Editar as notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Menu principal

Faturas sem NIf e faturadas ao Cliente

Iniciado por nelia, Junho 07, 2024, 10:37:19 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

nelia

Bom dia
Tenho a seguinte situação:
Uma empresa presta um serviço a um cliente que consiste em ir a postos de combustíveis , colocar combustível e pede fatura sem NIF ( para não desconfiarem da auditoria), esta despesas é paga a um prestador de serviço externo a empresa, com a apresentação da fatura sem NIF.
Entretanto a empresa que solicitou este serviço paga o valor desses gastos nesses postos (combustivel) – Emito uma fatura com o valor +iva.

Pergunto
1 - faço uma fatura ao cliente do total do valor das despesas + IVA (credito de uma 72)

2 –Debito as faturas sem NIF na 72 ???? visto que o cliente esta a pagar as despesas efetuadas ??? ou Tenho que lançar as faturas sem NIf, na conta de despesas não devidamente documentadas ??? e não pago TA ??? mas acresce o valor no M22

agradeço a vossa Ajuda

Joaquim Alexandre

Boa tarde.

Atendendo ao que escreve, o processo está todo impregnado de ilegalidade desde a sua génese.

Na minha opinião tratar-se de despesas irregularmente documentadas e, como tal, devem ser sujeitas a Tributação Autónoma.

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre

AndreiaM

A empresa/empresário que está a prestar esse serviço, deveria pedir todas essas faturas com NIF e depois faturar ao cliente o serviço prestado, que deverá ter em conta essa despesa.
Não há outra forma legal de o fazer.

Salvo melhor opinião.

Citação de: nelia em Junho 07, 2024, 10:37:19 AM
Bom dia
Tenho a seguinte situação:
Uma empresa presta um serviço a um cliente que consiste em ir a postos de combustíveis , colocar combustível e pede fatura sem NIF ( para não desconfiarem da auditoria), esta despesas é paga a um prestador de serviço externo a empresa, com a apresentação da fatura sem NIF.
Entretanto a empresa que solicitou este serviço paga o valor desses gastos nesses postos (combustivel) – Emito uma fatura com o valor +iva.

Pergunto
1 - faço uma fatura ao cliente do total do valor das despesas + IVA (credito de uma 72)

2 –Debito as faturas sem NIF na 72 ???? visto que o cliente esta a pagar as despesas efetuadas ??? ou Tenho que lançar as faturas sem NIf, na conta de despesas não devidamente documentadas ??? e não pago TA ??? mas acresce o valor no M22

agradeço a vossa Ajuda