Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Classificação de passivo não corrente

5 Respostas    1.280 Visualizações

Iniciado por Lily, Setembro 25, 2013, 03:28:06 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Lily

Boa tarde.

Alguém me pode dizer se passivo não corrente corresponde ao passivo de médio e longo prazo?

obrigada

André Pereira

Boa tarde,

De acordo com a norma IAS 1, um passivo deve ser classificado como corrente quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:

a) espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade;
b) está detido essencialmente para a finalidade de ser negociado;
c) deverá ser liquidado num período até doze meses após a data do balanço; ou
d) a entidade não tem um direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos doze meses após a data do balanço.

Um passivo não corrente será todo o passivo que não observe os requisitos necessários para se classificar como passivo corrente.

Espero ter ajudado.

Citação de: Lily em Setembro 25, 2013, 03:28:06 PM
Boa tarde.

Alguém me pode dizer se passivo não corrente corresponde ao passivo de médio e longo prazo?

obrigada
Cumprimentos,
André Pereira

Lily

Obrigada pela disponibilidade.

Mas a minha dúvida é que quero calcular o Fundo de Maneio, que consiste na soma dos capitais próprios com o passivo de médio e longo prazo, mas não sei se no balanço o passivo de médio e longo prazo corresponde ao passivo não corrente???

Obrigada

André Pereira

Boa tarde,

O passivo de medio e longo prazo corresponde ao passivo não corrente. As dívidas de médio e longo prazo dizem respeito a dívidas contraídas pela empresa e com prazo superior a doze meses (ou mais se o ciclo de exploração da empresa foi superior). São exemplos deste tipo de dívidas os empréstimos bancários, os empréstimos obrigacionistas, e diversos outros créditos de longo prazo concedidos, por exemplo, por fornecedores de equipamentos, pelos sócios da empresa, entre outros. Fazem ainda parte deste grupo as provisões a longo prazo como sejam, por exemplo os fundos de pensões criados por diversas empresas para os seus funcionários.

Espero ter ajudado.

Citação de: Lily em Setembro 25, 2013, 04:32:13 PM
Obrigada pela disponibilidade.

Mas a minha dúvida é que quero calcular o Fundo de Maneio, que consiste na soma dos capitais próprios com o passivo de médio e longo prazo, mas não sei se no balanço o passivo de médio e longo prazo corresponde ao passivo não corrente???

Obrigada
Cumprimentos,
André Pereira

Lily

José Manuel Mota

Boa tarde colega,
Para próximas dúvidas junto manual formação "SNC-Passivos correntes e não correntes"
No trabalho anexo "Word" verifique na página 31 que encontra lá a resposta á sua dúvida

Cumprimentos
José M.Mota