collapse

Pesquisa



Profissão de contabilista - Sim ou não?

  • 8 Respostas
  • 9085 Visualizações
*

Offline R.M

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Profissão de contabilista - Sim ou não?
« em: Junho 19, 2014, 09:51:15 am »
Bom dia. Acabei a licenciatura em gestão e neste momento estou a tentar decidir-me se invisto ou não na profissão de TOC. Gostaria de saber opiniões. Vale a pena ser contabilista nos dias de hoje? Qual a remuneração média?

Obrigada pela atenção.

Raquel Matos

*

Offline eduardo.ferreira

  • ***
  • 112
  • 3
  • Sexo: Masculino
  • "O sonho comanda a vida!"
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #1 em: Junho 19, 2014, 10:19:15 am »
Bom dia,
Penso que será algo que possas ter em conta. Eu neste próximo ano lectivo já estou a pensar começar a preparar a inscrição num curso, administrado pelo ISCAL, de preparação para exame a TOC. Aqui a questão reside um pouco no que ambicionas como carreira... e também as apetências que adquiriste principalmente a nível das contabilidades, auditoria e fiscalidade, que penso serem as áreas que melhor definem com rigor a profissão de TOC. Relativamente à remuneração, a área financeira no geral, tem uma oferta alargada no que diz respeito a um leque variado de profissões à volta da contabilidade e áreas circundantes, e posso garantir que a remuneração, varia de empresa para empresa, mas relativamente acima da média! Para o trabalho que se desempenha, principalmente no fecho do mês, tens que contar com umas horitas extra :D mas quando se gosta do que se faz, parece que o tempo passa mais rápido! Gostava de deixar aqui uma nota importante... a diferença entre ter uma licenciatura na área, e ter a distinção de Técnico Oficial de Contas, é enorme... a nível salarial é claro que compensa, mas deixo aqui o meu parecer para perceberes bem... em várias empresas em que estive em recrutamento, em duas ou três ocasiões, os directores financeiros, presentes já nas últimas fases de recrutamento, perguntaram-me se pensava fazer o exame de admissão à ordem... uma pequena "dica" do estilo: "amigo, pense em ser TOC, pois para além de lhe dar um outro "know-how", há maior perspectiva de continuidade na empresa"

Não me alongo mais, espero ter ajudado ;)

Cumprimentos,

Eduardo Ferreira
Cumprimentos,
Eduardo Ferreira

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #2 em: Junho 19, 2014, 10:32:09 am »
O que está dar é investir na preparação para a profissão de ROC ;)
« Última modificação: Junho 19, 2014, 10:32:49 am por Fábio Simões »
Mestre Fábio Simões

*

Offline R.M

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #3 em: Junho 19, 2014, 10:49:34 am »
Ser TOC será sempre uma vantagem, certamente.

O meu problema agora está no facto de precisar fazer o estágio para poder inscrever-me. Estando eu num emprego, estável, perto de casa e com um rendimento superior aos dos estágios profissionais tenho algum receio de vir a ficar no desemprego depois do estágio. E aqui no Alentejo é dificil conseguir um emprego estável.

Obrigada pelas respostas.

Cumprimentos

Raquel Matos

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #4 em: Junho 19, 2014, 10:55:22 am »
Bom dia,

Apesar das muitas opiniões que possam surgir, só tu podes tomar a decisão certa. Tens de fazer algo que gostas e não apenas algo que dê dinheiro.

Á pergunta que fazes  (vale a pena ser contabilista?) vou responder-te assim: "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.... ". Sim, vale a pena .... se gostares! Não te esqueças que é uma profissão com muita responsabilida de, em que tens de estar em atualização constante (tipo software)  ;D
Se não gostares.... não vale a pena.

Eu faço contabilidade há vários anos, mas só licenciei-me em 2011. Optei por não fazer o exame a TOC. Já fazia o que gostava, já ganhava o que era suficiente para mim... como o colega disse, tudo depende da tua ambição. Quando acabei a licenciatura, engravidei  ;D e as prioridades mudaram (para melhor, claro!)

