Independentes - declaração trimestral alteração Recibos verdes

2 Respostas    4.694 Visualizações

Iniciado por Ana.Silva, Abril 08, 2024, 01:20:34 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ana.Silva

Boa tarde,

Tenho uma pessoa TI que emite recibos verdes através do Portal das Finanças que me pediu ajuda.
Ao emitir os recibos coloca a data da prestação de serviços e ela achava que esta data é a data do recibo, o que está errado. Então sempre que entregou declaração trimestral declarava consoante a data da prestação de serviços e não da emissão do recibo, ou seja as declarações entregues em 2023 foram com valores de recibos emitidos em 2024.
Inclusive a declaração referente ao 1º trimestre de 2024 inclui valores de recibos emitidos em abril que são referentes a prestações de serviços de fevereiro e março.

Ela deverá alterar as declarações de 2023 e a do 1º trimestre de 2024 para ficar de acordo com o emitido no Portal das Finanças?
Isto, também, porque ao entregar o IRS de 2023 os valores não vão coincidir.

Algum colega já teve uma situação idêntica?

Agradeço antecipadamente a ajuda.

AndreiaM

Isso tem que bater certo com o que vai ser declarado no IRS.
Mas, neste momento já não consegue corrigir as declarações trimestrais de 2023.

Citação de: Ana.Silva em Abril 08, 2024, 01:20:34 PM
Boa tarde,

Tenho uma pessoa TI que emite recibos verdes através do Portal das Finanças que me pediu ajuda.
Ao emitir os recibos coloca a data da prestação de serviços e ela achava que esta data é a data do recibo, o que está errado. Então sempre que entregou declaração trimestral declarava consoante a data da prestação de serviços e não da emissão do recibo, ou seja as declarações entregues em 2023 foram com valores de recibos emitidos em 2024.
Inclusive a declaração referente ao 1º trimestre de 2024 inclui valores de recibos emitidos em abril que são referentes a prestações de serviços de fevereiro e março.

Ela deverá alterar as declarações de 2023 e a do 1º trimestre de 2024 para ficar de acordo com o emitido no Portal das Finanças?
Isto, também, porque ao entregar o IRS de 2023 os valores não vão coincidir.

Algum colega já teve uma situação idêntica?

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Claudia.Pereira

Bom dia!
Aconteceu-me uma situação semelhante, o que me disseram na Segurança Social, foi que deveria corrigir as declarações trimestrais entregues apenas em Janeiro do ano seguinte, onde diz: Declaração do Ano Anterior.