Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Questão 1, exame 26 Junho 2010

4 Respostas    6.230 Visualizações

Iniciado por TiagoP, Agosto 25, 2012, 10:34:51 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

TiagoP

Bom dia,

A questão 1 do exame alguém me pode ajudar relativamente ao enquadramento da questão?

Obrigado.

cumprimentos.
TiagoP

AndreiaM

Olá TiagoP,

Uma vez que se trata de uma sociedade anónima, está sujeita a certificação legal de contas.
Logo, mesmo não ultrapassando os limites para ser considerada pequena entidade, não pode adoptar a norma das pequenas entidades, conforme previsto no artigo 9º nº 1 do DL 158/2009 (com as alterações introduzidas pela Lei 20/2010).

Espero ter ajudado

Citação de: TiagoP em Agosto 25, 2012, 10:34:51 AM
Bom dia,

A questão 1 do exame alguém me pode ajudar relativamente ao enquadramento da questão?

Obrigado.

cumprimentos.
TiagoP

TiagoP

Falhou-me essa questão de que sendo sociedade anónima está sujeita a CLC, desta forma já consigo enquadrar esta questão no esquema resumo do DL 158/2009 que me foi disponibilizado numa formação e que resume praticamente todas estas questões e artigos, no entanto neste esquema que me foi disponibilizado e tendo CLC ele atira para 2 hipoteses:

. Artº3º nº1, NCRF e para o Artº 4 nº4, Faculdade NIC/UE c/CLC, logo nesta questão tanto poderia ser a alinia a) como a alinea d). o que leva a confundir em termos de resposta (!!!!).

não sei se estou a fazer algum tipo de confusão neste questão mas estou a basear-me no esquema resumo que me foi disponibilizado.

Obrigado,

Cump.
TiagoP

AndreiaM

Pois..aqui eu acho que é uma questão de interpretação.
Temos de ter muita atenção ao que nos é pedido no enunciado!

A pergunta diz:

CitaçãoNa elaboração das respectivas contas individuais de 2010, a SEMPRE A ANDAR AVEIRO deverá adoptar:

A empresa deve (está obrigada a) adoptar as NCRF, podendo optar pelas NIC's, caso as contas do grupo onde está inserida sejam objecto de consolidação.

Neste caso, excluiria logo a resposta d).

Espero ter ajudado

Citação de: TiagoP em Agosto 25, 2012, 04:38:11 PM
Falhou-me essa questão de que sendo sociedade anónima está sujeita a CLC, desta forma já consigo enquadrar esta questão no esquema resumo do DL 158/2009 que me foi disponibilizado numa formação e que resume praticamente todas estas questões e artigos, no entanto neste esquema que me foi disponibilizado e tendo CLC ele atira para 2 hipoteses:

. Artº3º nº1, NCRF e para o Artº 4 nº4, Faculdade NIC/UE c/CLC, logo nesta questão tanto poderia ser a alinia a) como a alinea d). o que leva a confundir em termos de resposta (!!!!).

não sei se estou a fazer algum tipo de confusão neste questão mas estou a basear-me no esquema resumo que me foi disponibilizado.

Obrigado,

Cump.
TiagoP

TiagoP

De facto, é mesmo uma questão de interpretação.

obrigado pela ajuda.

Cump.
TiagoP.

Citação de: mangovsky em Agosto 25, 2012, 07:51:31 PM
Pois..aqui eu acho que é uma questão de interpretação.
Temos de ter muita atenção ao que nos é pedido no enunciado!

A pergunta diz:

CitaçãoNa elaboração das respectivas contas individuais de 2010, a SEMPRE A ANDAR AVEIRO deverá adoptar:

A empresa deve (está obrigada a) adoptar as NCRF, podendo optar pelas NIC's, caso as contas do grupo onde está inserida sejam objecto de consolidação.

Neste caso, excluiria logo a resposta d).

Espero ter ajudado

Citação de: TiagoP em Agosto 25, 2012, 04:38:11 PM

Obrigado,

Cump.
TiagoP