collapse

Pesquisa



Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova

  • 32 Respostas
  • 12112 Visualizações
*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« em: Novembro 01, 2013, 11:38:08 pm »
Boa noite,

Não tive oportunidade de fazer uma análise como o desejável, tendo em conta o cuidado que este tipo de análises deve ter, pois está em causa uma argumentação que pode determinar a vossa aprovação no exame.

Mas tendo em conta que o tempo nem sempre corre como desejamos, por vezes depressa demais, e outras devagar demais.
No sentido de colaborar convosco, apresento uma hipotética estrutura que podem utilizar na revisão da prova. E ganharem tempo para solidificar as vossas fundamentações .

Algumas das análises que me aventurei a “opiniar” são com base na proposta de resolução do colega Dantedy, (questão 03; 10 e 49) a qual agradeço todo o esforço pessoal de tempo que o colega tem disponibilizad o, partilhando com o grupo as suas valiosas opiniões.
Têm ao vosso dispor para já também as propostas dos contabilistas. net que também vos pode orientar, bem como as opiniões que até agora foram partilhadas nos debates entre colegas.

Não me foi possível adiantar mais nada…mas espero que juntos possas chegar mais longe.

Agradeço aos colegas que queiram debater sobre cada questão, não a coloquem neste tópico, mas sim no tópico que já tenha sido elaborado para a revisão de possível recurso de cada questão individual e caso ainda não exista é uma questão de abrirem com a questão que pretendem levar a revisão da prova.

Este método acima descrito facilitará todos os que pretendem recorrer e todos aqueles que pretendem ajudar no debate.
Disponibilizo outros ficheiros que podem complementar a análise de algumas questões.

E se o colega Dantedy, pudesse disponibilizar o ficheiro que faz referência ás noites SNC (referente á questão 3) seria uma mais valia. Pois não sei se aquele que estou a disponibilizar é  o que faz referência.

http://www.otoc.pt/fotos/editor2/noitessnc3sessao.pdf

http://www.otoc.pt/downloads/files/1269612665_gabinete_estudos.pdf

http://www.otoc.pt/fotos/editor2/pontua%C3%A7%C3%A3oV3.pdf


ATENÇÃO:
Não tomem esta informação disponibilizad a como a vossa argumentação, mas como um guia de forma a vos facilitar a organização de ideias que fomentem o alcance de uma fundamentação que vos seja favorável.

Boa sorte  ;)

*

Offline E.Gomes

  • ***
  • 60
  • 3
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #1 em: Novembro 02, 2013, 08:10:35 am »
Bom dia

Em nome de quem vai precisar disso, um muito obrigado.
Em relação à questão 31, eu coloquei algumas coisas no Tópico " Q31  " que poderão ajudar a argumentar e a suportar o pedido de revisão .
No pouco que eu puder ajudar nesta situação, porque não estou, mas poderia estar e gostaria também de ser ajudado.
Um abraço
E.Gomes

*

Offline DANIELA FERREIRA

  • ****
  • 318
  • 4
  • Sexo: Feminino
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #2 em: Novembro 02, 2013, 09:05:12 am »
Boa noite,

Não tive oportunidade de fazer uma análise como o desejável, tendo em conta o cuidado que este tipo de análises deve ter, pois está em causa uma argumentação que pode determinar a vossa aprovação no exame.

Mas tendo em conta que o tempo nem sempre corre como desejamos, por vezes depressa demais, e outras devagar demais.
No sentido de colaborar convosco, apresento uma hipotética estrutura que podem utilizar na revisão da prova. E ganharem tempo para solidificar as vossas fundamentações .

Algumas das análises que me aventurei a “opiniar” são com base na proposta de resolução do colega Dantedy, (questão 03; 10 e 49) a qual agradeço todo o esforço pessoal de tempo que o colega tem disponibilizad o, partilhando com o grupo as suas valiosas opiniões.
Têm ao vosso dispor para já também as propostas dos contabilistas. net que também vos pode orientar, bem como as opiniões que até agora foram partilhadas nos debates entre colegas.

Não me foi possível adiantar mais nada…mas espero que juntos possas chegar mais longe.

