collapse

Pesquisa

Q 26

• 21 Respostas
  • 9321 Visualizações
*

Offline RT

• 131
  • 0
Q 26
« em: Fevereiro 12, 2012, 05:15:49 pm »
No caso de uma aquisição de um bem, em que é feito um desconto pelo facto de o pagamento ter sido efectuado de imediato:

O IVA incide sobre o valor iliquido, podendo ser feita a regularização respeitante ao desconto se o vendedor o pretender.

*

Offline crxesi

• **
  • 5
  • 0
Re: Q 26
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2012, 05:32:25 pm »
respondi o mesmo

*

Offline Eliseu

• **
  • 40
  • 0
« Responder #2 em: Fevereiro 12, 2012, 06:20:05 pm »
Também foi essa a minha resposta e se não me engano essa questão é igual ou muito parecida a uma de um exame anterior muito recente.

*

Offline MARLENE SOUSA

• 318
  • 2
« Responder #3 em: Fevereiro 12, 2012, 06:29:34 pm »
IVA incide s/ v. iliquido podendo ser feita a regularização respeitante ao desconto se o vendedor o pretender

*

Offline Martins

• 135
  • 0
« Responder #4 em: Fevereiro 12, 2012, 06:38:39 pm »
Tb respondi o mesmo

« Responder #5 em: Fevereiro 12, 2012, 06:52:52 pm »
De acordo com o art 16 nº 1,6,5  o valor tributável das transmissões de bens e prestações de serviços , sujeitas a imposto exclui descontos , abatimentos...

*

Offline a_claudiasousa

• **
  • 42
  • 0
« Responder #6 em: Fevereiro 12, 2012, 07:49:59 pm »
Respondi: o iva incide sobre o valor ilíquido, podendo ser feita a regularização. ..

*

Offline Sanches

• 77
  • 0
« Responder #7 em: Fevereiro 12, 2012, 10:45:31 pm »
Igual!!

*

Offline Johnny_8

• 106
  • 4
« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2012, 10:46:44 pm »
Respondi igual.

No caso de uma aquisição de um bem, em que é feito um desconto pelo facto de o pagamento ter sido efectuado de imediato:

O IVA incide sobre o valor iliquido, podendo ser feita a regularização respeitante ao desconto se o vendedor o pretender.

*

Offline ga_joel

• **
  • 23
  • 1
« Responder #9 em: Fevereiro 13, 2012, 04:23:34 am »
eu respondi sobre o valor liquido. com base no 16 n.6 b)
peço que quem respondeu de outra forma que fundamente, caso contrario não nos estamos a ajudar pelo que continuo com a duvida, pois pode sempre haver uma excepção que eu desconheça.

*

Offline Tânia Silva

• 168
  • 0
« Responder #10 em: Fevereiro 13, 2012, 12:15:26 pm »
Eu também respondi sobre o valor liquido. Com base nesse artigo também, agora fiquei com duvidas também...

*

Offline Fatinha

• 478
  • 19
« Responder #11 em: Fevereiro 13, 2012, 02:01:17 pm »
Compliquei a resposta e respondi que incide sobre o valor líquido, o CIRC realmente fala que são excluídos os descontos não refere a natureza. No entanto, passam-me pelas mãos muitas faturas em que o desconto de p.p aparece depois do IVA. Aliás não tinha qualquer dúvida que seria depois do IVA o desconto de p.p mas no exame confundi com os descontos comerciais.

*

Offline crm.contabnet

• **
  • 24
  • 0
« Responder #12 em: Fevereiro 13, 2012, 02:10:01 pm »
Eu tb respondi "O IVA incide sobre o valor iliquido, podendo ser regularizado.. ." pq me lembrei da Q.08 do exame de Jun.11 (tal como referiram alguns colegas), mas fiquei um pouco na dúvida, na medida em que, se o desconto for feito mediante N.Crédito, o IVA inceide sobre o valor iliquido, se for registado na própria factura, pode ser pelo liquido.

Contudo, tratando-se de pagamento imediato, o IVA não deverá ser susceptivel de qualquer regularização pq o desconto será feito na factura directamente (espero estar enganado neste raciocinio p q vingue a minha resposta, claro).

*

Offline ga_joel

• **
  • 23
  • 1
« Responder #13 em: Fevereiro 13, 2012, 04:51:51 pm »
colega, o raciocínio está errado,
o artigo que mencionei não refere financeiros ou comerciais, logo qualquer que seja o desconto dentro da fatura o iva vai incidir sobre o valor liquido, caso fosse por lapso considerado sobre o valor iliquido deveria se proceder a uma regularização a favor do estado porque a empresa deduziu mais do que o que devia no ato da compra.
respondeu à resposta certa.

Compliquei a resposta e respondi que incide sobre o valor líquido, o CIRC realmente fala que são excluídos os descontos não refere a natureza. No entanto, passam-me pelas mãos muitas faturas em que o desconto de p.p aparece depois do IVA. Aliás não tinha qualquer dúvida que seria depois do IVA o desconto de p.p mas no exame confundi com os descontos comerciais.

*

Offline Fatinha

• 478
  • 19
« Responder #14 em: Fevereiro 13, 2012, 11:12:12 pm »
colega, o raciocínio está errado,
o artigo que mencionei não refere financeiros ou comerciais, logo qualquer que seja o desconto dentro da fatura o iva vai incidir sobre o valor liquido, caso fosse por lapso considerado sobre o valor iliquido deveria se proceder a uma regularização a favor do estado porque a empresa deduziu mais do que o que devia no ato da compra.
respondeu à resposta certa.

Queria dizer CIVA, exato no artigo 16º do CIVA não refere o tipo de descontos. Quanto à regulariazação esta só acontece por opção do fornecedor mas se o desconto for concedido fora da fatura ou seja, numa nota de crédito.

Exemplo de Formulário de Inscrição

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

• A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Setembro 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 [19] 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.