collapse

Pesquisa



CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO

  • 6 Respostas
  • 4089 Visualizações
*

Offline Jose M.

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO
« em: Agosto 14, 2014, 11:09:04 am »
Bom dia,

AGRADEÇO DESDE JÁ AS VOSSAS RESPOSTAS E COMENTÁRIOS. OBRIGADO. PEÇO QUE RESPONDAM O MAIS POSSIVEL E DE FORMA CLARA

Pretendo abrir uma empresa em nome da minha esposa. Ela trabalha por conta de outrém. Eu encontro-me desempregado e exerceria funçoes na empresa dela.
Nao tenho conhecimento NENHUM sobre os procedimentos a efectuar no caso de abertura das empresas. Sei que devo dirigir-me ás Camaras, Finanças e outras instituiçoes e aí informar-me claramente sobre o que pretendo. No entanto antes dissso quero ter uma ideia clara de como funciona todo o processo.
Inicialmente pretendemos alugar uma loja. A mesma terá de ter a licença para poder exercer a actividade económica em causa. Neste caso penso que é "comércio a retalho em outros estabeleciment os não especializados, com predominância de produtos alimentares, bebidas ou tabaco" e tem a CAE 47112"
Após a escolha da loja, que procedimentos devo efectuar? Dirijo-me á Camara do municipio em, questao e solicito a abertura de empresa tendo em conta o antes escrito. No meu caso que tipo de empresa devo abrir, tendo em conta que ficara em nome individual - da esposa, e que eventualmente lá trabalharao - 2-3 pessoas, eu, a esposa a tempo parcial, e eventualmente outra empregada. Empresa em nome individual? Empresa em regime de cotas? Outro tipo de empresa? qual a melhor escolha no meu caso?
Por outro lado desconheço que empresas têm de pagar IRC? neste caso aplica-se? Como funciona?
Além dos pagamentos que a Camara me pedirá para a bertura da empresa, e uma vez aprovada a instalaçao da mesma, e a abertura ao cliente, gostaria de saber como se processa os restantes pagamentos ao estado, nomeadamente IVA, PEC, IMI, e ainda como seria o IRS da minha esposa neste caso, uma vez que trabalha por conta de outrém.
Sei que sao demasiadas questoes e que posso parecer confuso, mas agradecia respostas, de preferencia varias, explicando basicamente como se processa  a criaçao de uma empresa, até á sua abertura, com os respectivos pagamentos de impostos e tributaçoes, no meu caso particular.
Agradecia também que me dessem ideias, sugestoes ou comentarios sobre as dificuldades sentidas na criaçao de empresas e o tempo estimado para poder abrir uma pequena loja de retalho.

Grande obrigado

Jose M.


*

Offline rui.mo.pereira

  • ***
  • 86
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO
« Responder #1 em: Agosto 14, 2014, 11:28:45 am »
Minha opiniao pessoal.....

São muitas questões para serem explicadas pela internet e de forma sucinta.

E muitas... das possíveis... respostas vao variar em função dos valores (faturação, rendimentos, etc...)

Contudo ... deixo uma dica... diz que está desempregado, já estudou a hipotese de se informar, no IEFP, se existe algum tipo de apoio/programa que se enquadre na sua situação de desemprego?

Conselho: Sente-se frente a frente com um TOC e exponha as situações cara-a-cara

*

Offline Jose M.

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: URGENTE - CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO
« Responder #2 em: Agosto 14, 2014, 11:43:16 am »
Obrigado pela sua resposta.

No entanto, agradecia mesmo alguns comentarios, mesmo que resumidos sobre as questoes colocadas.
Em relaçao a estar desempregado, no meu caso nao se aplica nenhuma ajuda, ou incentivo.

As maiores duvidas sao:

- Tipo de empresa - individual, por quotas...etc - Qual a melhor escolha no meu caso
- Impostos que tenho de pagar - IRS- IVA-IRC, etc etc
- Incentivos fiscais
 E um pouco resumidamente o processo de criaçao até a abertura

Muito obrigado desde já. espero os Vossos comentarios POR FAVOR. Sei que sao muitas questoes, mas agradeço respostas que me possam esclarecer algumas duvidas

Um Abraço

Jose M
-

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: URGENTE - CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO
« Responder #3 em: Agosto 14, 2014, 11:55:59 am »
Concordo com o colega anterior. Estas questões terão de ser resolvidas com um TOC. No entanto vou tecer alguns comentários em frente às suas questões:
Obrigado pela sua resposta.

No entanto, agradecia mesmo alguns comentarios, mesmo que resumidos sobre as questoes colocadas.
Em relaçao a estar desempregado, no meu caso nao se aplica nenhuma ajuda, ou incentivo.