Agradeço aos colegas que queiram debater sobre cada questão, não a coloquem neste tópico, mas sim no tópico que já tenha sido elaborado para a revisão de possível recurso de cada questão individual e caso ainda não exista é uma questão de abrirem com a questão que pretendem levar a revisão da prova.

Este método acima descrito facilitará todos os que pretendem recorrer e todos aqueles que pretendem ajudar no debate.
Disponibilizo outros ficheiros que podem complementar a análise de algumas questões.

E se o colega Dantedy, pudesse disponibilizar o ficheiro que faz referência ás noites SNC (referente á questão 3) seria uma mais valia. Pois não sei se aquele que estou a disponibilizar é  o que faz referência.

http://www.otoc.pt/fotos/editor2/noitessnc3sessao.pdf

http://www.otoc.pt/downloads/files/1269612665_gabinete_estudos.pdf

http://www.otoc.pt/fotos/editor2/pontua%C3%A7%C3%A3oV3.pdf


ATENÇÃO:
Não tomem esta informação disponibilizad a como a vossa argumentação, mas como um guia de forma a vos facilitar a organização de ideias que fomentem o alcance de uma fundamentação que vos seja favorável.

Boa sorte  ;)


Obrigada pela ajuda colega  :D

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #3 em: Novembro 02, 2013, 01:04:14 pm »
Bom dia,

Muito bem colega @Rosinda, sempre disposta a ajudar os outros. Espero que os outros TOC´s também possam contribuir, é muito mais rápido, quando vários oferecem ajuda. DE qualquer forma, o teu esforço é um exemplo a seguir.

Quanto a Q03, as Noites SNC que me refiro é a 4ª Secção que está aqui
-> Página 17 e página 18
--> Página 21 a 32 (rer em atenção a Página 27)

NA Q03, Temos de olhar para as possibilidades . Nas Sociedades por quotas = Prestações Suplementares (reforço do Capital com Dinheiro, portanto a contabilização --> 268/53x e depois 121/268. Mesmo que ocorresse a restituição, era feito 53/268 e 268/121).

Nas Sociedades Anónimas = Prestações Acessórias. As prestações acessórias podem ser ou não em dinheiro, podem ou não vencer juros e têm que estar contempladas no contrato de sociedade. Se as prestações acessórias não vencerem juros e/ou não forem objecto de posterior reembolso aos sócios, devem ser contabilizadas no capital próprio da empresa (Prestações Suplementares). Se, pelo contrário, vencerem juros e/ou forem objecto de reembolso, devem ser consideradas como suprimentos e contabilizadas no passivo da empresa (neste caso, existe reembolso --> 121/253)


Em ambos os casos podem existir restituição, mas não é obrigatório.

Em qualquer caso, o ficheiro ensina a usar a conta 253, no caso de verificar-mos que se trata de um passivo financeiro. No enunciado, dá a entender que se espera que o dinheiro seja devolvido = passivo = 253. Mas nas Prestações Suplementares ou acessórias, tem de estar estipulado em contrato. A OTOC não dá nenhum detalhe sobre isso.

Não estando nada estipulado no enunciado, dá a entender que se trata de suprimentos, e se assim for, tem mesmo de ser a 253. Até porque a transformação de suprimentos em Capital é sempre considerado em espécie e foi isso que a OTOC fez na Q05.

Embora os Suprimentos estejam previstos nas sociedades por quotas, alguns defendem que também serve para as S.A. De qualquer forma, é normal acontecerem suprimentos.
« Última modificação: Novembro 02, 2013, 01:29:23 pm por Dantedy »

*

Offline Lubinta

  • ****
  • 433
  • 10
  • Sexo: Feminino
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #4 em: Novembro 02, 2013, 03:28:37 pm »
Muito Obg.
:)

*

Offline SílviaTav

  • ****
  • 368
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #5 em: Novembro 02, 2013, 03:45:55 pm »
Muito obrigada :)

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #6 em: Novembro 02, 2013, 06:59:44 pm »
Bom dia

Em nome de quem vai precisar disso, um muito obrigado.
Em relação à questão 31, eu coloquei algumas coisas no Tópico " Q31  " que poderão ajudar a argumentar e a suportar o pedido de revisão .
No pouco que eu puder ajudar nesta situação, porque não estou, mas poderia estar e gostaria também de ser ajudado.
Um abraço
E.Gomes

Muito obrigado E.Gomes   :D


*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #7 em: Novembro 02, 2013, 07:03:19 pm »

Quanto a Q03, as Noites SNC que me refiro é a 4ª Secção que está aqui
-> Página 17 e página 18
--> Página 21 a 32 (rer em atenção a Página 27)


Muito obrigado Dantedy pela colaboração e pela indicação das "coordenadas" referentes ás Noites SNC.

