Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Reinvestimento de mais valia HPP

1 Respostas    2.386 Visualizações

Iniciado por Cristina Pedrosa, Outubro 08, 2024, 11:34:58 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cristina Pedrosa

Agradeço ajuda para o seguinte caso.
Na sequência de um divórcio em Dezembro de 2022, a habitação de família ficou em propriedade comum, com o compromisso de ser vendida no prazo de 3 anos.
O meu cliente mudou a sua morada fiscal e pretende agora, com a venda, reinvestir o montante em compra de nova HPP.
O reinvestimento desta mais valia é elegível?
A alteração da morada ocorreu por motivos alheios à vontade dele. Haverá alguma salvaguarda nestes casos?
Existe alguma jurisprudência nesse sentido?

Obrigada.

AndreiaM

Para estar excluído de tributação, o reinvestimento terá que ser do valor de realização e não do valor da mais valia.
Contudo, se a morada fiscal do sujeito passivo já não era nesse habitação, deixou de ser a sua HPP, pelo que não me parece que seja possível o reinvestimento.
Desconheço que haja alguma jurisprudência nesse sentido.

Citação de: Cristina Pedrosa em Outubro 08, 2024, 11:34:58 AM
Agradeço ajuda para o seguinte caso.
Na sequência de um divórcio em Dezembro de 2022, a habitação de família ficou em propriedade comum, com o compromisso de ser vendida no prazo de 3 anos.
O meu cliente mudou a sua morada fiscal e pretende agora, com a venda, reinvestir o montante em compra de nova HPP.
O reinvestimento desta mais valia é elegível?
A alteração da morada ocorreu por motivos alheios à vontade dele. Haverá alguma salvaguarda nestes casos?
Existe alguma jurisprudência nesse sentido?

Obrigada.