collapse

Pesquisa



anulação factura

  • 10 Respostas
  • 25584 Visualizações
*

Offline martinnha1980

  • **
  • 38
  • 0
  • Sexo: Feminino
anulação factura
« em: Março 19, 2013, 11:59:01 am »
gostaria que me informassem agora com a nova legislação de facturação se é possivel anular uma factura sem precisar emitir uma nota de credito que nem que seja um engano no nome do cliente ?Ou é obrigatório a emissao de Nota de credito? agradecia que me esclarecessem urgente mente

Marta Barros
TOC

*

Offline NSANTOS

  • ****
  • 267
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: anulação factura
« Responder #1 em: Março 19, 2013, 12:19:05 pm »
Bom dia,

Pode emitir nota de crédito desde que o cliente aceite a fatura e respetiva nota de crédito que a retifica.
Anular também pode, mas se não tiver valores, porque se tiver valores o e-fatura, não assume como anulada e aparece como fatura normal e assume o valor do iva. Existem casos em que o valor do IVA liquidado no e-fatura, submetido pelo ficheiro saft, não corresponde ao valor contabilistico e quando devidamente analisado correspondia as faturas anuladas que consultadas no e-fatura aparecem com os valor certinhos. Só as que não têm valores é que aparece só o número e valores nada.
Depende da sua situação se tem com valores a fatura a retificar, pois a dúvida que se põe é se o cliente vai aceitar 2 faturas e uma NC, se sim é o melhor procedimento.

Cumprimentos,

*

Offline anaapiquinina

  • **
  • 37
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: anulação factura
« Responder #2 em: Março 19, 2013, 12:22:09 pm »
nesse caso continua a ser possivel anular a factura. E tem de ver a configuração do seu programa, porque o meu assume as facturas anuladas  com valores a negativo no e-factura. As facturas anuladas parecem como notas de crédito na designação fiscal mas como EFA (estorno de factura) na contabilidade e no e-factura.

*

Offline NSANTOS

  • ****
  • 267
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: anulação factura
« Responder #3 em: Março 19, 2013, 12:30:32 pm »
Colega Anaapiquinina,

Agradeço saber a sua situação pois colocarei a empresa informatica essa posição, mas por lógica as faturas anuladas não deveriam aparecer a zeros no e-fatura. Uma vez que não irão ser lançadas na contabilidade e o valor total de vendas no programa faturação e contabilidade nem irão considerar esses valores.
O normal não seria nem considerar tais faturas.
Pelo que vejo o seu problema é igual ao meu a diferença é as minhas faturas anuladas são somadas e consideradas como vendas normais as suas são subtraidas diminuindo o valor de vendas mensal.

Compare os valores que submeteu no saft com os que realmente tem de ser considerados a nivel de declaração periódica do IVA.

Cumprimentos,

*

Offline anaapiquinina

  • **
  • 37
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: anulação factura
« Responder #4 em: Março 19, 2013, 02:10:19 pm »
Colega NSantos,

Já conferi isso em Janeiro, porque tinhamos facturas anuladas (EFA) e está correcto o valor do iva no e-factura, porque assume a factura (FA) pela valor a positivo e depois assume a anulação da factura (EFA) com o valor a negativo. Imaginnado que só tinha estas duas facturas o iva do e-factura daria zero, como na contabilidade. No caso não foi zero porque haviam muitas mais facturas e notas de crédito, mas no final o valor do iva liquidado no e-factura é o valor do iva na contabilidade!
Ou seja está a fazer tudo correcto o meu programa de contabilidade e o e-factura. a informação que passa pelo saft está correcta.
Por  curiosidade o programa que usamos aqui é o Primavera versão 8.

