Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Resolução Exame OTOC 26JUN10

172 Respostas    55.431 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Junho 27, 2010, 10:08:56 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carlos Freitas

Olá,

Será que me podiam ajudar na questão 31, pois não estou a perceber porquê que para o cálculo das unidades equivalentes, não vou buscar as quantidades Iniciais? É que os meus exercícios de universidade, sempre tive de ter em conta valor, e agora estou um pouco confuso.
É que por exemplo na questão 39 de Junho de 2011, eu tenho de ter em consideração o saldo inicial, e nesta não porquê?.

Será que me podiam ajudar.

Muito Obrigado,

Carlos Freitas

Fátima Mendes

Citação de: carlosanf em Setembro 23, 2011, 10:42:54 PM
Olá,

Será que me podiam ajudar na questão 31, pois não estou a perceber porquê que para o cálculo das unidades equivalentes, não vou buscar as quantidades Iniciais? É que os meus exercícios de universidade, sempre tive de ter em conta valor, e agora estou um pouco confuso.
É que por exemplo na questão 39 de Junho de 2011, eu tenho de ter em consideração o saldo inicial, e nesta não porquê?.

Será que me podiam ajudar.

Muito Obrigado,

Carlos Freitas

Olá Carlos Freitas,

Tem a ver com o critério valorimétrico utilizado. No exame de junho de 2010 o critério valorimétrico utilizado na movimentação dos inventários é o custo médio e no exame de junho de 2011 a empresa utiliza o FIFO na mensuração da produção em vias de fabrico. 

Pelo método do FIFO:
Unid . Equiv . = PA + EFPVF * % Acab . - EIPVF * % Acab .
ou:
Unid. Equiv.= EIPVF *( 1 -% Acab. )+ PA + EFPVF*% Acab. do período
Custo por Unidade Equivalente(FIFO) = Custos do mês/Unidades Equivalentes do mês
Pelo método do Custo Médio (CM):
Unid. Equiv. = PA + EFPVF * % Acab.
Custo por Unidade Equivalente(CM) = Custos Globais/Unidades Equivalentes

Espero ter ajudado.
Com os cumprimentos,

Carlos Freitas

Boa Noite,

Ajudou imenso, muito obrigado

Cumprimentos

Carlos Freitas

Carlos Freitas

Em resposta à q40 a correcta é a d)Nenhuma das anteriores porque:

NCRF 22 parágrafo 16.

Refere-se a um Subsidio Governamental Não Reembolsável!! Relacionado com um Terreno, ou seja não é amortizavel, mas para o qual vai instalar um edificio fabril, mas ainda não instalou, logo os 500.000Eur estaram na integra em CP no final do ano N. Só quando instalar lá o edificio fabril e a começar a amortizar é que deverá reconhecer o respectivo proveito e ir anulando os 500.000 € à medida que for amortizando.

Cumprimentos
Carlos Freitas

Curiosidade

Liliana cá vai a minha resolução esepro que ajude....

Questão 33
Cumprimentos,
S.curiosidade

Filipe Ribeiro

alguém poderá ajudar-me na questão 25 e 26 (questões de fiscalidade)??

obrigado

Fátima Mendes

Citação de: Filipe Ribeiro em Outubro 12, 2011, 06:53:56 PM
alguém poderá ajudar-me na questão 25 e 26 (questões de fiscalidade)??

obrigado

Boa tarde colega Filipe,

A q 25 e 26 estão explicadas nas páginas 1 e 2 deste tópico.

q25  http://contabilistas.info/index.php?topic=686.0

q26   http://contabilistas.info/index.php?topic=686.15

Com os cumprimentos,

Ana Luisa

Bom dia,

Será que alguém podia explicar como chegar à resposta da questão 18? A colega que colocou no fórum a sua proposta não está segura de que os cálculos estejam certos, embora o resultado esteja correcto, e eu precisava de ter a certeza...

Obrigada

Ana  Luisa

Sandra_

Ola Colega,

Q18

Quantidade estimada = 60*3 =180
Valor Estimado = 180*25 = 4500€

Valor Real = 208 Litros*23€ = 4784€

Desvio = 4784 - 3500 = 284 (Real > Estimado, desvio desfavorável)

Espero ter ajudado..

Citação de: Ana Luisa em Dezembro 07, 2011, 10:16:08 AM
Bom dia,

Será que alguém podia explicar como chegar à resposta da questão 18? A colega que colocou no fórum a sua proposta não está segura de que os cálculos estejam certos, embora o resultado esteja correcto, e eu precisava de ter a certeza...

Obrigada

Ana  Luisa
Bjs
Sandra Costa :)

Ana Luisa

Bom dia Sandra,

Sim, ajudou bastante, obrigada...

Já agora aproveito para pedir a resolução da questão 32; sei que está aqui no fórum a resolução num anexo mas não o consigo abrir...

Ana Luisa

Fátima Mendes

Citação de: Ana Luisa em Dezembro 09, 2011, 10:38:15 AM
Bom dia Sandra,

Sim, ajudou bastante, obrigada...

Já agora aproveito para pedir a resolução da questão 32; sei que está aqui no fórum a resolução num anexo mas não o consigo abrir...

Ana Luisa

Olá Ana Luisa,

Vou anexar novamente, o ficheiro que a colega Cátia Cunha já tinha enviado e que não consegue abrir, mas em Word 2007.

Caso continue com dificuldades, diga que depois coloco a resolução novamente.

Bom fim de semana,
Com os cumprimentos,

Sus

Boa noite

Preciso por favor ajuda para a questão 40? A resposta a considerar é 112.500€, mas queria saber como?

Sus

Sus

Desculpem, mas a OTOC considerou a D)

Sus

LCE88

Boa Tarde,

Então quer dizer que não se efectua nada relativamente ao valor do imposto?

Supostamente:
D - 12 - 500000
C - 593 - 500000

Imposto:
D - 593 - 125000
C - 2742 - 125000

Se alguém puder ajudar agradecia.

Cumprimentos

Citação de: Carlos Freitas em Setembro 24, 2011, 10:31:35 PM
Em resposta à q40 a correcta é a d)Nenhuma das anteriores porque:

NCRF 22 parágrafo 16.

Refere-se a um Subsidio Governamental Não Reembolsável!! Relacionado com um Terreno, ou seja não é amortizavel, mas para o qual vai instalar um edificio fabril, mas ainda não instalou, logo os 500.000Eur estaram na integra em CP no final do ano N. Só quando instalar lá o edificio fabril e a começar a amortizar é que deverá reconhecer o respectivo proveito e ir anulando os 500.000 € à medida que for amortizando.

Cumprimentos
Carlos Freitas

Sus

Boa noite

Alguém consegue explicar-me a questão 7 do exame de 26.06.2010? Qual a NCRF?

Obrigada.

Sus