Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Classificação em termos de IVA - Nota de crédito para anulação da fatura

9 Respostas    19.666 Visualizações

Iniciado por Xana Pereira, Abril 28, 2014, 02:57:59 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Xana Pereira

Boa tarde colegas :)

Uma empresa emitiu uma fatura e optou por anulá-la através de uma nota de crédito.

Se anulasse a fatura apenas não haveria lançamento contabilistico. Neste caso, estou com dúvidas em relação ao  procedimento correto.

Como classificar esta situação contabilisticamente em termos de IVA? Temos de liquidar o IVA da fatura e regularizar o IVA da NC?

Agradeço a vossa ajuda ;)
Xana Pereira

Fábio Simões

Na fatura faz registro normal. depois Contabiliza nota crédito em operações diversas se for:
Fornecedor:
D22
C24342
C 317

Cliente:

D717
D24341
C211
Mestre Fábio Simões

Xana Pereira

Obrigada colega pela ajuda ;)

Trata-se de um cliente, em que a atividade é a prestação de serviços na area da formação, usa-se na mesma a conta 717?

Xana Pereira

Fábio Simões

Mestre Fábio Simões

Xana Pereira

Só mais uma questão relativa a este assunto.

No preenchimento da declaração de IVA coloco o valor do iva da nota de crédito no campo 40, tenho também que preencher o anexo relativo ao campo 40- regularizações e coloco no quadro 1-A "01-78º, nº2" - NIF, base e iva.

Está correto? Basta isto?

Obrigada :)
Xana Pereira

AndreiaM

Sim.
Atenção que, para regularizar o IVA, convém que tenha cópia da nota de crédito assinada e carimbada pelo cliente.

Citação de: Xana Pereira em Abril 28, 2014, 04:18:46 PM
Só mais uma questão relativa a este assunto.

No preenchimento da declaração de IVA coloco o valor do iva da nota de crédito no campo 40, tenho também que preencher o anexo relativo ao campo 40- regularizações e coloco no quadro 1-A "01-78º, nº2" - NIF, base e iva.

Está correto? Basta isto?

Obrigada :)

Xana Pereira

Ok colega, muito obrigada :)

A nota de crédito é apenas para anular a fatura, pois estava incorreta, o cliente é um formando, é um contribuinte normal, basta apenas assinar, pois nem carimbo tem, certo?

Na minha opinião o mais prático seria ter anulado a fatura, não dava tanta confusão :/

Xana Pereira

AndreiaM

Certo :)

Citação de: Xana Pereira em Abril 28, 2014, 04:38:16 PM
A nota de crédito é apenas para anular a fatura, pois estava incorreta, o cliente é um formando, é um contribuinte normal, basta apenas assinar, pois nem carimbo tem, certo?