Como vê, tudo vai depender daquilo que quer para a sua vida!
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #5 em: Junho 19, 2014, 11:14:36 am »
Bom dia cara Raquel,

Tal como referem os colegas, é uma decisão que deve tomar tendo consciência os vários aspectos, não sendo para mim tão relevante o facto do salário, isto porque esse ponto vai depender da sua "ambição", se decidir apostar na sua formação, se decidir especializar-se em determinada área será por certo bem paga.
Tudo depende, a minha opinião vai ao encontro das opiniões dadas pelos colegas, gostando deste tipo de trabalho, tendo a consciência de que vai necessitar de estar em formação quase continua, então está na "rota" certa. Convém não esquecer que qualquer profissão tem os seus "pontos" menos positivos, mas também terão todas elas pontos muito positivos e a de contabilista (TOC ou não) não foge a regra.

Cumprimentos,
Paulo Carvalho
Administrador
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline R.M

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #6 em: Junho 19, 2014, 11:26:39 am »
Obrigada Débora.

Trabalhei em contabilidade há 7 anos atrás, foi o meu primeiro emprego a sério e a tempo inteiro, e na altura gostei. Infelizmente o escritório fechou e segui por outras areas que não me agradaram e muito mal remuneradas. Foi aí que decidi tornar-me trabalhadora-estudante com o objectivo de vir a ser TOC. No entanto, as vezes vejo e oiço falar um bocadinho mal da profissão, remuneração, etc, o que me deixa na incerteza.

Mas sim, concordo plenamente com as suas palavras :)

Cumprimentos

Raquel Matos

*

Offline R.M

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #7 em: Junho 19, 2014, 11:44:03 am »
Obrigada Paulo.

Concordo com todas as opiniões que surgiram, e fico feliz por não ter havido nenhuma negativa. Acabou por ser um incentivo para continuar a seguir este meu objectivo.

Cumprimentos

Raquel Matos

*

Offline Saraimc

  • *****
  • 3135
  • 23
  • Sexo: Feminino
Re: Profissão de contabilista - Sim ou não?
« Responder #8 em: Junho 19, 2014, 11:50:31 am »
Bom dia,

É a minha opinião pessoal... Quando se faz o que se gosta nem sempre o ordenado é tudo. Claro que se conseguir fazer o que gosta e ter um ordenado bom é óptimo. :) Para isso, como para tudo, há que lutar.
Eu adoro o que faço. Adoro ter montes de trabalho e às vezes andar à toa com tanto trabalho. Mas gosto. Adoro. :)

Se me perguntar se foi uma opção dificil de tomar? Não, para mim não foi. Porque é isto que eu gosto de fazer. :)

Só você poderá decidir o seu caminho. Tudo que se possa dizer não pode influenciar na sua decisão.

Boa sorte. :)



Faça uma análise do
Bom dia. Acabei a licenciatura em gestão e neste momento estou a tentar decidir-me se invisto ou não na profissão de TOC. Gostaria de saber opiniões. Vale a pena ser contabilista nos dias de hoje? Qual a remuneração média?

Obrigada pela atenção.

Raquel Matos

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
IRS, sim ou não?

Iniciado por PCristinaMaia IRS

2 Respostas
2368 Visualizações
Última mensagem Março 13, 2013, 12:39:16 pm
por j0rge
4 Respostas
2414 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 23, 2015, 09:04:22 am
por debsousa
3 Respostas
2167 Visualizações
Última mensagem Maio 06, 2015, 11:50:23 pm
por moneytalks
3 Respostas
5517 Visualizações
Última mensagem Outubro 21, 2015, 09:59:40 pm
por ricardof.silva
3 Respostas
1916 Visualizações
Última mensagem Novembro 11, 2018, 08:23:14 am
por Jorge Gomes

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.