Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Duvida Q1 Teste 22/4/2014

2 Respostas    412 Visualizações

Iniciado por jmendes, Abril 25, 2014, 09:19:30 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

jmendes

1 – Uma empresa participou numa feira, com o objetivo de promover os seus produtos. Para tal celebrou um contrato diretamente com a entidade organizadora do evento. O IVA relativo às despesas com alojamento que a empresa vai suportar com este evento:
a) é dedutível na proporção de 50%, desde que contribuam para operações tributáveis
b) não é dedutível
c) É dedutível na proporção de 25%, desde que contribuam para operações tributáveis
d) Nenhuma das anteriores

Resposta: c) É dedutível na proporção de 25%, desde que contribuam para operações tributáveis
Artigo 21º nº 2 alínea e) – CIVA

A minha questão é a seguinte, no CIVA art 21 nº 2 d) é muito semelhante a alinea e) como podemos distinguir qual aplicar? Só porque um diz Organização de ferias e outro diz participação? É isso que faz distinguir?

Obrigado!

AndreiaM

A diferença é precisamente essa.
Quando é a empresa a organizar o evento, pode deduzir 50% do IVA dessas despesas.
Quando simplesmente participa no evento, só pode deduzir 25%.

Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Bom estudo ;)

Citação de: jmendes em Abril 25, 2014, 09:19:30 AM
1 – Uma empresa participou numa feira, com o objetivo de promover os seus produtos. Para tal celebrou um contrato diretamente com a entidade organizadora do evento. O IVA relativo às despesas com alojamento que a empresa vai suportar com este evento:
a) é dedutível na proporção de 50%, desde que contribuam para operações tributáveis
b) não é dedutível
c) É dedutível na proporção de 25%, desde que contribuam para operações tributáveis
d) Nenhuma das anteriores

Resposta: c) É dedutível na proporção de 25%, desde que contribuam para operações tributáveis
Artigo 21º nº 2 alínea e) – CIVA

A minha questão é a seguinte, no CIVA art 21 nº 2 d) é muito semelhante a alinea e) como podemos distinguir qual aplicar? Só porque um diz Organização de ferias e outro diz participação? É isso que faz distinguir?

Obrigado!

jmendes

Muito Obrigado pela ajuda... tirou me menos uma dúvida...