Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Exame OTOC Novembro 2007

15 Respostas    18.982 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Setembro 21, 2010, 11:10:35 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo Carvalho

Análise do exame de acesso à OTOC (actual OCC) Prova de Novembro de 2007
Cumprimentos
Paulo Carvalho

Cátia Cunha

Resolução de Algumas Questões de Contabilidade Analítica do Exame

anasofia

Boa noite!

Na questão 4 porque é que temos de reconhecer parte dos 5000€ também neste ano?

Na questão 12 uma vez que o artigo 10º do antigo Decreto – Regulamentar 2/90 já não existe no actual Decreto – Regulamentar 25/2009, alguém me sabe dizer qual seria a resposta actual?

Depois, a questão 14 fala do enquadramento, em termos de IRS, dos prémios atribuídos em concursos. Ora dantes eram rendimentos da categoria G (artigo 9º n.º2 revogado) e eram sujeitos a retenção na fonte à taxa de 35% (artigo 71º n.º2 alínea b) também revogado). E agora actualmente como é?

Se alguém me poder ajudar agradeço imenso...

Mais uma vez muito obrigado a todos!

Cumprimentos,

Ana Sofia                                                    

Ana*

ola colegas... aqui ando eu a volta dos exames, alguem me pode explicar a questao 4 por favor?

Obrigado Colegas :D

Bruna

Boa tarde colegas!

Estive a resolver a parte de contab. analitica do exame de Novembro/2007, e na questão 39, não me deu o resultado que é correcto, tendo em conta as soluções da otoc.
Eu vou passar para aqui a minha resolução, e o que pedia, era que alguém me ajudasse a ver o meu erro (desconfio que seja na valorização do subproduto).

Então aqui vai:

Custos conj. produção = 132000€
Valorização subproduto= 21000€-9000€=12000€
      Total custos conj. = 132000+12000=144000€

ALFA
   5000*24€=120000€
   Custos especificos= 30000€
   120000+30000=90000€
   Valor relativo vendas: 37,5% (90000/240000)
   Imputação do custo conj. =54000€ (144000*37,5%)
   Custo total prod= 84000€ (54000+30000)
            Custo unit ALFA=84000€/5000= 16,8€

Para BETA segui o mesmo raciocinio.

Onde está o meu erro? :-\

Fátima Mendes

Olá Bruna!
Vou marcar a vermelho, os pontos onde houve engano, Ok?

Citação de: Bruna em Janeiro 19, 2011, 01:28:09 PM
Boa tarde colegas!

Estive a resolver a parte de contab. analitica do exame de Novembro/2007, e na questão 39, não me deu o resultado que é correcto, tendo em conta as soluções da otoc.
Eu vou passar para aqui a minha resolução, e o que pedia, era que alguém me ajudasse a ver o meu erro (desconfio que seja na valorização do subproduto).

Então aqui vai:

Custos conj. produção = 132000€
Valorização subproduto= 21000€-9000€=12000€
      Total custos conj. = 132000-12000=120000

ALFA
   5000*24€=120000€
   Custos especificos= 30000€
   120000-30000=90000€
   Valor relativo vendas: 37,5% (90000/240000)
   Imputação do custo conj. =45000€ (120000*37,5%)
   Custo total prod= 75000€ (45000+30000)
            Custo unit ALFA=75000€/5000= 15€

Para BETA segui o mesmo raciocinio.

Onde está o meu erro? :-\

Com os cumprimentos,

Bruna

Obrigado Fátima!
Foi uma distracção...

Bruna

Há uma dúvida que tenho, e à medida que fui resolvendo os exames se intensificou, que é em relação aos desvios.

O que vejo que fazem nas resoluções, no calculo do desvio total (por ex) é que fazem o real - padrão. (na universidade fazia ao contrario!)
E o que me explicaram na universidade, também, foi que, aquando da subtração se der sinal positivo é um desvio favoravel, caso contrário, é desfavoravel.

Ora, o que eu detectei mts vezes e também podemos ver na resolução deixada em anexo por uma colega mais acima, é que apesar de dar um desvio com sinal positivo, o resultado que dão como certo é o desfavoravel. O que me confunde, já que eu guiava me pelo sinal que dava no desvio total.

Tambem é certo, que ja reparei que basta ver item a item e perceber se gastamos mais do que o previsto ou não, e daí tirar a conclusão se é favoravel ou não.
Mas mesmo assim, fico com a duvida. Já que nesta resolução fiz tudo direitinho, no entanto, fiz para os 3 factores (e falo da Q40) PADRAO-REAL. E no fim, apesar de ter valores iguais, como da-me sinais diferentes, fiquei logo cm o resultado errado!

