collapse

Pesquisa



Recurso para o Bastonário

  • 43 Respostas
  • 5057 Visualizações
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #30 em: Fevereiro 17, 2013, 11:53:20 am »
Olá,
No dia 14 de manhâ também recebi um telefonema a questionar se eu queria inscrever-me no exame de Fevereiro. Perguntei se tinham alguma previsão de envio das respostas ao recurso e foi dito que ainda não tinham previsão... No mesmo dia, à tarde recebo um e-mail a dar-me como "não aprovada". Um pouco estranho.. não sei!
Estou a aguardar a carta pelo correio.
Estou desiludida, mas o que interessa e não desistir.

Cumpts,
Cátia Santos

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #31 em: Fevereiro 17, 2013, 11:55:11 pm »
Estou a achar tão estranho esta história dos emails e de uns receberem e outros não além de tb como a colega Crodrigues falou pelo que vem no email foi uma decisão do conselho directivo... Não percebo mesmo...??!? Alguém aí que tenha passado por um processo destes recebeu e-mail para comunicar o resultado??! Amanhã na volta falto ao trabalho de manhã... Estou super ansiosa...
Boa sorte a todos e se fôr caso disso bom estudo!
Saudações cordiais (",)

*

Offline CRodrigues

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #32 em: Fevereiro 18, 2013, 09:52:57 am »
O meu caso ainda foi mais estranho... porque ligaram-me na quinta feira... eu não dei a certeza se ia ao exame ou nao, disse consoante o resultado é que decidia. Na quinta feira a tarde recebi o email e na sexta feira voltaram-me a ligar a dizer, pronto, ja recebeu o email com o resultado, neste caso nao aprovado, "quer ir ao exame ou nao?" do tipo, enviaram-me o email para eu me decidir.. que awesome! =/

*

Offline Dora

  • ****
  • 309
  • 13
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #33 em: Fevereiro 18, 2013, 11:21:11 am »
Bom dia colegas,

Na passada 5ªf recebi um email (por não ter atendido o telemóvel) a perguntar se pretendia ir a exame dia 23/2/2013, pois o meu recurso ainda estava a ser analisado, se assim o quissesse para fazer a transf. Banc. pq se a resposta fosse positiva, devolviam-me o dinheiro.
Respondi que sim, que ia a exame e fiz a transf. banc. na 6ªf.

Acabo de receber pelos ctt, a carta da OTOC com a informação habitual da hora e local de exame, bem como das matérias.

Pensei que fosse a carta com o resultado mas não ...
Mais um dia de espera!?

cump.
Dora

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #34 em: Fevereiro 18, 2013, 11:53:36 am »
Pois... Eu qd me ligaram disse que nao iria dia 23. E ainda nem email nem carta... :S que sufoco :(
Bjs***
Saudações cordiais (",)

*

Offline Baos

  • **
  • 37
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #35 em: Fevereiro 18, 2013, 12:59:15 pm »
Liquinhas eu enviei o meu recurso dia 4 de Janeiro. A mim não me ligaram só na sexta é que tinha um email que o recurso não tinha sido aprovado. A mim quem me mandou email foi do Departamento Juridico.

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #36 em: Fevereiro 18, 2013, 02:51:26 pm »
Departamento Jurídico??! ui...??! O recurso não seria ao Sr.Bastonário??! Há coisas que me ultrapassam mesmo... De qualquer das formas ainda continuo à espera de e-mail telefonema ou o que fôr... Se a minha resposta estiver a demorar e eu não tiver sido aprovada acredito que não seja uma situação muito justa uma vez que já estou com menos 2 dias (úteis) de "estudo"... Mas pelo contrário se eu tiver tido sucesso na minha contestação irei partilhar com quem quiser (como sempre fiz) a minha fundamentação. Confesso que apliquei no meu texto o uso de uma boa "ensaboadela" ao que eles chamaram na resposta do 1º recurso de "considerandos do examinando".
Quero muito acreditar que esta demora queira dizer qq coisa positiva para mim, fico triste com os que não obtiveram o aprovado pois acho que é uma injustíça o que aconteceu. A questão estava mal formulada e devia a meu entender ter sido anulada.
Força aí colegas!!!
Saudações cordiais (",)

