collapse

Pesquisa



Cursos superiores de dois anos

  • 3 Respostas
  • 2753 Visualizações
*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Cursos superiores de dois anos
« em: Fevereiro 07, 2014, 01:22:48 pm »
Cursos superiores de dois anos. Governo quer dar responder mais eficaz às necessidades das empresas. Estudantes ficam com o diploma de técnico superior profissional.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=138164


Entretanto os Politécnicos mostram-se indisponíveis para leccionar neste modelo: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=138267


Qual a sua opinião sobre este assunto?
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
Re: Cursos superiores de dois anos
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2014, 02:31:43 pm »
Cursos com duração de dois anos, sinceramente do meu ponto de vista não concordo,                                                                                                  não vejo que seja possível formar alguém correctamente com a duração de dois anos.
Uma licenciatura de 3 anos já negligência alguma parte da matéria que era leccionada nos cursos de 5 anos devido á falta de tempo.
Entendo que o país queira ter toda a população formada, primeiro deu-se um Magalhães e o 12º ano, agora querem dar um Magalhães e um curso superior.
E não esquecer que já existe os sets, cursos de especialização de um ano e meio.
É a minha opinião
Não sei o que é desistir...

*

Offline FilipeMartins

  • ***
  • 100
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Cursos superiores de dois anos
« Responder #2 em: Fevereiro 08, 2014, 12:11:35 am »
Hoje em dia, grande parte do tecido empresarial português mostra uma certa relutância em dar emprego a licenciados pelo método de Bolonha.

Assistimos cada vez mais a ofertas de emprego para licenciados com ofertas salariais que não dignificam sequer quem o paga.
O sistema de ensino superior está estruturado (ou estava) em três ciclos (licenciatura, mestrado e doutoramento). Agora querem criar um cursos superior que é por sua vez inferior ao 1.º ciclo.

Hoje ouvi o secretário de estado dizer na rádio que este curso é equiparado aos cursos de especialiação tecnológia, e foram criados apenas porque os CET não têm aceitação fora do nosso país.

Na minha opinião, o governo pode arranjar mil e uma desculpas para criar este tipo de cursos, mas o que realmente se está a passar é a banalização e o descrédito do ensino superior em portugal.
Filipe Martins

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Cursos superiores de dois anos
« Responder #3 em: Fevereiro 08, 2014, 11:06:16 am »
Esses cursos serão quase como o programa "Novas Oportunidades"... sem credibilidade nenhuma!

Antes da licenciatura, quando ingressei no ensino secundário, optei pela via do ensino técnico profissional de nível III (equivalente ao 12º ano). Sinceramente, quando cheguei ao mercado de trabalho, senti-me preparada para o mundo do trabalho, com apenas 18 anos na altura. Isto porque o curso era de 3 anos com uma componente muito prática (embora também tivesse teórica, essa era apenas a que se considerava estritamente necessária). Só mais tarde, tive possibilidade de ingressar no ensino superior (motivos financeiros), e digo-vos muito sinceramente. A licenciatura não os prepara para o mundo do trabalho (pelo menos no curso de Gestão)! Quanto mais um curso de 2 anos....

Temos de valorizar o nosso ensino, em vez de o facilitarmos cada vez. Há uns anos atrás, só alguns podiam ter licenciatura (os que tinham dinheiro). Acho isso mal, porque também há pobres com muitas capacidades e vontade de aprender. Simplesmente, em vez de permitirmos que apenas, quem o quisesse muito e que lutasse para isso, o conseguisse, o que fizeram, foi "dar" uma licenciatura a todos. Desvalorizou-a e temos o resultado que vemos.... Todos emigram porque não há mercado de trabalho cá que as dignifique!

Cumprimentos,
Débora Sousa

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
12 Respostas
10135 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 28, 2012, 05:32:32 pm
por tiagocosta85
15 Respostas
11551 Visualizações
Última mensagem Novembro 26, 2013, 07:25:29 pm
por kushinadaime
3 Respostas
2958 Visualizações
Última mensagem Março 18, 2014, 01:25:19 pm
por Saraimc
1 Respostas
1720 Visualizações
Última mensagem Abril 27, 2016, 10:59:15 am
por scmnc
3 Respostas
5876 Visualizações
Última mensagem Agosto 28, 2017, 03:04:21 pm
por cmlisboam

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30