondi "O dever de lealdade a que o contabilista está obrigado" baseado no artigo acima mencionado. Ambas me parecem corretas.

Contudo, aguardo mais partilha de informações.
Infelizmente se reprovar é por causa dos descontos. Porque para além destas minhas duas questões que penso contestar, necessitava que 4 questões das que errei fossem passiveis de alteração.

Bom Trabalho e Boa Sorte a todos :)

Olá
Como te compreendo, eu só preciso em principio de uma pergunta que cancele o desconto.
A questão 5 respondi acertadamente mas concordo contigo que tem de ser aceite, logo até acho que há base para reclamar.

A questão 8 eu honestamente queria responder a opção "..dever de agir com máxima correção..." mas não sei como escolhi a opção  "..dever de lealdade", estou no mesmo barco que tu.
Será que vale a pena solicitar ?
Como se processa?

Outra questão que para mim deveria de ser cancelada é a questão 22- eu tenho a resposta certa, mas o facto é que em alguns pontos de exame informaram para alterar uma solução de 2000 para 20.000 e momentos mais tarde disseram que não e voltou aos 2000.
Entretanto alguns colegas já tinham até entregue o teste.
Apesar de não me afetar acho que deveria de ser atribuído a pontuação a todos.

A questão 39 para mim também era aceite que parentalidade constitui sempre justo impedimento prolongado, para mim está tão certa como a que mencionaram, mas enfim.

*

Offline anaisabelantunes

  • **
  • 40
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #3 em: Fevereiro 28, 2024, 09:38:06 am »
Bom dia Colega,

Penso que a contestação só pode ocorrer depois de sair a nota. Mas não tenho a certeza.

Quanto à questão 22 penso que deverá mesmo ser contestada ou até mesmo dada a cotação a todos pois pelo que li aqui, houve alterações numa parte do país e não noutras pelo que no Porto, por exemplo, fomos induzidos em erro e eu acabei por responder mal quando afinal estaria certo.

Há mais questões que me deixam algumas dúvidas mas vou abrir tópico para cada uma delas.


Boa Noite Colegas,

Eu penso em contestar as seguintes questões:

Questão 5
Resposta Correta: As depreciações, relativas ao 9º e 10º ano de utilização, podem ser fiscalmente dedutíveis, mediante comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira.
Artigo 3º, nº 5 do Decreto Regulamentar 25/2009: 5 - Não são aceites como gastos para efeitos fiscais as depreciações ou amortizações praticadas para além do período máximo de vida útil, ressalvando-se os casos devidamente justificados e aceites pela Direcção-Geral dos Impostos.
Não basta a mera comunicação, visto que a AT tem que aceitar. E no texto da pergunta não fala em ter sido comunicado nem tão pouco refere a não aceitação por parte da Administração fiscal.

Questão 8
Resposta Correta: O dever de agir com a máxima correção e diligência nas relações com uma entidade pública.
Artigo 3º, nº 1, alínea H) do Código Deontológico: O princípio da lealdade implica que os contabilistas certificados, nas suas
relações recíprocas, procedam com correção e civilidade, abstendo-se de qualquer ataque pessoal ou alusão depreciativa, pautando a sua conduta pelo respeito das regras da concorrência leal e pelas normas legais vigentes, por forma a dignificar a profissão.
Assim, eu respondi "O dever de lealdade a que o contabilista está obrigado" baseado no artigo acima mencionado. Ambas me parecem corretas.

Contudo, aguardo mais partilha de informações.
Infelizmente se reprovar é por causa dos descontos. Porque para além destas minhas duas questões que penso contestar, necessitava que 4 questões das que errei fossem passiveis de alteração.

Bom Trabalho e Boa Sorte a todos :)

Olá
Como te compreendo, eu só preciso em principio de uma pergunta que cancele o desconto.
A questão 5 respondi acertadamente mas concordo contigo que tem de ser aceite, logo até acho que há base para reclamar.

A questão 8 eu honestamente queria responder a opção "..dever de agir com máxima correção..." mas não sei como escolhi a opção  "..dever de lealdade", estou no mesmo barco que tu.
Será que vale a pena solicitar ?
Como se processa?

Outra questão que para mim deveria de ser cancelada é a questão 22- eu tenho a resposta certa, mas o facto é que em alguns pontos de exame informaram para alterar uma solução de 2000 para 20.000 e momentos mais tarde disseram que não e voltou aos 2000.
Entretanto alguns colegas já tinham até entregue o teste.
Apesar de não me afetar acho que deveria de ser atribuído a pontuação a todos.

A questão 39 para mim também era aceite que parentalidade constitui sempre justo impedimento prolongado, para mim está tão certa como a que mencionaram, mas enfim.

*

Offline lomlom

  • ***
  • 94
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Questões para contestar
« Responder #4 em: Fevereiro 29, 2024, 10:51:00 am »
A questão 19 para mim a mais correta é a A da versão A.

*

Offline amsgoncalves

  • **
  • 14
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #5 em: Fevereiro 29, 2024, 05:18:52 pm »
A questão 19 para mim a mais correta é a A da versão A.

Tambem concordo, até porque na minha opinião uma das alíneas descreve o ponto critico e não a margem de segurança

*

Offline Marcoe

  • **
  • 7
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #6 em: Março 05, 2024, 01:23:41 pm »
 2 questao :

Miguel Alves sempre teve grandes preocupações sociais e fundou a “Ajuda de Mão”,
uma entidade sem fins lucrativos, com estatuto de IPSS.
Em janeiro de 2024, a “Ajuda de Mão” procedeu à venda de um terreno que lhe havia
sido doado. Em resultado desta operação, a entidade registou uma mais-valia fiscal.