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #37 em: Fevereiro 18, 2013, 03:52:57 pm »
Colegas não resisto... vou partilhar um pouco do meu recurso... vejam o que acham, se é parecido com o vosso... é que liguei agora para a Otoc e só amanhã é que o meu processo irá para reunião com o Sr. Bastonário... por isso a receber notícias só irei saber de alguma coisa na quarta por email ou quinta por carta...
Aqui vai a tal alusão aos eventos de comemoração do cinquentário da empresa, nomeadamente ao almoço com clientes e sócios e ao jantar de 4000€...:

RESPOSTA DO JÚRI AO PEDIDO DE REVISÃO DA QUESTÃO 12
“A candidata apresenta o pedido de revisão de prova com base em considerandos, terminando que a melhor resposta é d) Nenhuma das anteriores.
O evento em causa contou com a presença dos dois sócios gerentes e dos clientes mais importantes, pelo que se trata de um gasto associado à função venda de bens e serviços. Daí a classificação em “Um custo de distribuição”.
Consequentemen te não se reconhece razão relativamente à resposta considerada como correta pela candidata.”

CONTESTAÇÃO A V. EX.ª DA DECISÃO DO JÚRI SOBRE A QUESTÃO 12
Como foi verificado por V. Ex.ª na defesa da questão 12 que aqui apresentei e que foi enviada ao Júri do Exame, fundamentei que deveria ser considerada também correta a opção “Nenhuma das anteriores”. Obtive como resposta que me baseei em “considerandos” para justificar a minha escolha. Continuo a defender tudo o que referi na carta que enviei ao Presidente do Júri e venho por este meio vincar a minha opção de resposta sendo que irei adicionar uma análise aos fatos facultados aos examinandos em exame que são, única e exclusivamente, o texto que nos apresentam:
Texto apresentado aos examinandos:
“Realizou-se, no passado dia 28 de Maio de 2012, num conceituado restaurante da cidade, o almoço comemorativo dos ‘50 Anos da GRAFITOC’. O evento contou com a presença dos dois sócios-gerentes e dos clientes mais importantes. A despesa total ascendeu a 4.000€ mais o IVA. O gerente da GRAFITOC pretendeu pagar o jantar em numerário. O TOC da GRAFITOC pondera também como classificar a despesa com o dito jantar comemorativo, no que respeita à contabilidade analítica.”
Fatos:
1º Houve um almoço e um jantar (pois fala-se em almoço e depois pergunta-se como classificar um jantar);
2º O almoço foi para comemoração dos “50 anos da GRAFITOC”;
3º A informação disponibilizad a acerca do jantar apenas elucida que foi comemorativo, que o gerente pretendeu pagar a despesa em numerário e pergunta onde classificar essa despesa no que respeita à contabilidade analítica.
Análise dos fatos:
Uma vez que o meu recurso foi recusado com a justificação da minha escolha ter-se baseado em “considerandos”, recalco a opção escolhida reforçando a minha defesa inicial agora com a análise dos fatos que foram disponibilizad os aos examinandos.
Ora, se a questão é:
“O TOC da GRAFITOC pondera também como classificar a despesa com o dito jantar comemorativo, no que respeita à contabilidade analítica.” A resposta só pode ser “Nenhuma das anteriores”.
No enunciado somos informados que houve um almoço comemorativo que contou com a presença dos sócios gerentes e dos clientes mais importantes e que houve um jantar comemorativo. A pergunta é como classificar o jantar e não o almoço.
O jantar comemorativo é referente à comemoração de “50 Anos da GRAFITOC”, não é comemoração do “lançamento do produto 50 XPTO” ou até comemoração da “inauguração da loja 50 da GRAFITOC”, aliás refere explicitamente que é “jantar comemorativo”, não diz que é jantar promocional dos “50 Anos da GRAFITOC” nem jantar publicitário dos “50 Anos da GRAFITOC”, só destas formas é que seria de considerar um Gasto de Distribuição (acho que torno assim, com exemplos, mais claro o meu ponto de vista). Com isto considero que a rubrica mais apropriada para classificar a despesa não será Gastos de Distribuição mas sim Gastos Administrativo s e por isso optei por “Nenhuma das anteriores” em exame.
