Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Transformação de Sociedade Unipessoal Quotas

3 Respostas    10.161 Visualizações

Iniciado por abferreira, Outubro 07, 2013, 12:26:52 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

abferreira

Boa Tarde

Precisava de ajuda para a seguinte questão, uma sociedade unipessoal por quotas pretende efetuar a transformação para sociedade por quotas através da cessão de quotas, vai haver a cessão de 1% do capital social da esposa para o marido.
A empresa não tem imobilizado, parece-me que posso fazer uma acta de deliberação da transformação e de efetuar um documento particular de cessão de quotas entre os conjuges, será que alguém me pode confirmar esta situação e se tiverem minutas de actas e documentos particulares para o efeito agradeço.
Será que para a conservatória é necessário mais algum documento para além dos que mencionei?
Cumprimentos.

Anabela Ferreira

paulalage

Anabela,

Conseguirá tirar todas as suas duvidas se entrar em contacto telefónico com uma Conservatória do Registo Comercial ( a C.R.C.Porto é bastante acessível na obtenção de esclarecimentos). Relativamente às minutas de Atas, aconselho-a a ir ao site da DGRN - Manual e Minutas de Atas Sujeitas a Registo Comercial e  com certeza vai encontrar o que necessita.

Espero ter ajudado,
Cumprimentos,
Paula Lage   
Cumprimentos,
Paula Lage

abferreira

Muito Obrigada pela sua resposta, vou seguir os seus conselhos.
Anabela

kushinadaime

Citação de: abferreira em Outubro 07, 2013, 12:26:52 PM
Boa Tarde

Precisava de ajuda para a seguinte questão, uma sociedade unipessoal por quotas pretende efetuar a transformação para sociedade por quotas através da cessão de quotas, vai haver a cessão de 1% do capital social da esposa para o marido.
A empresa não tem imobilizado, parece-me que posso fazer uma acta de deliberação da transformação e de efetuar um documento particular de cessão de quotas entre os conjuges, será que alguém me pode confirmar esta situação e se tiverem minutas de actas e documentos particulares para o efeito agradeço.
Será que para a conservatória é necessário mais algum documento para além dos que mencionei?
Cumprimentos.

Anabela Ferreira

- Acta a alterar o contracto de sociedade, quanto ás quotas, provavelmente tem uma quota com o capital social todo,  tem que a dividir (não me lembro do nome da divisão de quotas, tem nome próprio mas não me lembro qual é...), pelo menos numa quota de 99% e outra de 1% (neste caso em concreto).
- Fazer contracto de Sociedade, igual ao anterior, só difere nesta primeira actualização emendada.
- Documento particular da transmissão de quotas.
- Acta a alterar o contracto de sociedade, quanto à firma, e sócios (ler o contracto de sociedade anterior, outros ajustes podem ser necessários).
- Fazer contracto de Sociedade igual à primeira actualizado com esta segunda actualização.
- Registar na conservatória, (requisição + acta divisão de quota + 1ª actualização contracto de sociedade actualizado + acta de firma e quotas + mais 2ª actualização do contracto social).
(Se o intervalo entre as duas actas for grande tem que se fazer duas apresentações na conservatória, aqui a dizer uma apenas estou a jogar com os prazos, a acreditar que vai ser tudo rápido...)