Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Consultório - Dentista

9 Respostas    7.308 Visualizações

Iniciado por Isabel Pereira, Agosto 20, 2014, 11:25:14 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Isabel Pereira

Bom dia colegas,

Estou agora a começar a lançar uma empresa nova - uma clinica medico-dentaria....nao tem vendas de mercadorias..apenas presta os serviços - consultas...No entanto a anterior contabilista apresentou me umbalancete com valores na conta 31...mas na 71 nao apresntou nada...apenas na 72....:/ eu nao irei lançar valores na 31..pois nao existe vendas de mercadorias..mas quando estou a lançar as despesas, tenho dúvidas a que conta levar por exemplo : uma fatura diz o seguinte ...orçamento xxxxxx - 2 dentes montagem tipo A..ETC....posso considerar um serviço especializado??

CMPTS
Isabel Pereira

AndreiaM

Uma empresa pode ter existências e não se dedicar ao comércio.
As existências podem servir para ser incorporadas/utilizadas no serviço prestado, como acho que é o caso.

Por alguma razão a conta 61 se chama "custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas" ;)

Citação de: Isabel Pereira em Agosto 20, 2014, 11:25:14 AM
Bom dia colegas,

Estou agora a começar a lançar uma empresa nova - uma clinica medico-dentaria....nao tem vendas de mercadorias..apenas presta os serviços - consultas...No entanto a anterior contabilista apresentou me umbalancete com valores na conta 31...mas na 71 nao apresntou nada...apenas na 72....:/ eu nao irei lançar valores na 31..pois nao existe vendas de mercadorias..mas quando estou a lançar as despesas, tenho dúvidas a que conta levar por exemplo : uma fatura diz o seguinte ...orçamento xxxxxx - 2 dentes montagem tipo A..ETC....posso considerar um serviço especializado??

CMPTS

Isabel Pereira

Sim eu sei...mas e nao poderei utilizar a conta 62 para essas situações que referi, em vez da 31...
Isabel Pereira

AndreiaM

Quanto a mim, são existências.

Mas aguarde mais opiniões ;)

Citação de: Isabel Pereira em Agosto 20, 2014, 11:57:09 AM
Sim eu sei...mas e nao poderei utilizar a conta 62 para essas situações que referi, em vez da 31...

Isabel Pereira

Eu compreendo a sua respostas..mas precisava de ouvir outras opinioes :)
Isabel Pereira

paulalage

Colega,

Esse tipo de facturas eu classifico como subcontratos ou então levo à conta trabalhos especializados......nunca classifico como a existências.

Espero ter ajudado!
Cumprimentos,
Paula Lage
Cumprimentos,
Paula Lage

kushinadaime

Está certo, por exemplo uma amálgama para fazer "chumbos", é uma matéria de consumo (312X)

doliveira

Penso que o mais correcto seria colocar na 312x como já foi referido... É material utilizado na prestação de serviços do consultório.

PeteT

A conta 31 deve ser interpretada como uma conta de compras que possibilitem a venda de um bem (as matérias-primas que permitirão a sua transformação num produto final, ou um produto final comprado que irá ser vendido inalterado) ou a prestação de um serviço.

Por isso, eu levaria tudo à conta 31. Tanto mais que faz sentido que a empresa seja valorizada no balanço pelas existências que tenha. Imagine que está indeciso entre comprar 2 consultórios; para mim, um consultório que tenha amálgamas, massas, material para aparelhos, etc, em inventário, isto é, tudo o que preciso para desenvolver a atividade, não vale mais que uma empresa que não tem?

debsousa

Eu faço contabilidade de uma clinica veterinária e o material usado nas cirurgias e nas consultas são contabilizados na 312, já as análises, por exemplo, são contabilizados na 62.
:)
Cumprimentos,
Débora Sousa