Esta questão não esta bem , enquadrada, vide ficha de doutrina do processo 514/18 despacho a 2018/03/08. 

Nos diz que para beneficiar de isenção requisito da c) nº 3 do art 10 do IRC , e que a mesma isenção não seja posta em causa, mesmo  mesmo sendo uma  associação com estatuto IPSS, nao deve :
 - existir membros que auferem uma remuneração variável indexada ao excedente anual e..
 - verificando que a associação procede a oferta de produtos ou serviços no âmbito de um grupo económico, também deixa de ser isenta.

Logo para obter a issencão a questao teria que estar melhor enquadrada.l

*

Offline Marcoe

  • **
  • 7
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar 2Q
« Responder #7 em: Março 06, 2024, 10:37:00 am »
2 questao :

Miguel Alves sempre teve grandes preocupações sociais e fundou a “Ajuda de Mão”,
uma entidade sem fins lucrativos, com estatuto de IPSS.
Em janeiro de 2024, a “Ajuda de Mão” procedeu à venda de um terreno que lhe havia
sido doado. Em resultado desta operação, a entidade registou uma mais-valia fiscal.


Esta questão não esta bem , enquadrada, vide ficha de doutrina do processo 514/18 despacho a 2018/03/08. 

Nos diz que para beneficiar de isenção requisito da c) nº 3 do art 10 do IRC , e que a mesma isenção não seja posta em causa, mesmo  mesmo sendo uma  associação com estatuto IPSS, nao deve :
 - existir membros que auferem uma remuneração variável indexada ao excedente anual e..
 - verificando que a associação procede a oferta de produtos ou serviços no âmbito de um grupo económico, também deixa de ser isenta.

Logo para obter a issencão a questao teria que estar melhor enquadrada.l

*

Offline Marcoe

  • **
  • 7
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar Q5
« Responder #8 em: Março 06, 2024, 10:43:15 am »
colega

Penso que este anexo poderá ajuda la na questao 5 , é um artigo da OCC que diz que AT tem que responder, leia o artigo e utilize

*

Offline VD

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #9 em: Março 11, 2024, 02:31:43 pm »
Boa Tarde.
Preciso de ter mais duas questões consideradas certas, para passar.
Já reprovei varias vezes.
Podem ajudar por favor?

*

Offline Carla Vala

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #10 em: Março 11, 2024, 04:55:17 pm »
Alguém tem conhecimento de casos que tenhas valido apena contestar? Também preciso que me validem 3 para passar, mas não sei se valerá apena...

*

Offline Marcoe

  • **
  • 7
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar #19
« Responder #11 em: Março 13, 2024, 11:07:50 am »
Colega pode pedir a anulação da questão 19 , pois a fala da margem de segurança em quantidades, mesmo que a não tenha feito! existe um livro na fnac explicação e soluções de gestão da analítica do exms. professor Julio César Ferrolho, ele é 5 estrelas, e apos confirmação e possível anular, porque tanto a alinea  a -c -estão certas mas a B nao, logo pode alegar que nao fez porque havia duas respostas certas, gerando confusão. peça anulação da pergunta e atribuição de pontos.


Boa Tarde.
Preciso de ter mais duas questões consideradas certas, para passar.
Já reprovei varias vezes.
Podem ajudar por favor?

*

Offline anaisabelantunes

  • **
  • 40
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #12 em: Março 15, 2024, 04:57:59 pm »
Colegas,

Saíram os resultados do exame

*

Offline Virginiaaa

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar
« Responder #13 em: Março 15, 2024, 05:18:53 pm »
Boa tarde colegas.
Hoje sairam os resultados e estou fula quando vi que não fui aprovada. Tinha feito os calculos e dava 9.7 + arredondamento daria 10.
Pedi hoje a grelha para verificar
Já aconteceu a um de vocês eles se terem enganados no calculo da puntação?
O arrendondament o funciona assim?
Obrigada

*

Offline VD

  • **
  • 3
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Questões para contestar #19
« Responder #14 em: Março 16, 2024, 10:52:58 am »
Colega pode pedir a anulação da questão 19 , pois a fala da margem de segurança em quantidades, mesmo que a não tenha feito! existe um livro na fnac explicação e soluções de gestão da analítica do exms. professor Julio César Ferrolho, ele é 5 estrelas, e apos confirmação e possível anular, porque tanto a alinea  a -c -estão certas mas a B nao, logo pode alegar que nao fez porque havia duas respostas certas, gerando confusão. peça anulação da pergunta e atribuição de pontos.


Boa Tarde.
Preciso de ter mais duas questões consideradas certas, para passar.
Já reprovei varias vezes.
Podem ajudar por favor?

Bom Dia
Muito obrigado Colega Marcoe

Reprovei mais uma vez, que triste.

Precisava de ter mais 2 questões consideradas certas...

A ordem normalmente quer os suportes legislativos nas justificações quando contestamos...
Alguém me pode ajudar por favor.
veradomingues1 984@gmail.com

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
32 Respostas
16841 Visualizações
Última mensagem Março 10, 2017, 10:53:31 am
por Catarinasoares
1 Respostas
3500 Visualizações
Última mensagem Abril 06, 2018, 07:15:16 pm
por PedroAlmeida
86 Respostas
25845 Visualizações
Última mensagem Setembro 02, 2019, 04:19:31 pm
por JBAlves
22 Respostas
4219 Visualizações
Última mensagem Setembro 14, 2021, 08:47:37 pm
por rubiranda
6 Respostas
2455 Visualizações
Última mensagem Maio 31, 2021, 10:21:36 pm
por Ana Maria de Oliveira

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico