Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Iva sobre Rendas???

3 Respostas    16.253 Visualizações

Iniciado por Leminha, Abril 16, 2012, 05:51:32 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Leminha

Olá a todos,
Um conhecido meu que tem contabilidade simplificada, aluga uma loja para exercer a sua profissão e o senhorio dele cobrou-lhe IVA e efectuou uma retenção na fonte informando-o que ele irá que entregar a retenção as finanças antes do dia 20 do mês seguinte. Mas no meu ver nem lhe devia ser cobrado iva, porque penso que as rendas de imoveis estão isentas de IVa, nem deve entregar a retenção uma vez que não tem contabilidade organizada.  :o

Concordam?

Obgd
Um abraço,
Cumprimentos

apslm

boa tarde
Penso que não há lugar a retenção na fonte uma vez que se trata de contabilidade no regime simplificado.
Quando ao IVA, sempre que o senhorio possua contabilidade organizada e que o imovel esteja afecto a essa actividade, deve liquidar o IVA.
Cumprimentos

Leminha

Obrigada colega,
Confirmou o que pensava, mas agradeço ter-me informado da parte do iva, de facto pensava que era sempre isento.

bem haja
Um abraço,
Cumprimentos

Fatinha

Inf. n.º 451/86, do SIVA, desp. de 86.03.03: Arrendamento de espaços destinados ao desenvolvimento de actividades comerciais e/ou industriais.
O arrendamento de espaços destinados ao desenvolvimento de actividades de natureza comercial e/ou industrial, deverá ser tributada em IVA, visto que, como locação de instalações ou áreas devidamente preparadas e apetrechadas para dar continuidade ao exercício de uma actividade comercial e/ou industrial, configura uma excepção à isenção da locação de bens imóveis, consagrada na última parte da alínea c) do n.º 30 do artigo 9.º do CIVA, sendo essa operação tributada em IVA à taxa normal.