Assim como o que é pedido ao examinando é como classificar o dito jantar, reforço desta forma, com fatos, sem recorrer a “considerandos”, que analisando o texto apresentado a opção escolhida pela Otoc não será a melhor resposta. Peço então por isso que considere a alínea “Nenhuma das anteriores” como correta.
Agora recorrendo ao que o Presidente do Júri chamou de “considerandos”:
Como referi em cima a questão apontava para um jantar e não um almoço, mas recorrendo a “considerandos” vamos supor (que foi o que fiz em exame) que houve um engano e que a pretensão não era questionar sobre o dito jantar mas sim sobre o almoço.
O Presidente do Júri considera que um almoço comemorativo do evento “50 anos da GRAFITOC” é um Gasto de Distribuição única e exclusivamente porque estiveram presentes no evento os sócios-gerentes e os clientes mais importantes. Continuo a afirmar que os fatos apresentados em exame são insuficientes para essa tomada de decisão.
Coloco de novo a informação disponibilizad a:
“Realizou-se, no passado dia 28 de Maio de 2012, num conceituado restaurante da cidade, o almoço comemorativo dos ‘50 Anos da GRAFITOC’. O evento contou com a presença dos dois sócios-gerentes e dos clientes mais importantes. A despesa total ascendeu a 4.000€ mais o IVA. O gerente da GRAFITOC pretendeu pagar o jantar em numerário. O TOC da GRAFITOC pondera também como classificar a despesa com o dito jantar comemorativo, no que respeita à contabilidade analítica.”
Do texto em análise não retiro informação que o dispêndio foi de forma inequívoca realizado na utilização de recursos destinados a promover comercialmente a empresa junto do mercado e dos seus clientes. Nada é dito acerca de demonstração, apresentação, lançamento ou publicidade de algum produto nem nada que esteja relacionado com o departamento comercial. Passo a explicar: se o evento é “jantar comemorativo dos ’50 Anos da GRAFITOC’”, os dispêndios foram apenas os 4920€ da despesa no restaurante e não se refere mais nada como é que se poderia ligar este evento à função comercial?
Como já referi na carta enviada ao Presidente do Júri do exame de acesso à ordem, o autor António Pires Caiado refere no livro “Contabilidade Analítica e de Gestão”, Áreas Editora, 6.ª Edição, Lisboa de 2011, que gastos de distribuição (pág. 508) "são os gastos relativos à função comercial (…) administrados pelo departamento comercial com vista a vender e entregar os produtos aos clientes". Assim sendo, um  jantar comemorativo é primeiramente isso, uma comemoração, não há referência à venda de produtos nem a alguma participação do departamento comercial no evento. São exemplos de custos de distribuição/comerciais/venda os gastos com publicidade, ordenados, comissões, deslocações e estadias do pessoal de vendas, transporte para o armazém do cliente, etc. desde que directamente relacionados com o departamento comercial. Noutro parágrafo do referido livro pode ler-se que “Os gastos comerciais podem assumir a natureza de variáveis, fixos e semi-variáveis. Os primeiros são aqueles que variam directamente com o volume de vendas ou com o respectivo valor. São exemplos dos primeiros os transportes, dado que o preço deste varia normalmente em função das quantidades transportadas (toneladas, unidades, etc.). Os gastos semi-variáveis são os que em parte variam em função das vendas. Os gastos fixos são os que não variam directamente com o volume de vendas (Departamento Comercial da Sede, Delegação Comercial da Sucursal, etc.).”. Ou seja, tudo o que esteja relacionado com a função comercial é considerado Gasto de Distribuição.
Se o evento fosse apresentação da campanha promocional “50 Anos da GRAFITOC” aos clientes mais importantes era inequivocament e um Gasto de Distribuição. Agora afirmar que um evento comemoração dos “50 anos da GRAFITOC” é um Gasto de Distribuição por ter tido a presença dos clientes mais importantes em nada nos remete à função comercial na empresa e considero um pouco forçado.
Em caso de dúvida o examinando deverá escolher em exame a hipótese mais verdadeira e pelo que já foi descrito a alínea “Nenhuma das anteriores” deverá ser considerada correta.


