Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Benefício Fiscal Quotizações

11 Respostas    11.042 Visualizações

Iniciado por Haniss, Maio 28, 2014, 11:37:43 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Haniss

Olá a todos,

Pretendo saber se alguém tem alguma folha de cálculo (Excel) onde se possa colocar as quotizações, o Vol. Negócios (2/1000), e que calcule automáticamente o valor da majoração e o valor a deduzir no Q 07.

Obrigado

Fátima V

Boa tarde,

Colega, não tenho nenhum ficheiro em Excel mas coloco aqui um exemplo:
A Soc.X, cujo resultado é tributado em IRC ao abrigo do regime geral suportou quotizações para uma assoc. empresarial no valor de € 5.000,00 sendo o seu volume de negócios de € 2.600.000,00.
Majoração: 5.000*1,5= € 7.500
Sendo o seu limite: 2.600.000,00 * (2/1000)= € 5.200

Aguarde novas opiniões.
Cumprimentos,
Fátima

debsousa

Pegando no exemplo da colega, criei um ficheiro que penso que seria útil para todos nós depois de devidamente preenchido.

Alguém pode postar aqui quais as % de majoração e os limites para cada tipo de donativo previsto no EBF para eu conseguir completar a tabela que envio em anexo (está ainda muito rudimentar, só a titulo de exemplo).
Cumprimentos,
Débora Sousa

debsousa

Olá colegas,

Envio o mesmo ficheiro mas melhorado.
Alguém pode dar uma ajudinha a nível de fórmulas (as dúvidas estão no ficheiro como comentários às células).

Deêm a vossa opinião e/ou melhorem o ficheiro.
Obrigada
Cumprimentos,
Débora Sousa

debsousa

Olá,

Alguém consegue dar uma ajudinha para melhorar o ficheiro? Obrigada
Cumprimentos,
Débora Sousa

Haniss

Boa Tarde colegas,

Desde já agradeço o trabalho e cooperação demostrada por todos.

Aqui vai o mesmo ficheiro, mas com a alteração proposta pela colega Débora.

Aceitam-se mais sugestões, no fim de semana espero ter um pouco mais de tempo para me debruçar e testar o ficheiro com vários valores.

Muito obrigado a todos pela entreajuda.

debsousa

Obrigada. Ainda falta criar essa fórmula para as outras colunas e linhas, mas de momento não tenho disponibilidade porque ainda tenho IRSs por entregar  :(
Cumprimentos,
Débora Sousa

Haniss

Mais uma vez olá a todos,

De acordo com o calendário Fiscal e civil, esta é uma semana bem mais calma para todos nós.
De acordo com o prometido, envio em anexo o ficheiro rectificado e +/- testado com a fórmula para o valor a acrescer ao Q 07, referente às majorações. Aceito críticas e opiniões para que possamos melhorar o ficheiro.

Espero que seja útil para todos.

P.S. O meu agradecimento especial à Débora.

Haniss

Citação de: Haniss em Junho 09, 2014, 12:59:57 AM
Mais uma vez olá a todos,

De acordo com o calendário Fiscal e civil, esta é uma semana bem mais calma para todos nós.
De acordo com o prometido, envio em anexo o ficheiro rectificado e +/- testado com a fórmula para o valor a DEDUZIR ao Q 07, referente às majorações. Aceito críticas e opiniões para que possamos melhorar o ficheiro.

Espero que seja útil para todos.

P.S. O meu agradecimento especial à Débora.

debsousa

Olá colega Haniss,
Obrigada pela excelente contribuição.
Alguns comentários:
- Os valores apurados nas colunas a amarelo (diferença entre o valor majorado e o valor do donativo efetivamente pago) julgo que são a deduzir ao Modelo 22 (porque são benefícios, diminuem o lucro tributável) em vez de acrescer
-estou com uma dúvida, o limite (de 5.200,00 para o 1º exemplo) aplica-se em relação ao valor a acrescer (1,00), em relação ao valor pago (5.199) ou em relação ao valor do donativo majorado (7.200€)? Esta questão pode influenciar uma alteração nos cálculos. Não sei se consegui transmitir a minha dúvida... Eu acho que o limite é aplicado no valor da majoração (diferença entre o valor majorado e o valor do donativo, e parece-me que a fórmula tem como limite os 5.200,00 face ao valor do donativo pago).
Cumprimentos,
Débora Sousa

Haniss

Olá Débora,

Efectivamente já tinha dado conta do erro, e já tinha colocado um novo post onde está em maiúsculas " a DEDUZIR", de qualquer das formas aqui expresso mais uma vez o meu agradecimento pela correcção.

Quanto à coluna em amarelo, esta é só o valor a deduzir no Q. 07.

Se temos de quotizações efectivamente pagas 5199.00, este valor pode ser majorado em 150% = 7798.50, teriamos de colocar no Q.07 a diferença entre 7798.50 - 5199.00 = 2599.50 que também seria aceite como custo. Porém devemos observar que o limite para ser aceite como Custo é de 2 permilagem sobre o volume de negócios, assim sendo verificamos que o limite são de 5200.00, logo só é aceite como custo a diferença entre as quotizações pagas e o limite de 5200. 5200.00-5199.00 = 1.00 Valor a deduzir.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

debsousa

Olá Haniss,

Muito obrigada.
Era mesmo aí que residia a minha dúvida. Pensei que os cálculos seriam assim:
7798,50-5199,00=2599,50. Como 2599,50 é menor do que 5.200,00, então era totalmente deduzido ao Q07, o montante de 2.599,50.

Acho que este ficheiro será de extrema utilidade no futuro (este ano, penso que não terei empresas a fazer donativos :( .... )

Obrigada
Cumprimentos,
Débora Sousa