Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Prestação de Serviços a um cliente de Espanha

12 Respostas    24.879 Visualizações

Iniciado por betaborges, Abril 23, 2014, 10:47:11 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

betaborges

bom dia colegas,
precisava da vossa ajuda tenho um cliente que vai prestar um serviço a uma
outra empresa sediada em Espanha.

Ele quando passar a fatura pelo serviço que prestou não coloca IVA e com base em que artigo do RITI eu menciono na fatura?

precisava saber com urgência o meu cliente tem de passar a fatura já  :-\

atentamente

Beta

Fábio Simões

Mestre Fábio Simões

isaac costa

Bom dia,

penso que se trata de uma prestação de serviços então é o artigo 6 nº6 a) IVA.

Fábio Simões

colega isaac não concordo, uma vez que   Artigo 2.º n.º 1 a) RITI diz "São considerados sujeitos passivos do imposto pela aquisição intracomunitária de bens: a) As pessoas singulares ou colectivas mencionadas na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Código do IVA que realizem transmissões de bens ou prestações de serviços que conferem direito à dedução total ou parcial do imposto; ", este artigo é elencado com art 14 alinea a) RITI - isenções nas transmissões
Mestre Fábio Simões

IVA

Caro Fábio,

Não se trata de uma transmissão de bens, mas sim de uma prestação de serviços.
Se o serviço não se relaciona com imóveis nem transporte de mercadorias, então está isento de IVA ao abrigo da al. a) do n.º 6 do artigo 6.º do CIVA.

isaac costa

Artigo 2.º n.º 1 a) RITI diz "São considerados sujeitos passivos do imposto pela aquisição intracomunitária de bens: a) As pessoas singulares ou colectivas mencionadas na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Código do IVA que realizem transmissões de bens ou prestações de serviços que conferem direito à dedução total ou parcial do imposto; ", este artigo é elencado com art 14 alinea a) RITI - isenções nas transmissões

a minha analise do que escreveste é diferente, no artigo que referes diz quem são sujeitos passivos da aquisição intracomunitária de bens, mas a isenção que o colega refere é da prestação de serviços a uma empresa espanhola, logo art 6 nº 6 a), é o meu entendimento... até apreciava mais comentários porque é uma questão importante e que aparece varias vezes.
Obrigado

betaborges

Citação de: Fábio Simões em Abril 23, 2014, 10:48:49 AM
abrigo do art. 14 alinea a) RITI
Citação de: betaborges em Abril 23, 2014, 10:47:11 AM
bom dia colegas,

Ele quando passar a fatura pelo serviço que prestou não coloca IVA e com base em que artigo do RITI eu menciono na fatura?

atentamente

Beta

@ isaac costa,

muito obrigada pelo esclarecimento

atentamente

beta

Fábio Simões

Bom dia colega, como ja tinha dito abrigo do art.º 14 RITI
Mestre Fábio Simões

HelderMG

Colega Beta

O RITI regula as transmissões de bens no espaço comunitário. Aplicar-se-ia o Artigo 14 se fossem transmissão de bens.

No caso em concreto, prestação de serviços, aplica-se o artigo 6º do CIVA. Se o cliente espanhol for sujeito passivo, ele é que liquida IVA. Na fatura deve escrever "Artigo 6º, nº 6 (à contrário)". Se ele for particular deve liquidar cá o IVA ao abrigo do mesmo artigo 6º, nº6 alínea b).

Caso fosse a situação inversa, ou seja, se um espanhol lhe faturasse serviços, cá liquidava e deduzia o respetivo IVA, colocando os valores nos campos 16 e 17 da DP e não nos campos 12 e 13, campos estes reservados às aquisições de bens.

Cumprimentos

AndreiaM

Se o cliente for sujeito passivo de IVA em Espanha, estamos perante uma operação não sujeita a IVA em Portugal, nos termos do artigo 6º nº 6 alínea a) do CIVA.

Deve colocar na fatura: IVA - Autoliquidação - Artigo 6º nº 6 alínea a) à contrário

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/A20D6C9E-DD1A-4A40-BD24-336B5F99A352/0/OficCirc_30115.pdf

Espero ter ajudado

bom dia colegas,

atentamente

Beta

Jorge Gomes

Bom dia,

Desculpem a minha ignorância, mas quando diz "à contrário", o que se pretende dizer?

Jorge Gomes

Citação de: mangovsky em Abril 25, 2014, 01:17:49 AM
Se o cliente for sujeito passivo de IVA em Espanha, estamos perante uma operação não sujeita a IVA em Portugal, nos termos do artigo 6º nº 6 alínea a) do CIVA.

Deve colocar na fatura: IVA - Autoliquidação - Artigo 6º nº 6 alínea a) à contrário

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/A20D6C9E-DD1A-4A40-BD24-336B5F99A352/0/OficCirc_30115.pdf

Espero ter ajudado

bom dia colegas,

atentamente

Beta

AndreiaM

Bom dia,

Se reparar, a alínea a) do nº 6 do artigo 6º do CIVA menciona as situações em que a tributação ocorre em território nacional, pelo que, quando analisamos este artigo mas na situação inversa (em que o adquirente não tem sede em território nacional), teremos que interpretar o artigo ao contrário.

Daí a expressão "à contrário" ;)

Espero ter ajudado

Citação de: Jorge Gomes em Abril 25, 2014, 09:50:26 AM
Bom dia,

Desculpem a minha ignorância, mas quando diz "à contrário", o que se pretende dizer?

Jorge Gomes

Jorge Gomes

Muito obrigado. Fiquei esclarecido.
Jorge Gomes

Citação de: mangovsky em Abril 25, 2014, 09:59:19 AM
Bom dia,

Se reparar, a alínea a) do nº 6 do artigo 6º do CIVA menciona as situações em que a tributação ocorre em território nacional, pelo que, quando analisamos este artigo mas na situação inversa (em que o adquirente não tem sede em território nacional), teremos que interpretar o artigo ao contrário.

Daí a expressão "à contrário" ;)

Espero ter ajudado

Citação de: Jorge Gomes em Abril 25, 2014, 09:50:26 AM
Bom dia,

Jorge Gomes