Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

DESCONTO PAGAMENTO ANTECIPADO

4 Respostas    4.355 Visualizações

Iniciado por ivone moreira, Novembro 20, 2014, 03:24:06 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ivone moreira

Boa tarde!

Eu tenho uma fatura para pagar a um fornecedor, como vou pagar antes prazo de vencº ter um desconto de 3%.

O valor total da fatura é 492€ (400€+iva).

O desconto de 3% é sobre 492€ ou sobre a base sem iva (400€)?

Obrigada

debsousa

Cumprimentos,
Débora Sousa

AndreiaM


Jose Manuel C.C.Delfino

Boa tarde
Trabalho numa empresa onde é frequente conceder desc. financeiros a clientes.
Sempre tenho defendido o principio de que o desconto deve ser calculado sobre o valor base para calculo de iva ou seja o desconto deve incidir sobre a parte comercial da operação não sendo o iva passível de desconto a não ser que seja emitido doc. para regularização do iva como suporte para a totalidade do desconto. Quando o desc. é feito diretamente no recibo incide sobre o valor da mercadoria. O civa é omisso nesta matéria. Podem-me dizer qual a legislação ou lógica em que se baseiam para que o calculo do desconto seja feito sobre o total da fatura? Agradeço o vosso comentário.
cpts.

debsousa

Sinceramente não tenho fundamentação legal. Sempre me disseram que era assim e não questionei. Sei que existe matéria sobre esse assunto, lembro-me de já ter visto, talvez em algum livro do curso.

Quando o desconto é feito na fatura, incide na base. Mas quando é um desconto de pagamento, ou seja, feito no recibo, é sobre o total.
Cumprimentos,
Débora Sousa