Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Isenção de IVA

3 Respostas    4.146 Visualizações

Iniciado por soares.sara, Março 13, 2013, 10:35:54 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

soares.sara

Boa noite caros colegas,

Alguém me pode esclarecer dúvida?

Numa Loja de tatuagens com regime de contabilidade simplificada e com volume de negócios inferior a 10 000€ por ano .
Nas facturas que passa de prestações de serviços , como é que deve aparecer a menção do IVA ?

Cumprimentos

Sara Soares

AndreiaM

Boa noite,

Se o sujeito passivo está enquadrado no regime de isenção do artigo 53º do CIVA, deve mencionar nas facturas "IVA - regime de isenção", de acordo com o estipulado no artigo 57º do CIVA.

Espero ter ajudado

Citação de: soares.sara em Março 13, 2013, 10:35:54 PM
Boa noite caros colegas,

Alguém me pode esclarecer dúvida?

Numa Loja de tatuagens com regime de contabilidade simplificada e com volume de negócios inferior a 10 000€ por ano .
Nas facturas que passa de prestações de serviços , como é que deve aparecer a menção do IVA ?

Cumprimentos

Sara Soares

soares.sara

Pois a minha ideia era mesmo essa , mas o cliente entregou-me hoje os documentos, e achei estranho o porquê de ele por nas facturas  IVA a 23% e no site das finanças dizer que tem isenção de IVA .

Obrigado pela rapidez em responder

Terei de ir falar melhor com o cliente pois estou um pouco confusa. É a primeira vez que estou a fazer isto e não quero de qualquer modo induzir a erro a pessoa em questão.

Cumprimentos

Sara Soares

Shrek

Atenção que o facto de facturar menos de 10.000 € não significa que tenha que estar enquadrada no regime de isenção de iva, a sua cliente pode ter abdicado da isenção por algum motivo que lhe poderia ser mais favorável que é o caso de haver muitas compras com iva dedutivel e poucas vendas, ou ainda no caso de importações/exportações onde penso que perde o direito a essa isenção tambem.
MAs como disse a colega Mangovsky se estiver enquadrada no art 53 civa então menciona "IVA - regime de isenção".
[url="https://lnkd.in/d69pQBt8"]https://lnkd.in/d69pQBt8[/url]