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #8 em: Novembro 03, 2013, 11:03:04 pm »

Neste link

http://contabilistas.info/index.php?topic=14340.0


encontram uma opinião para vos possa ajudar a fundamentar a vossa revisão da prova para a Questão 10.

*

Offline scrcosta

  • **
  • 11
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #9 em: Novembro 03, 2013, 11:43:59 pm »
Boa noite,

Obrigada pela vossa ajuda :)

Eu também reprovei por 1.
Queria recorrer pela questão 6 e pela questão 31, apesar de pela questão 31 não ter muita certeza que a OTOC aceite o nosso recurso.
Quanto à questão 6, não concordo com a resposta correta.

Pedi ajuda a alguns profissionais e eles ficaram com dúvidas em relação aos 2 anos que fala no DL 158.
Mais alguém nos consegue ajudar nesta questão? Estes 2 anos de obrigação das NCRF para uma empresa que foi sujeita a CLC é aplicado neste caso?

Se nos pudessem ajudar seria bom pois quanto mais opiniões e respostas tivermos, melhor seria :)

Obrigada e parabéns aos aprovados :)

Sónia Costa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #10 em: Novembro 04, 2013, 09:14:06 am »
Boa noite,

Obrigada pela vossa ajuda :)

Eu também reprovei por 1.
Queria recorrer pela questão 6 e pela questão 31, apesar de pela questão 31 não ter muita certeza que a OTOC aceite o nosso recurso.
Quanto à questão 6, não concordo com a resposta correta.

Pedi ajuda a alguns profissionais e eles ficaram com dúvidas em relação aos 2 anos que fala no DL 158.
Mais alguém nos consegue ajudar nesta questão? Estes 2 anos de obrigação das NCRF para uma empresa que foi sujeita a CLC é aplicado neste caso?

Se nos pudessem ajudar seria bom pois quanto mais opiniões e respostas tivermos, melhor seria :)

Obrigada e parabéns aos aprovados :)

Sónia Costa

Bom dia Sónia,

Se forem colocando as vossas pesquisas, tipo artigos, legislação ou sites consultados sobre os temas é mais fácil todos cooperarmos, porque assim vamos analisando essas pesquisas e procurando mais informações, para vos ajudar a construir a vossa argumentação.

Vou continuar a pesquisar, mas a vossa ajuda é determinante para construir uma sólida argumentação.

Boa sorte  ;)

*

Offline Ana Filipa A

  • ***
  • 66
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #11 em: Novembro 04, 2013, 11:26:42 am »
Bom Dia,

Segundo várias opiniões que já obtive, penso que quem precisa de uma só para ficar aprovado deve pedir recurso, agora quem precisa de 2 questões e pedir recurso de 2 ... o Júri vai acabar por aceitar uma, mas a outra não, por mais razão que tenhamos.
Infelizmente é assim. Falta o factor C algumas pessoas. :(

*

Offline scrcosta

  • **
  • 11
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #12 em: Novembro 04, 2013, 12:59:10 pm »
Olá Rosinda,

Eu obtive 2 respostas, diferentes uma da outra :(

1. "ter presente o previsto no artº do DL 158/2009, que cria o SNC que prevê que a opção PE não se aplica quando “tenham as demonstrações financeiras sujeitas a certificação legal de contas”, como é o caso por se tratar de uma sociedade anónima.
A hipótese de transformação em sociedade por quotas só ocorre em Março quando o ano já está em curso e a opção tem naturalemente de ser feita antes do início do exercício."

2. "está dentro do SNC, e pelo facto de deixar de ser SA, pode utilizar a NCRF-PE, podendo supletivamente aplicar as NCRF’s que tratem alguma matéria especifica."

