Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Dúvida Q01

5 Respostas    8.798 Visualizações

Iniciado por SuFilipa, Abril 03, 2014, 04:40:47 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

SuFilipa

Boa tarde!

Relativamente a esta questão não entendi porque consideram ser uma menos valia.

o valor nominal não é igual ao valor de realização?ou seja ambos 150.000€?então sendo assim não haveria nem uma mais nem menos valia.:s

jmendes

Boa noite,

Estava agora a resolver essa questão, se leres bem no enunciado diz "a quota de 150000€ foi dividida em três quotas de 50000€ cada, sendo cada uma delas cedidas pelo valor de um euro" - Ou seja ele recebeu apenas 3 euros por esta cedencia, logo menos valia...

Espero ter ajudado.

carisilva

OLá

Também tenho duvida na questao 1. Eu concordo com a menos valia porque o VR são 3eur e o VN são 150000, mas na grelha de correção da OTOC a resposta é "nenhuma da anteriores". A difrença é só porque que a opção B diz que a menos valia é calulada por VR-VN e no art 10, n4 a) diz que é calculado por VR-VA?

jmendes

Agora surgiu me outra questão, então se os capitais proprios eram negativos como teve menos valia? Mesmo assim ainda ganhou 3 Eur pelas quotas das quais tinha os capitais proprios negativos...

Não se deve fazer este raciocínio? Ou seja se a empresa está em falência já nem vale 3 euros logo 3 euros seria mais valia mas não tributada... Tou a fazer grande confusão??

Obrigado!

patricia852

Ola a todos!!

Mesmo analisando as vossas respostas continuo sem perceber porquê que é considerado uma menos-valia. No meu entender, uma vez que o valor de aquisição é igual ao valor de realização (150.000€), não existe nem mais nem menos valia.
Estou a pensar mal?

Obrigada

FerreirAlves

Em relação ao calculo da menos valia creio que não seja esse o motivo para a otoc ter considerado a d). Estive a ver artigo 55º nº1 e nº6 do CIRS..depois de ler a minha interpretação foi a de que é menos valia mas nao tem de ser dedutível..pode ser reportada para os dois anos seguintes..