Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Dúvida com recibos verdes

2 Respostas    5.180 Visualizações

Iniciado por tiago7c28, Novembro 13, 2013, 11:43:03 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiago7c28

Bom dia,
Gostaria de expor a minha situação

Sou Médico Dentista e comecei a trabalhar no mês de Outubro numa clínica, com um salário a rondar os 900/950€ mês, a recibos verdes, no entanto ainda não me inscrevi nas finanças, pelo que ainda não estou a passar recibos. Em 2010, inscrevi-me nas finanças como trabalhador independente (formador) não tendo passado qualquer recibo, pelo que ao fim de 1 ano encerrei atividade. Agora se voltar a abrir atividade, desta vez como Médico Dentista, não terei isento de Segurança Social, certo? Qual será o valor mensal que terei de pagar referente à Segurança Social?

O meu pai reformou-se no presente ano civil e, neste momento, trabalha como trabalhador independente (formador), tendo um rendimento anual correspondente a esta atividade de cerca de 20000€ anuais. Antes demais gostaria de saber se será possível acumular a reforma com os recibos verdes como ele tem feito? E, tendo em conta que o meu pai não paga SS, será possível que ele passe os recibos verdes por mim na clínica onde eu trabalho? Acham que se o dono da clínica autorizar, isto constituiria algum problema? Se assim for possível, como é que isso seria feito, visto que o meu pai recebe e paga IVA e a prestação de serviços médicos é isenta de IVA?

Muito obrigado pela atenção

tiago7c28

pedja

bom dia.

Em relação ao valor a pagar à Seg.Social, o mesmo está relacionado com o valor de volume de negócios que declarar quando abrir actividade nas finanças. É com esse valor que irá ser enquadrado no escalão da seg.social.
Quanto à outra questão relacionada com o pai, não sei se será possível pois ele tem actividade aberta como formador. Para isso teria que adicionar o CAE e médico dentista á actividade dele.
Depois apenas faz sentido passar um recibo como dentista se tiver aptidão profissional para isso.
Quanto à questão da actividade ser isenta de IVA, ele pode ter 2 CAE´s em que um é isento e o outro não é isento.