O que eu pedia, era se alguém me pode elucidar um pouco melhor sobre esta questão dos desvios.
Agradecia! =)

Fátima Mendes

Para melhor esclarecer as suas dúvidas, veja a sebenta de preparação para o exame da OTOC do IPCA que o nosso colega Paulo gentilmente partilhou.

http://contabilistas.info/index.php?topic=738.0

Quanto ao sinal positivo ou negativo, lá não explica mas vamos ver se consigo explicar:

o desvio é conseguido pela diferença entre o Real e o Padrão. Então temos:

Se R>P= sinal positivo, logo significa que é desfavorável para a empresa pois os custos reais foram maiores do que o previsto(padrão);

Se R<P= sinal negativo, logo é favorável para a empresa pois os custos reais foram menores do que o padrão.

o desvio total vai ser a soma entre o desvio de quantidades e desvio de preços e o sinal vai depender dessa soma, que pode ser positiva ou negativa.

Espero ter esclarecido a sua dúvida!

Citação de: Bruna em Janeiro 19, 2011, 03:42:45 PM
Há uma dúvida que tenho, e à medida que fui resolvendo os exames se intensificou, que é em relação aos desvios.

O que vejo que fazem nas resoluções, no calculo do desvio total (por ex) é que fazem o real - padrão. (na universidade fazia ao contrario!)
E o que me explicaram na universidade, também, foi que, aquando da subtração se der sinal positivo é um desvio favoravel, caso contrário, é desfavoravel.

Ora, o que eu detectei mts vezes e também podemos ver na resolução deixada em anexo por uma colega mais acima, é que apesar de dar um desvio com sinal positivo, o resultado que dão como certo é o desfavoravel. O que me confunde, já que eu guiava me pelo sinal que dava no desvio total.

Tambem é certo, que ja reparei que basta ver item a item e perceber se gastamos mais do que o previsto ou não, e daí tirar a conclusão se é favoravel ou não.
Mas mesmo assim, fico com a duvida. Já que nesta resolução fiz tudo direitinho, no entanto, fiz para os 3 factores (e falo da Q40) PADRAO-REAL. E no fim, apesar de ter valores iguais, como da-me sinais diferentes, fiquei logo cm o resultado errado!

O que eu pedia, era se alguém me pode elucidar um pouco melhor sobre esta questão dos desvios.
Agradecia! =)
Com os cumprimentos,

SérgioFernandes

Precisava duma ajuda na questão nº6 deste exame...

Obrigado.

Fátima Mendes

Boa tarde Sérgio!

Questão 6:

Mg S/PC=(PV-PC)/PC
0,3333=(12-PC)/PC
PC=12
Logo,

Mg S/PV= (PV-PC)/PV
Mg S/PV= (12-9)/12 = 0,25

Resposta b) 25%

Continuação de bons estudos,

Fátima

Citação de: SérgioFernandes em Janeiro 26, 2011, 03:08:13 PM
Precisava duma ajuda na questão nº6 deste exame...

Obrigado.
Com os cumprimentos,

Rita

Boa tarde colegas,

será k alguém me consegue ajudar na resolução das questões 27 i 28 deste exame? em k artigos se baseiam?

obrigado

mochocool

Boa noite,

Alguem poderá ajudar me nas questões 28 e 31? Não estou a conseguir chegar aos valores  :'(

LCE88

Boa Noite,

Por acaso alguém tem a resolução da questão 34?  :)

Cumprimentos.

Fátima Lé

Na QUEIJOGAL é consumida uma grande quantidade de rações, com a alimentação dos animais. Nos últimos tempos, o preço dessas rações tem
subido vertiginosamente, em consequência dos aumentos de preços dos cereais. Reagindo ao aumento do preço das rações, os administradores da
QUEIJOGAL decidiram adquirir, em finais de Janeiro de 2007, livre de quaisquer ónus ou encargos, uma propriedade rústica. Na herdade, com uma
área bruta de 200 hectares, produzem-se cereais que são usados na alimentação dos animais da empresa. A liquidação do IMI da herdade relativo
ao ano fiscal de 2006 foi efectuada em Fevereiro de 2007 e o imposto foi pago pela QUEIJOGAL.
QUESTÃO 22.:
O IMI liquidado em Fevereiro de 2007, relativo à herdade recentemente adquirida, e pago pela QUEIJOGAL:
a) Não poderá ser aceite como custo fiscal de 2007 porque respeita ao ano de 2006.
b) Não poderá ser aceite como custo fiscal de 2007 porque, de acordo com a Lei, deveria ter sido suportado pelo anterior proprietário.
c) Poderia não ter sido pago, ao abrigo da possibilidade legal de diferimento do pagamento de impostos.
d) É aceite como custo fiscal, pois foi pago pela QUEIJOGAL.

A OTOC considerou como correta a alínea b). A justificação legal baseia-se no art. 8º n.º 1 IMI?