Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Contabilização de donativo estrangeiro (EUA) em numerário - SNC-AP

3 Respostas    4.394 Visualizações

Iniciado por ZECA TROUXA, Novembro 06, 2024, 11:12:06 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ZECA TROUXA

Citação de: LVanessa em Fevereiro 09, 2023, 09:09:23 PM
Boa noite,

gostaria de ajuda a perceber o que é que consideramos como despesa orçamental paga. desculpem a ignorância, mas estou a iniciar uma dissertação e para compreender em que regime do SNC-AP uma entidade pública se insere necessito de saber como identificar o valor total de despesa orçamental paga.

Obrigada desde já!

Paulo Carvalho

Cumprimentos
Paulo Carvalho

Joaquim Alexandre

Citação de: ZECA TROUXA em Novembro 06, 2024, 11:12:06 AM
Citação de: LVanessa em Fevereiro 09, 2023, 09:09:23 PM
Boa noite,

gostaria de ajuda a perceber o que é que consideramos como despesa orçamental paga. desculpem a ignorância, mas estou a iniciar uma dissertação e para compreender em que regime do SNC-AP uma entidade pública se insere necessito de saber como identificar o valor total de despesa orçamental paga.

Obrigada desde já!

Boa tarde,

A forma indireta como coloca a pergunta - recorrendo a uma citação de um texto com quase 2 anos de atraso - inspira-me alguma perplexidade. Ainda assim, acreditando que não se trata de uma brincadeira, passo a responder:

1º É pressuposto que domine o SNC-AP - uma matéria vastíssima e multifacetada, até pela heterogeneidade de entidades públicas obrigadas à sua aplicação e pela ligação da Contabilidade Pública à Contabilidade Financeira e à Contabilidade Nacional;
2º É pressuposto que domina o PCM (Plano de Contas Multidimensional);
3º É pressuposto que domina as DDO (Demonstrações de Desempenho Orçamental) e a respetiva ligação com a Contabilidade Financeira;
4º É pressuposto que domine a NCP 26 (Norma Contabilística Pública nº 26);
5º É pressuposto que conheça os algoritmos da receita e da despesa bem como as diversas fases do ciclo orçamental na perspetiva individualizada de cada um desses dois agregados;
6º É pressuposto que domine a as normas de movimentação da classe 0 (Plano de Contas de Contabilidade Orçamental);

Na base dos 6 pressupostos acima, informo que pode obter a informação pretendida através do saldo da conta 028.

Cumprimentos,

-
Joaquim Alexandre

ZECA TROUXA

Bom dia.
Antes de mais, uma correcção a citação que aparece na minha questão, foi colocada por lapso, desde já as minhas sinceras desculpas.
Em relação à dúvida, a mesma prende-se com o registo contabilistico em SNC-AP deste donativo?
Isto é sendo um donativo estrangeiro e em numerário, penso que arrecadação bastará um documento "tipo declaração" e o documento bancário com a transferência para justificar a recepcção do donativo, no entanto ao nivel do registo contabilistico é que me surgem dúvidas.
Agradecia a vossa ajuda, muito obrigado