Mais-valias de venda imóvel por casal com mais de 65 anos

3 Respostas    4.379 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Junho 04, 2024, 04:58:49 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo Carvalho

Tenho uns familiares que herdaram um imóvel em 2021, o qual foi agora vendido em 2023. Eles são ambos reformados e com mais de 65 anos. Existe alguma forma de poderem ficar isentos do pagamento de mais valias no IRS? Obrigado.

NOTA: tema colocado por via pessoal, agradecemos a participação de todos
Cumprimentos
Paulo Carvalho

AndreiaM

Só teriam isenção de pagamento de mais valias se fosse habitação própria e permanente.
No entanto, caso o valor da venda seja aplicado na amortização de empréstimo de habitação própria e permanente do próprio ou de um descendente, ficam isentos de mais valias.

Citação de: Contabilistas.net em Junho 04, 2024, 04:58:49 PM
Tenho uns familiares que herdaram um imóvel em 2021, o qual foi agora vendido em 2023. Eles são ambos reformados e com mais de 65 anos. Existe alguma forma de poderem ficar isentos do pagamento de mais valias no IRS? Obrigado.

NOTA: tema colocado por via pessoal, agradecemos a participação de todos

CFC_05

Boa noite,

Tenho uma situação idêntica. Um casal vendou em 2023 um imóvel herdado (que não era habitação própria e permanente). A mais valia é de 60158,24€ porém o simulador da AT assume como rendimento global apenas 50%- 30079,12€.
Mesmo que não seja habitação própria e permanente a mais valia é apenas tributada em 50%? O casal não vai reinvestir em PRR,...

Obrigada!

AndreiaM

Sim, é sempre tributada só em 50%.

Citação de: CFC_05 em Junho 16, 2024, 11:00:09 PM
Boa noite,

Tenho uma situação idêntica. Um casal vendou em 2023 um imóvel herdado (que não era habitação própria e permanente). A mais valia é de 60158,24€ porém o simulador da AT assume como rendimento global apenas 50%- 30079,12€.
Mesmo que não seja habitação própria e permanente a mais valia é apenas tributada em 50%? O casal não vai reinvestir em PRR,...

Obrigada!