Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Matérias estatutarias e deontológicas

30 Respostas    42.043 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Outubro 06, 2010, 12:11:23 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

saraacs

Fátima Mendes

Com os cumprimentos,

SaraD

Controller de Gestão/Finenceir

sergiosilva

obrigado
estes apontamentos sao fantasticos

cumprimentos

Dolores

´´gostaria que me ajudassem no seguinte: é a 1ª. vez que vou fazer a parte de ética no exame, não o fiz anteriormente pq tenho dispensa mas desta vez vou apostar, a pergunta é respeitante ao material que tenho q levar - cod deontologico, estatutos e reg controlo de qualidade? posso utilizar os codigos aqui disponibilizados em Outubro pelo colega Tmadeira? Será que terei que levar mais informação? Agradeço a ajuda que os colegas me possam dar no sentido da otientação p/ o mesmo.
Mt obg
Dolores 

Fátima Mendes

Citação de: Dolores em Setembro 24, 2011, 03:31:45 PM
´´gostaria que me ajudassem no seguinte: é a 1ª. vez que vou fazer a parte de ética no exame, não o fiz anteriormente pq tenho dispensa mas desta vez vou apostar, a pergunta é respeitante ao material que tenho q levar - cod deontologico, estatutos e reg controlo de qualidade? posso utilizar os codigos aqui disponibilizados em Outubro pelo colega Tmadeira? Será que terei que levar mais informação? Agradeço a ajuda que os colegas me possam dar no sentido da otientação p/ o mesmo.
Mt obg
Dolores

Olá Dolores,

Sim, pode e deve levar os códigos e na minha opinião faz muito bem em apostar em ética, só não se esqueça de, no dia do exame, assinalar que vai responder a essas questões. Mas, para além do CD, EOTOC e CQ que a colega referiu, aconselho (art.24º da Lei Geral Tributária e art.8º do Regime Geral das Infrações Tributárias) sobre a responsabilidade dos Técnicos Oficiais de Contas, Regulamento de inscrição de sociedades de Prof. de TOCS e nomeação pelas sociedades de contabilidade do responsável técnico e Notas Interpretativas do CD e ETOC(as NI apenas para leitura).
Elementos de Consulta (programa Out/2011)
1. Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
2. Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas
3. Regulamento de Controlo de Qualidade
4. Regulamento de inscrição de sociedades de Prof. de TOCS e nomeação
pelas sociedades de contabilidade do responsável técnico
5. Códigos não anotados
6. Sistemas de Normalização Contabilística e Planos oficiais de contabilidade
7. Diretrizes contabilísticas e normas interpretativas
8. Normas internacionais de contabilidade publicadas em regulamento
comunitário
9. SNC Microentidades

10. SNC - Entidades não lucrativas

Anexo códigos, NI e outros materiais de estudo. Alguns desses elementos já estão no fórum, mas envio o ficheiro completo.

Espero que ajude,

Bom estudo
Com os cumprimentos,

Dolores

Boa tarde,
Agradeço a colaboração e boa vontade da colega Fatima Mendes relativamente à minha questão s/ MED. Vou imprimir td o material que me enviou e assim sei que vou completamente fornecida / qq eventualidade q surja. Qt ao LGT E RGTI tenho o livro sistema fiscal português mas esta actualizado até Setembro/2010, (foi p/o exame de Outubro) e já reparei que alguns artigos já foram alterados mesmo a nivel de outos codigos fiscais, provavelmente o melhor é imprimir tudo novamente.
Obrigada pela grande ajuda
Cump
Dolores

Isaura Sobral

Olá,

Anexo ficheiro com questões de ética, disponibilizados pelo formador.

Bom estudo,
IS

SUSANAFARINHA

Muito Obrigado pelo Material Fornecido!
Já fui a exame em 2009 e nunca mais tive coragem de lá voltar... Mas agora preciso mesmo de passar tanto a nível profissional como ''psicológico''...
Em 2009 não fiz a parte de Ética mas agora pelo que já me apercebi vale mesmo a pena fazer, correcto?

BJS

Susana Farinha

Saraimc

Bom dia,

Eu estava dispensada de fazer a parte de Ética. e optei por fazer... na minha opinião, acho que vale a pena.

Cumprimentos,
Sara

Citação de: SUSANAFARINHA em Novembro 23, 2011, 12:00:16 PM
Muito Obrigado pelo Material Fornecido!
Já fui a exame em 2009 e nunca mais tive coragem de lá voltar... Mas agora preciso mesmo de passar tanto a nível profissional como ''psicológico''...
Em 2009 não fiz a parte de Ética mas agora pelo que já me apercebi vale mesmo a pena fazer, correcto?

BJS

Susana Farinha

Tânia Silva

Muito obrigada pelo material disponibilizado.. Vai ajudar imenso

EdinéiaD

Boa tarde, Colegas!

Estou estudando para o exame de junho/2013 e organizando o meu material de consulta. Seria possível algum colega disponibilizar um índice do CTOC e EOTOC?

Obrigada pela atenção

cardiga.silvie

Bom dia,
Não consigo acesso a pagina de índice de fiscalidade e ética.

AndreiaM

cardiga.silvie