*

Offline NSANTOS

  • ****
  • 267
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: anulação factura
« Responder #5 em: Março 19, 2013, 02:48:46 pm »
Colega,
Agradeço a sua explicação, pois no meu caso o programa retira os valores não os repete pelos valores negativos.
No notepad aparece o total iva e vendas rigorosamente igual ao que deveria, quando submeti é que os valores não coincidiam.
Mas a sua será muito válida. Muito obrigada

Cumprimentos

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: anulação factura
« Responder #6 em: Março 19, 2013, 05:27:12 pm »
É possível anular facturas se o programa estiver preparado para isso.
Mas se usar esta opção, mesmo anuladas as facturas tem que ser comunicada ás finanças, pois, o que é ser comunicado ás finanças são as facturas emitidas, e não as facturas "em vigor", pelo que o certo é submeter também facturas anuladas, pois a anulação implica que já tiveram em vigor.
É normal as facturas no e-facturas não ser igual à contabilidade e ao IVA, por este e outros motivos (imagina que houve uma venda de um carro...) mas se preferir fazer os valores coincidirem uns com os outros, não pode anular facturas, porque a etiqueta (do SAFT) de estado da factura não é comunicada ás finanças, a única opção é emitir notas de crédito, essas sim são comunicadas às finanças, e fica com o e-factura a coincidir com a contabilidade e declaração de IVA.
Mudar os valores da factura para serem zeros é ilegal, porque assim que é emitida é criado o hash, e tem que haver a capacidade de a qualquer altura aplicar a chave privada ao hash e obter os dados dessa factura, conforme consta do SAFT.


*

Offline NSANTOS

  • ****
  • 267
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: anulação factura
« Responder #7 em: Março 20, 2013, 10:25:19 am »
Bom dia caro colega Kushinadaime,

No caso quando referi retirar os valores aos codigos era quando estamos dentro da fatura e por exemplo vemos que nos enganamos no n.º do cliente ou data, e, por estarmos ainda dentro da fatura ao não preencher codigos de artigo/serviços essa mesma fatura sairá a zeros e ao anular pelo motivo justificativo claro, ela entrará no e-fatura pelo valor zero que significa que ficou sem efeito e não é considerado valor algum.
Como havia referido anteriormente o programa no qual trabalhamos ao criar o ficheiro no notepad aparece os valores corretos sem considerar as faturas anuladas, mas no site do e-fatura não.
E, como podemos emitir faturas a zeros não sei se significa violar alguma coisa, uma vez que efetivamente é emitida a fatura correta.
E, como o colega mencionou as notas de crédito essas têm de ser reconhecidas pelo cliente não é + a fatura que deu origem? E, se o cliente não aceitar, ou seja, só aceitar a que esta processada corretamente, poderemos lançar a fatura que origina a nota de crédito e liquidar o iva, e a nota de crédito podemos deduzir? Em muitos dos casos a nota de crédito servirá para anular uma fatura que seta completamente errada. A anulação nestes casos não será o procedimento mais correto?
Gostaria muito da sua opinião, uma vez que a informática me informou que o problema é da AT e não do nosso programa.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: anulação factura
« Responder #8 em: Março 20, 2013, 02:30:52 pm »
Pois, assim sim.
Quando falei esta a partir do princípio que os programas não deixavam gravar facturas sem estarem válidas, dos que conheço, os programas nunca gravam nada de nada se a factura não está  totalmente preenchida...
« Última modificação: Março 20, 2013, 02:36:25 pm por kushinadaime »

*

Offline Paula Vicente

  • **
  • 7
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: anulação factura
« Responder #9 em: Março 09, 2015, 04:14:42 pm »
e fazer estorno de uma factura do ano anterior é possivel ou tenho de emitir nota de credito?

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: anulação factura
« Responder #10 em: Março 09, 2015, 04:24:05 pm »
Tem de emitir NC.


e fazer estorno de uma factura do ano anterior é possivel ou tenho de emitir nota de credito?
Cumprimentos,
Débora Sousa

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
7618 Visualizações
Última mensagem Março 26, 2012, 05:12:53 pm
por Contabilistas.net
9 Respostas
9061 Visualizações
Última mensagem Junho 11, 2012, 12:31:51 pm
por Riskos
2 Respostas
6722 Visualizações
Última mensagem Novembro 21, 2012, 04:29:05 pm
por dbotelho15
2 Respostas
9477 Visualizações
Última mensagem Março 13, 2013, 12:47:08 pm
por andantsantos
2 Respostas
1908 Visualizações
Última mensagem Julho 04, 2017, 11:03:32 am
por helenamendes1995

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30