Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Criação de uma empresa por quotas unipessoal

2 Respostas    8.322 Visualizações

Iniciado por Salomé Pinto, Maio 15, 2012, 10:46:10 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Salomé Pinto

Boa noite,
Será que me podem sintetizar quais os procedimentos para criação de uma sociedade unipessoal por quotas?

dreiamachado

O socio ir a empresa na hora e criar a empresa... fazer o deposito do capital social.. e o TOC tem 15 dias para entregar o inicio de atividade da empresa.....
Andreia Fernandes Machado

Joaquim Alexandre

Citação de: Salomé Pinto em Maio 15, 2012, 10:46:10 PM
Boa noite,
Será que me podem sintetizar quais os procedimentos para criação de uma sociedade unipessoal por quotas?

Boa tarde

Um dos colegas já lhe disse o essencial e, como postou a sua mensagem em 2012, esta minha resposta apenas terá utilidade perante outras pessoas a quem a questão interesse.

Fica, assim, a informação de que o capital social das sociedades por quotas já não é sujeito aos valores mínimos de antigamente ou, de outra forma, o valor mínimo do capital social é 1 euro - 1 euro mesmo!

Tendo em vista, no entanto, a perceção posterior de indicadores de analise financeira como o rácio de solvabilidade e de autonomia financeira, é desejável que o capital social tenha expressão monetária conveniente (a conveniência depende das especificidades da atividade).

Por outro lado, o comodismo barato de se constituir uma sociedade com um capital social incipiente pode conduzir a que, a breve prazo, a sociedade entre numa situação alcançável pelo artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais.

Um passo fundamental logo após a declaração de início de atividade nas Finanças, como outro colega referiu, prende-se com a necessidade de ser feita uma AG extraordinária para deliberar sobre a remuneração ou não dos sócios-gerentes.

Isso vai ser fundamental perante a segurança social e ulteriores DMR envolvendo (ou não) os titulares do capital.

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre