collapse

Pesquisa



Contabilização Seg social trabalhador independente

  • 28 Respostas
  • 32348 Visualizações
*

Offline Wonder

  • **
  • 27
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #15 em: Novembro 29, 2012, 11:08:18 am »
Bom, essa do "normal" e "não normal" também desconheço, a única dúvida era se o valor da segurança social seria custo ou não, mas já percebi que sim, e faz todo o sentido.

Obrigada!

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #16 em: Novembro 29, 2012, 11:22:58 am »
Como já foi referido, não é o único.
Concluindo, as contribuições são gasto 635/12 ou 11.

Bom, essa do "normal" e "não normal" também desconheço, a única dúvida era se o valor da segurança social seria custo ou não, mas já percebi que sim, e faz todo o sentido.

Obrigada!
Saudações
Paulo Braga

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #17 em: Novembro 30, 2012, 01:25:10 pm »
Já expliquei acima o que é normal e não normal, mas repito.
Normal é quando trabalhadores independentes não pagam salário a eles próprios, portanto descontam como independentes.
Não normal são os trabalhadores independentes que pagam salários a eles próprios, e estão enquadrados em conformidade.
Como a primeira situação é de longe, mas de longe, a mais comum, é óbvio que é esta a situação normal e a outra a não normal.

Na situação não normal, como os vencimentos fazem parte dos custos da actividade considero que a segurança social que incide sobre o vencimento é também custo da actividade e o processamento é feito tal e qual o gerente da empresa, a única diferença é que o salário e a segurança social acrescem quando estamos a preencher o modelo 3.
Na situação normal, como o rendimento não é incluído na actividade (é o resultado dela) por uma questão de coerência não incluo a segurança social também.



*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #18 em: Novembro 30, 2012, 02:31:10 pm »
Continuo a dizer que não conheço o independente normal e não normal, por muito que repita.
O que quer dizer com “Não normal são os trabalhadores independentes que pagam salários a eles próprios, e estão enquadrados em conformidade.”[/b][/u]Eu não sei onde se faz esse enquadramento como normal!? Mas gostava de saber!

“…a única diferença é que o salário e a segurança social acrescem quando estamos a preencher o modelo 3.”[/u][/b] Está completamente errado e posso ainda dizer que está a causar um prejuízo ao contribuinte independente, pois a seg social paga pelo independente é um custo fiscal!

Essa terminologia que utiliza é completamente alheia e por muito que queira perceber não consigo.
Mas como já referiu anteriormente, essa terminologia é utilizada por 99,9999999%.... eu sou a décima que falta.


Já expliquei acima o que é normal e não normal, mas repito.
Normal é quando trabalhadores independentes não pagam salário a eles próprios, portanto descontam como independentes.
Não normal são os trabalhadores independentes que pagam salários a eles próprios, e estão enquadrados em conformidade.
Como a primeira situação é de longe, mas de longe, a mais comum, é óbvio que é esta a situação normal e a outra a não normal.

Na situação não normal, como os vencimentos fazem parte dos custos da actividade considero que a segurança social que incide sobre o vencimento é também custo da actividade e o processamento é feito tal e qual o gerente da empresa, a única diferença é que o salário e a segurança social acrescem quando estamos a preencher o modelo 3.
Na situação normal, como o rendimento não é incluído na actividade (é o resultado dela) por uma questão de coerência não incluo a segurança social também.

Saudações
Paulo Braga

*

Offline André Pereira

  • *****
  • 1513
  • 473
  • Sexo: Masculino
  • "Sucesso é mais atitude do que aptidão."
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #19 em: Novembro 30, 2012, 02:39:56 pm »
Boa tarde,

Independenteme nte de ser trabalhador dependente ou independente, é contribuição para Seg. Social, assim:

635
a 245

depois

245
a 11 ou 12

No maximo podesse abir uma sub conta 638  - Contribuições 5% trabalhadores independentes para não se lançar na 245.

Cumprimentos,
André Pereira

Cumprimentos,
André Pereira

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #20 em: Dezembro 05, 2012, 08:27:14 am »
...Está completamente errado e posso ainda dizer que está a causar um prejuízo ao contribuinte independente, pois a seg social paga pelo independente é um custo fiscal!....


Não é custo fiscal, nem contabilístico sequer por dois motivos:
1 - As contribuições dão direitos futuros, se consideras isso como custo tens que considerar as pensões, etc... como proveito, e isso acredito que não passa pela cabeça de ninguém.
2 - Os custos aceites fiscalmente não tem nada a haver com o imposto, o lucro é a diferença entre os valores do património líquido no fim e no início do período.

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #21 em: Dezembro 05, 2012, 11:10:07 am »
Esclarece-me uma coisa, porque com a convicção que falas eu até fico na dúvida.
Nesse teu raciocínio, não é custo fiscal por se tratar de um trabalhador independente “normal” ou “não normal”.

Mas gostaria de ouvir a opinião de outros colegas, desse teu raciocínio!

Só mais uma coisa, que gostaria de ver esclarecida por ti, porque eu já não sei.

O que entendes por:
1º regimes obrigatórios de segurança social
2º regimes complementares de segurança social

E já agora, se não for pedir muito, achas que existe alguma diferença entre elas.


...Está completamente errado e posso ainda dizer que está a causar um prejuízo ao contribuinte independente, pois a seg social paga pelo independente é um custo fiscal!....


Não é custo fiscal, nem contabilístico sequer por dois motivos:
1 - As contribuições dão direitos futuros, se consideras isso como custo tens que considerar as pensões, etc... como proveito, e isso acredito que não passa pela cabeça de ninguém.
2 - Os custos aceites fiscalmente não tem nada a haver com o imposto, o lucro é a diferença entre os valores do património líquido no fim e no início do período.

« Última modificação: Dezembro 05, 2012, 11:12:40 am por jpaulobraga »
Saudações
Paulo Braga

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #22 em: Dezembro 05, 2012, 04:37:53 pm »
...
O que entendes por:
1º regimes obrigatórios de segurança social
2º regimes complementares de segurança social
...
Nas duas tens o mesmo problema, as pensões que o empresário vai receber, é que o pensionista e o empresário são a mesma entidade, e qual critério usas para dizer que a segurança social é da actividade, e a pensão é particular?

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #23 em: Dezembro 05, 2012, 05:02:35 pm »
Mas diz-me uma coisa, tu acreditas mesmo naquilo que estás a dizer?

Então não existe qualquer diferença entre  “regimes obrigatórios de segurança social” e
“regimes complementares de segurança social”.

E já agora, tu acresces o valor das contribuições pagas pelo trabalhador independente?

Gostava que me elucidasses onde te estás a fundamentar para dizeres.

Pois se dizes que eu tenho um problema, eu digo que tu tens vários.

Aliás, tu não… o trabalhador independente, esse sim.

Nenhum colega se prenuncia, ou será que concordam com este raciocínio!

...
O que entendes por:
1º regimes obrigatórios de segurança social
2º regimes complementares de segurança social
...
Nas duas tens o mesmo problema, as pensões que o empresário vai receber, é que o pensionista e o empresário são a mesma entidade, e qual critério usas para dizer que a segurança social é da actividade, e a pensão é particular?
« Última modificação: Dezembro 05, 2012, 05:06:28 pm por jpaulobraga »
Saudações
Paulo Braga

*

Offline Wonder

  • **
  • 27
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #24 em: Dezembro 13, 2012, 11:45:59 am »
Olá:
Resposta definitiva e fidedigna dada pela direcção de finanças...
Artigo 33º n.º 8 CIRS... "prestações de natureza remuneratória, não são dedutíveis para efeitos de determinação do rendimento da categoria B".
Podemos lançar o custo na 63, mas depois temos que o acrescer para determinação do rendimento tributavel.

E assim, se encerra este capítulo com uma informação dada por quem sabe.
Obrigada a todos pela partilha de ideias.

*

Offline jpaulobraga

  • ****
  • 385
  • 11
  • Sexo: Masculino
  • "A alegria não está nas coisas: está em nós."
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #25 em: Dezembro 17, 2012, 11:27:39 am »
Bom dia,
Encerrar o assunto, julgo que não….
Diz-me uma coisa, essa informação foi dada através de informação vinculativa?
Ou foi uma um esclarecimento?

Porque eu julgo que as contribuições pagas pelo eni são custo fiscal.
Mas gostava de saber a opinião de outros colegas.

Olá:
Resposta definitiva e fidedigna dada pela direcção de finanças...
Artigo 33º n.º 8 CIRS... "prestações de natureza remuneratória, não são dedutíveis para efeitos de determinação do rendimento da categoria B".
Podemos lançar o custo na 63, mas depois temos que o acrescer para determinação do rendimento tributavel.