As maiores duvidas sao:

- Tipo de empresa - individual, por quotas...etc - Qual a melhor escolha no meu caso - Não é possível responder sem saber previsão de receitas, de despesas etc....
- Impostos que tenho de pagar - IRS- IVA-IRC, etc etc - IRS da sua esposa será enviado em Abril ou Maio do ano seguinte a que se referem os rendimentos; Iva se for mensal, será pago até dia 10 do mês seguinte e se for trimestral será pago a 15/02, 15/05, 15/08 e 15/11; IRC, se constituir empresa por quotas, será paga a autoliquidação até dia 31/05, e poderá ter de fazer pagamentos por conta e/ou pagamentos especiais por conta (a determinar consoante os valores do ano anterior)
- Incentivos fiscais - não posso ajudar
 E um pouco resumidamente o processo de criaçao até a abertura - não posso ajudar quanto às licenças, quanto à parte fiscal terá de dar ínicio de atividade, na conservatória que por sua vez informa as finanças e julgo que também informa a segurança social, mas sem certezas, é melhor esperar outros comentários.

Muito obrigado desde já. espero os Vossos comentarios POR FAVOR. Sei que sao muitas questoes, mas agradeço respostas que me possam esclarecer algumas duvidas

Um Abraço

Jose M
-
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Jose M.

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO
« Responder #4 em: Agosto 14, 2014, 04:00:19 pm »
Boa tarde,


Obrigado pelas 2 respostas.

Agradecia mais algumas respostas, se possivel um pouco mais especificas, mas tendo em conta as limitaçoes da resposta dada.

Obrigado desde já

José M.

*

Offline rui.mo.pereira

  • ***
  • 86
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO
« Responder #5 em: Agosto 14, 2014, 04:10:39 pm »
As respostas nao são limitadas... as perguntas é que não sao objectivas.

Mais uma vez... recomendo "visita" a um TOC.... e a realizaçao de um plano de negócios (compras, vendas, gastos, funcionários, imobilizado, financiamento etc etc...) e depois em função de dados concretos (valores...) é que poderá obter um esclarecimento especifico.

Da forma como coloca a questão... é como dizer: "quero comprar um carro, quanto custa um?"...

Cada caso é um caso, cada situação é uma situação em especifico. Não existe um "padrao"/uma tabela pela qual possa seguir.


*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6030
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: CRIAR E ABRIR UMA EMPRESA EM NOME INDIVIDUAL - PROCESSO
« Responder #6 em: Agosto 14, 2014, 04:53:05 pm »
Boa tarde,


Obrigado pelas 2 respostas.

Agradecia mais algumas respostas, se possivel um pouco mais especificas, mas tendo em conta as limitaçoes da resposta dada.

Obrigado desde já

José M.

Boa tarde,

Eu não sei se na sua área de residência (mas também não quero que a divulgue aqui publicamente) existem os gabinetes de apoio aos desempregados, presumo chamarem-se "GIP" (Gabinete de inserção profissional) com sinceridade parece-me ser a melhor opção caso lhe seja possível. O IEFP tem por norma reuniões para esclarecerem dúvidas de forma presencial, é portanto também uma opção válida. E Claro como os colegas já referiram a consulta aos serviços de um colega profissional destas áreas (contabilidade/fiscalidade).
As suas dúvidas parecem-me ainda muitas e não tem propriamente ainda uma estrutura do que pretende, torna muito complicado responder-lhe a temas tão delicados assim desta forma, essencialmente nós (contabilistas. net) existimos para informar e tentar ajudar na melhor solução a seguir.
Por isso não deve assumir como orientações precisas, mas sim deve antes assumir o que lhe foi e será transmitido como algo genérico e que pode não se aplicar ao seu caso concreto.
O nosso ordenamento jurídico e fiscal é algo extenso o que por si torna qualquer situação que pode parecer numa primeira análise simples e fácil, numa situação bem mais complexa.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos,
Paulo Carvalho
Cumprimentos
Paulo Carvalho

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
33511 Visualizações
Última mensagem Agosto 20, 2015, 07:02:23 pm
por Contabilistas.net
1 Respostas
2274 Visualizações
Última mensagem Novembro 23, 2012, 11:11:19 am
por José Manuel Mota
0 Respostas
2620 Visualizações
Última mensagem Dezembro 03, 2015, 03:14:49 pm
por MOETCH
2 Respostas
4630 Visualizações
Última mensagem Novembro 22, 2016, 08:34:36 pm
por Anabela Pereira
1 Respostas
2238 Visualizações
Última mensagem Maio 25, 2021, 09:58:00 am
por Contabilistas.net

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.