Digam da vossa justiça colegas... É parecido com o que escreveram e devo me mentalizar que não tenho hipóteses ou ainda haverá alguma esperança...
Obrigada***
Saudações cordiais (",)

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #38 em: Fevereiro 18, 2013, 09:20:57 pm »
lamento desapontar mas não há hipotese, é um custo de distribuição eles nao voltaram a  traz na palavra, eles alegam que a presença no jantar so constou os dois socios gerente e os clientes mais importantes
« Última modificação: Fevereiro 18, 2013, 09:22:56 pm por Fábio Simões »
Mestre Fábio Simões

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #39 em: Fevereiro 18, 2013, 10:30:46 pm »
Pois colega mas até ao lavar dos cestos para mim é vindima... Não consigo perceber porque uns têm resposta e outros não. Alguém pode partilhar a resposta da Otoc para renuncia do pedido de recurso da 12??!
Obrigada!
Saudações cordiais (",)

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #40 em: Fevereiro 18, 2013, 10:51:51 pm »
Boa noite,

Não aconselho partilha desse elemento tal como sugestão da colega, até posso entender os pontos de vista de todos, mas como imaginam os recursos de um exame ou outra situação qualquer são SEMPRE pessoais, não devem ser alvo de partilha publica em todo ou em parte do seu conteúdo. Volto a relembrar que o "contabilistas. net" é de acesso universal, não pretendemos ver aqui situações pessoais esplanadas, e sabendo que esses mesmos elementos podem ser acedidos por qualquer pessoa interessada no tema

Pois colega mas até ao lavar dos cestos para mim é vindima... Não consigo perceber porque uns têm resposta e outros não. Alguém pode partilhar a resposta da Otoc para renuncia do pedido de recurso da 12??!
Obrigada!
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #41 em: Fevereiro 18, 2013, 11:20:53 pm »
Desculpe, não o fiz por mal. Quarta eu e outros colegas ficaremos a saber da decisão de amanhã dos recursos que faltam por email e na quinta receberemos a carta. O que é quase uma semana de diferença...
Saudações cordiais (",)

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #42 em: Fevereiro 20, 2013, 11:39:34 am »
Recebi email a comunicar que a decisão de "não aprovado" se mantém... :(

Dia 23 vou a exame.

Boa sorte colegas e bom estudo.
Saudações cordiais (",)

*

Offline bustle

  • **
  • 20
  • 0
Re: Recurso para o Bastonário
« Responder #43 em: Fevereiro 20, 2013, 01:45:52 pm »
boa tarde,

também recebi o email hoje com a mesma resposta e não vou a exame dia 23, nem sei se irei mais. Fiquei com a sensação que trataram os recursos todos da mesma forma independenteme nte da argumentação e estão nitidamente a olhar aos €€€.
boa sorte a quem vai a exame!

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
20 Respostas
9096 Visualizações
Última mensagem Maio 30, 2014, 02:39:43 pm
por Cristiana Carvalho
2 Respostas
3898 Visualizações
Última mensagem Janeiro 28, 2015, 09:30:04 pm
por Fábio Simões
3 Respostas
3052 Visualizações
Última mensagem Abril 22, 2015, 09:47:37 am
por patriciafagundes
0 Respostas
3410 Visualizações
Última mensagem Maio 06, 2015, 11:56:45 am
por patriciafagundes
9 Respostas
4060 Visualizações
Última mensagem Maio 26, 2015, 11:44:58 pm
por carina008

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 [3] 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.