E assim, se encerra este capítulo com uma informação dada por quem sabe.
Obrigada a todos pela partilha de ideias.
« Última modificação: Dezembro 17, 2012, 11:29:16 am por jpaulobraga »
Saudações
Paulo Braga

*

Offline OLGA TEIXEIRA

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #26 em: Julho 22, 2013, 06:28:57 pm »

è um gasto


635/cx ou do


Bom dia:
Um trabalhador independente com contabilidade organizada, paga as contribuições mensais à segurança social.
Como é feito o lançamento contabilistico?
Levo à 245 ou 513? :-\

Obrigada!
Esclarece-me uma coisa, porque com a convicção que falas eu até fico na dúvida.
Nesse teu raciocínio, não é custo fiscal por se tratar de um trabalhador independente “normal” ou “não normal”.

Mas gostaria de ouvir a opinião de outros colegas, desse teu raciocínio!

Só mais uma coisa, que gostaria de ver esclarecida por ti, porque eu já não sei.

O que entendes por:
1º regimes obrigatórios de segurança social
2º regimes complementares de segurança social

E já agora, se não for pedir muito, achas que existe alguma diferença entre elas.


...Está completamente errado e posso ainda dizer que está a causar um prejuízo ao contribuinte independente, pois a seg social paga pelo independente é um custo fiscal!....


Não é custo fiscal, nem contabilístico sequer por dois motivos:
1 - As contribuições dão direitos futuros, se consideras isso como custo tens que considerar as pensões, etc... como proveito, e isso acredito que não passa pela cabeça de ninguém.
2 - Os custos aceites fiscalmente não tem nada a haver com o imposto, o lucro é a diferença entre os valores do património líquido no fim e no início do período.


O que diz A AT
nº 8. art.º 34º do IRS - As remunerações do empresário ou familar não são custo fiscal, já as contribuições são custo fiscal é consultar o Oficio-Circular X-1/92, de 23/06 - Direcção Serviços IRS

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #27 em: Julho 22, 2013, 10:59:03 pm »
Bom dia,
Encerrar o assunto, julgo que não….
Diz-me uma coisa, essa informação foi dada através de informação vinculativa?
Ou foi uma um esclarecimento?

Porque eu julgo que as contribuições pagas pelo eni são custo fiscal.
Mas gostava de saber a opinião de outros colegas.
...

Este parecer técnico, como pretende ser, não serve nem sequer para limpar o (ATENÇÃO a linguagem usada), é esse o significado da última frase, "A emissão deste parecer não dispensa a consulta da legislação indicada" em toda a sua glória.
Depois, o parecer "fala" do enquadramento fiscal enquanto nada da pergunta aborda este tema, directa ou indirectamente (já para não falar em que trabalhador independente ter contabilidade organizada não implicar estar, ou não estar, no regime simplificado de tributação).
E para cúmulo fala em POC??????????, mas o parecer não é sobre uma empresa individual sujeita a código comercial??????????
etc...

Acerca do assunto tenho a acrescentar, ao que já disse que o empresário não é pessoal (para ir a uma conta de custos com o pessoal) porque não tem contracto de trabalho (ou assimilado), e é impossível que haja alguma situação em que seja evocado paralelismo com este.
Orgãos estatutários implica estatutos, o que é impossível de haver neste caso.
A coisa mais próxima que há a um empresário, numa sociedade são os sócios...
« Última modificação: Julho 22, 2013, 11:01:51 pm por contabilistas.net »

*

Offline Natália Crespo

  • **
  • 12
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Contabilização Seg social trabalhador independente
« Responder #28 em: Julho 25, 2013, 09:52:03 am »
E se o independente não pagar a segurança social, se não passar pela 2451, não se sabe se ele tem dividas a segurança social.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
5000 Visualizações
Última mensagem Janeiro 26, 2012, 01:44:02 pm
por CristinaA
1 Respostas
1899 Visualizações
Última mensagem Abril 11, 2012, 06:31:25 pm
por Isaura Sobral
1 Respostas
2096 Visualizações
Última mensagem Dezembro 15, 2014, 02:45:11 pm
por Lisnina
2 Respostas
1644 Visualizações
Última mensagem Março 14, 2018, 12:26:41 pm
por Sérgio53
2 Respostas
2804 Visualizações
Última mensagem Maio 04, 2018, 04:52:54 pm
por stalker90

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.