Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Banco de portugal

10 Respostas    8.746 Visualizações

Iniciado por Pedroadriano, Abril 18, 2013, 10:34:43 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedroadriano

Boas

Alguem sabe o que enviar para o banco de portugal (isto é novo), mais uma coisa pra dar trabalho.
A explicaçao do BP esta complicada de se entender ou eu é que nao tou a perceber nada.

Cumprimentos
Com os melhores cumprimentos,

A.Jesus

Bom dia,

A informação que tenho é a seguinte:

Apartir de agora todas as entidades residentes em PT que realizem operações com o exterior, desde que sejam pessoas coletivas e tenham no ano anterior ultrapassado 100.000 € nessas mesmas transações, têm que comunicar ao Banco de Portugal mensalmente a movimentação com o exterior. Isto é, temos que até ao 15º dia útil do mês seguinte à transação comunicar a posição da empresa para com o exterior, o que recebeu e o que pagou.

É criado um ficheiro no site do BP onde mencionamos a posição com o exterior, ou seja o que devem à empresa e o que a empresa deve, as entradas, ou seja o que nos foi pago no mês em causa, e as saídas, o que pagamos.

Para criação desta informação são utilizados alguns códigos que estão disponíveis para consulta ao preencher, nomeadamente código do serviço feito, do banco onde foi realizada a transação, etc.

Esta informação dita assim é muito vaga, por isso aconselho que ligue para o n.º 213 130 450 e mediante a atividade da empresa que quer comunicar são-lhe dadas indicações mais precisas.

Também ainda ando a navegar neste assunto, submeti um ficheiro e hoje recebi um email a dizer que foi aceite mais com reservas :) Ainda não corrigi!

Cumprimentos

Arminda Jesus

Pedroadriano

Com os melhores cumprimentos,

Saraimc

Bom dia!

Colega Pedroadriano, aconselho-o também a ir preenchendo, porque às vezes aí é que lhe surge as maiores dúvidas. :)

André Pereira

Citação de: Pedroadriano em Abril 18, 2013, 10:34:43 AM
Boas

Alguem sabe o que enviar para o banco de portugal (isto é novo), mais uma coisa pra dar trabalho.
A explicaçao do BP esta complicada de se entender ou eu é que nao tou a perceber nada.

Cumprimentos

Bom dia colega,

Existe um ficheiro em excel , sem custos, a todas as empresas que o solicitem e aceitem os termos e condições respetivos. Para tal, deverá enviar um mail para ddebp.reporte@bportugal.pt nos termos apresentados na minuta que deixo em anexo.

Espero que ajude.

Cumprimentos,
André Pereira

carlasoaresvaz

Boa tarde caros colegas,

Aproveitando o tópico, pedia a vossa ajuda para as seuintes dúvidas que tenho.

1 - Temos que registar (criar COPE) para pagamentos por cheque a fornecedores não residentes? Porque nas COL aparecem os pagamentos por transferência bancária, mas os pagamentos por cheque não aparece e não sei se se tem de criar COPE).

2 - A minha empresa tem uma conta da Caixa Geral em Espanha, também temos de criar COPE para pagamentos e recebimentos nessa conta de Espanha?

Cumprimentos
CS
Sem mais de momento,
Carla Vaz

Saraimc

Boa tarde,
Citação de: carlasoaresvaz em Abril 18, 2013, 02:17:23 PM
Boa tarde caros colegas,

Aproveitando o tópico, pedia a vossa ajuda para as seuintes dúvidas que tenho.

1 - Temos que registar (criar COPE) para pagamentos por cheque a fornecedores não residentes? Porque nas COL aparecem os pagamentos por transferência bancária, mas os pagamentos por cheque não aparece e não sei se se tem de criar COPE).

Também verifiquei essa situação, mas pelo que sei sim, tem de se criar. Verifique a situação de passar um cheque num mês e ser refletido no banco no outro mês.  

2 - A minha empresa tem uma conta da Caixa Geral em Espanha, também temos de criar COPE para pagamentos e recebimentos nessa conta de Espanha?

Em relação a essa questão sugiro que ligue para o 213 130 450. Mas penso que terá.

Cumprimentos
CS

Rosinda Cristina

Boa tarde,

Algum colega tem conhecimento de outra linha de apoio que não o 213 130 450, pois já tentei diversas vezes ligar e é como a linha não existisse.

Ou se me puderem informar sobre os passos a submeter.
Já entrei com a senha do portal das finanças e segui os seguintes passos:

https://www.bportugal.pt/pt-PT/Paginas/inicio.aspx
iniciar sessão:

Autenticação com credenciais de acesso ao Portal das Finanças (nº de contribuinte e senha)

BPstat
estatísticas online

DEPOIS PEDE-ME O UTILIZADOR E A PASSWORD mas a senha das finanças não me permite o acesso...que passos terei de fazer para submeter o ficheiro?

Neste momento estou em linha com o seguinte número telefone: 218931320, já que o anterior referido não dá acesso...
passaram me a chamada para o reporte do banco de Portugal mas continue em espera para ser atendida...

«Para quaisquer esclarecimentos adicionais recomenda-se a consulta da Ajuda ou o contacto através do e-mail estatisticas.online@bportugal.pt ou do telefone 218931320 »

Se me puderem fornecer ajuda, sobre o envio, e as senhas de acesso, agradeço.

Atentamente,
Rosinda Bento.

Rosinda Cristina

Boa tarde colegas,

Já consegui submeter o ficheiro entrando na área da empresa,

No entanto o ficheiro dá me esta informação no histórico:

O ficheiro foi apagado e não será processado por não ter um nome válido
E o nome do ficheiro é este: Reporte.de.marco-2013.xml

Algum colega me pode ajudar, no que devo corrigir para não dar este erro!?

Atentamente,
Rosinda Bento.

Rosinda Cristina

Colegas já consegui, já não preciso de intervenção, obrigado na mesma.

«O ficheiro deverá apresentar a extensão xml e o seu nome deverá seguir a seguinte estrutura:
"BOP_COPE.CodEnt.Periodo.DataHora.xml", em que:
O processo de obtenção de credenciais e acesso a este serviço é, em termos de BPnet, explicado na Instrução n.º 30/2002, de 15 de outubro, e, em termos de Área de Empresa, esclarecido na própria Área.

ESTATÍSTICAS DE OPERAÇÕES E POSIÇÕES COM O EXTERIOR Versão 1.0 | Setembro 2012 25/ 100
 BOP_COPE - Sigla identificadora do sistema a que se destina o ficheiro;
 CodEnt - Código da entidade remetente, i.e., NPC ou, tratando-se de um banco, código da Instituição Financeira (4 posições);
 Período - Composto pelo ano/mês do período de reporte a que os dados se referem, seguindo o formato AAAAMM8F9;
 DataHora - Data e hora da criação do ficheiro, com 15 posições e formato AAAAMMDDhhmmss.»

Atentamente,
Rosinda Bento.

Rosinda Cristina

Caros colegas,

Caso a informação de como fazer o reporte seja ainda a dúvidas de alguns colegas, remeto em anexo um guia que vos pode ajudar, nos passos a ter em conta.

Atentamente,
Rosinda Bento.