collapse

Pesquisa



Análise de Balancetes mensais

  • 2 Respostas
  • 3982 Visualizações
*

Offline Lily

  • **
  • 48
  • 0
  • Sexo: Feminino
Análise de Balancetes mensais
« em: Setembro 04, 2013, 12:15:54 pm »
Olá, boa tarde...

Eu estou a fazer um estágio profissional e o meu orientador de estágio pediu-me para eu fazer uma análise de um balancete mensal da empresa e fazer um relatório dessa análise.
Mas eu nem sei por onde começar.
Alguém me pode ajudar, por favor...???? :-[


Agradeço imenso, a quem me poder ajudar. Por favor.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Análise de Balancetes mensais
« Responder #1 em: Setembro 04, 2013, 02:41:36 pm »
Para começar garantes que tens acesso a outro balancete igual, para poderes riscar o balancete que vais trabalhar à vontade, se esse for único tira fotocópia.
Depois, começa-se do fim para o princípio, quer dizer primeiro analisas a conta 818, depois a 817... até à conta 111, isto porque coisas esquisitas nas conta de capitais, custos proveitos, etc... em muitos casos reflectem-se nas contas 1xxxx e 2xxxx, aonde achar anomalias não é tão simples.

A análise consiste em 3 coisas, e deves dar atenção mais a umas que as outras, se o teu objectivo não for uma análise total, quer dizer não consegues fazer uma análise parcial sem olhares e teres atenção ao global.
Basicamente vais procurar coisas do estilo:

Consistência da informação:
- Conta 818 com saldo, se acontecer tens que verificar (ou escrever para alguém ver, conforme os recursos que te disponibilizar em para esta análise) se há e qual a data da acta de aprovação de resultados.
- Capitais próprios inferiores ao mínimo.
- Contencioso e notariado sem valores, quando o balancete é de Julho ou posterior, se assim for tens o pagamento do IES.
- Se a empresa tem carros, e não tem despesas de carros, e vice-versa tens que analisar ou escrever a situação para análise (conforme os teus recursos para esta análise), quer dizer é possível que o carro esteja encostado por algum motivo, e neste caso não tens despesas, mas quase todos os carros estão a uso...
- Se tem edifícios próprios e não tem IMI pago.
- Se a caixa faz sentido, se está negativa, se está exageradamente grande, etc...
- E outras coisas que possam parecer estranhas ao ponto de pelo menos se investigar...

Panorama
- Ver como está o equilíbrio entre os proveitos e os custos (não esquecer que há custos tipo depreciações, ajustamentos, provisões, etc... que são lançados apenas no final do ano..., ).
- Se há um valor inesperado, em algum "sítio" que salte à vista, tipo uma multa de 99999999999999 euros...
- Se há tipo muitas coisas a pagar e poucas a receber e em caixa.

Sugestões
- Tipo, imagina que tens prejuízo acumulados monstruosos, e a empresa deve a sócios valores monstruosos, neste caso pode-se sugerir, e se quem de direito aprovar, fazer uma cobertura de prejuízo, com uma transferência deste valor de sócios para resultados transitados (ou aumentar os capitais próprios com lançamento em vez da conta de resultados transitados ser feita na prestações acessórias / complementares, mas estéticamente, e só estéticamente fica melhor a cobertura de prejuízos), nesta situação este dinheiro na conta de sócios é efectivamente capitais próprios, e ser também formalmente capitais próprios melhora a fotografia, e se bancos forem realmente importantes na empresa até se pode ter valores de spread e coisas do género mais simpáticos...
- Imagina que a empresa vai entrar numa situação de falência ou insolvência, pode-se sugerir que haja entradas de sócios.

E isto é apenas duas ou três sugestões de cada categoria, ao ver o balancete e saberes alguma coisa da actividade da empresa vão te surgir ideias para complementar isto...
E como já disse os objectivos, se existirem, devem ampliar os esforços num objectivo, mas não devem eliminar os outros objectivos.

*

Offline Lily

  • **
  • 48
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise de Balancetes mensais
« Responder #2 em: Setembro 04, 2013, 02:59:12 pm »
Muito, muito obrigada.
Vou ver se me consigo safar...

OBRIGADA.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
2918 Visualizações
Última mensagem Abril 30, 2011, 10:29:08 am
por newwaveme
6 Respostas
20711 Visualizações
Última mensagem Setembro 05, 2013, 03:41:57 pm
por HelderMG
2 Respostas
6434 Visualizações
Última mensagem Julho 24, 2015, 04:14:23 pm
por nunomcastro
0 Respostas
4489 Visualizações
Última mensagem Outubro 24, 2015, 11:38:04 pm
por liliana.ldm
2 Respostas
2044 Visualizações
Última mensagem Agosto 11, 2021, 09:53:46 am
por afarinha

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 [25] 26 27
28 29 30