Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Ajuda com a bibliografia - Empresas sem fins lucrativos

3 Respostas    4.646 Visualizações

Iniciado por CarlosAlberto, Abril 12, 2013, 12:31:26 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

CarlosAlberto

Boa noite colegas,

Já me consegui decidir pela minha dissertação de mestrado, vai andar a volta das ESFL, e as suas obrigações fiscais e contabilisticas,

Para tal o meu plano passará por definir este conjunto de empresas, e tentar saber q obrigações desta natureza tem, e tentar perceber se o cumprem ao longo dos anos, para ver a sua evolução,

Acontece que o conjunto de professores que vai avaliar eu e os meus colegas, ja fez questão de salientar o facto de os trabalhos terem de ter uma boa bibliografia, termos de ver e ler varios artigos publicados em revistas com revisão dupla e cega e por ai, só que eu considero isso necessario para temas teoricos, como a estrutura de capitais por exemplo, ou muitos outros, acho que o meu tema tem uma vertente menos teorica e é complicado encontrar publicações desta area,

Alguem sabe como posso encontrar bibliografia boa desta area, sem ser os regulamentos que definem quais as obrigações fiscais e contabilisticas que estas empresas tem?

Os melhores cumprimentos

Miguel Branco

Jéssica Soares

Bom dia colega!

Neste momento ainda não há muitos livros sobre as ESNL, mas sei de dois livros que são muito bons e dão uma grande ajuda para quem tem estas entidades, têm casos práticos e tudo. Os livros são:

- Novo Regime de Normalização Contabilística para as Entidades do Setor não Lucrativo (inclui aspetos fiscais:IRC,IRS,IVA,IMI,etc..) de Avelino Azevedo Antão, Armando Tavares, João Paulo Marques e Sandra Alves. (Areas Editora)

- Manual de Prestação de Contas nas Entidades do Setor Não Lucrativo - O processo de relato financeiro em SNC-ESNL de Duarte Nuno Araújo, Patrícia Cardoso e José Novais. (Vida Económica)

Espero ter ajudado

Boa sorte para a dissertação!!

Cumprimentos

Jéssica Soares

CarlosAlberto

muito obrigado colega!!

Espero um dia poder retribuir e ajudar como me ajudou!!

tudo de bom

Jéssica Soares

De nada colega!

É para isto (e muito mais) que serve o contabilistas.net!

Tudo de bom para si também!!

Cumprimentos

Jéssica Soares