Face a estas 2 respostas, mais alguem consegue ajudar?

Obrigada.
Sónia Costa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #13 em: Novembro 04, 2013, 01:58:51 pm »
Bom Dia,

Segundo várias opiniões que já obtive, penso que quem precisa de uma só para ficar aprovado deve pedir recurso, agora quem precisa de 2 questões e pedir recurso de 2 ... o Júri vai acabar por aceitar uma, mas a outra não, por mais razão que tenhamos.
Infelizmente é assim. Falta o factor C algumas pessoas. :(

Ana, percebo bem a sua dúvida e hesitação sobre recorrer precisando apenas só de uma ou de duas questões para ser aprovado.

Mas eu não entendo as coisas por esse ponto de vista, se for dar uma vista de olhos aos tópicos de recursos anteriores, verifica que houve colegas que conseguiram três respostas aceites na sua revisão da prova.

Não sei como serão os desfechos desta revisão da prova, mas se reunirem elementos de "peso" bem argumentados têm todas as hipóteses para verem aceites as vossas fundamentações .


Mas não quero influenciar ninguém a recorrer da revisão. Cada um deve tomar essa decisão consciente que as hipóteses têm dois lados possíveis de desfecho. Indeferido ou Deferido.

Boa sorte  ;)
« Última modificação: Novembro 04, 2013, 02:00:58 pm por Rosinda Cristina »

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Exemplo Guia Estrutura_Revisão da Prova
« Responder #14 em: Novembro 04, 2013, 02:04:01 pm »
Olá Rosinda,

Eu obtive 2 respostas, diferentes uma da outra :(

1. "ter presente o previsto no artº do DL 158/2009, que cria o SNC que prevê que a opção PE não se aplica quando “tenham as demonstrações financeiras sujeitas a certificação legal de contas”, como é o caso por se tratar de uma sociedade anónima.
A hipótese de transformação em sociedade por quotas só ocorre em Março quando o ano já está em curso e a opção tem naturalemente de ser feita antes do início do exercício."

2. "está dentro do SNC, e pelo facto de deixar de ser SA, pode utilizar a NCRF-PE, podendo supletivamente aplicar as NCRF’s que tratem alguma matéria especifica."

Face a estas 2 respostas, mais alguem consegue ajudar?

Obrigada.
Sónia Costa

Obrigado Sónia pelos elementos que disponibilizas, vou ter em atenção essas informações.

E também reforço o teu pedido de colaboração por parte dos colegas na Q6.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
4334 Visualizações
Última mensagem Agosto 30, 2011, 06:07:10 pm
por lundanorte
22 Respostas
18016 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 24, 2014, 06:52:20 pm
por anacruz
10 Respostas
5421 Visualizações
Última mensagem Novembro 06, 2014, 01:02:21 pm
por legiao13869
6 Respostas
4886 Visualizações
Última mensagem Novembro 22, 2016, 09:36:48 am
por Vspf
3 Respostas
3081 Visualizações
Última mensagem Abril 22, 2015, 09:47:37 am
por patriciafagundes

Exemplo de Formulário de Inscrição

Mensagens recentes

Re: Experiência Profissional por Joaoliveira25
[Hoje às 08:00:46 am]


Irs estudante por LiAAna
[Maio 17, 2024, 11:59:36 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por mazo
[Maio 17, 2024, 02:29:12 pm]


Experiência Profissional por HÉLDER ARAÚJO
[Maio 17, 2024, 10:33:59 am]


Apresentação | PMM Contabilidade por PMM Contabilidade
[Maio 16, 2024, 05:47:52 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Maio 16, 2024, 04:19:18 pm]


Parceria com empresa de Contabilidade em Braga por Contabilistas.net
[Maio 16, 2024, 04:03:54 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por Anitta
[Maio 15, 2024, 05:08:03 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por AndreiaM
[Maio 15, 2024, 02:21:14 pm]


Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por acmarques8
[Maio 15, 2024, 10:18:40 am]


Re: ERRO MODELO 22 por cams81
[Maio 15, 2024, 09:17:39 am]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 07:22:18 pm]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 [18]
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.