collapse

Pesquisa



CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS

  • 23 Respostas
  • 16704 Visualizações
*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Mensagem do nosso Bastonário da OTOC

" O grande desafio
Esta semana tive uma queixa contra uma TOC que não havia enviado as declarações do ano anterior. Informei-me junto do denunciador se havia pago as avenças acordadas com a TOC. Disse-me que a profissional não foi receber qualquer montante, porque como eram 40 euros/mês lhe pagava apenas no final do ano. Como nunca apareceu, nunca lhe pagou.

De imediato dei instruções para que a TOC denunciada fosse Objeto de controle da qualidade e brevemente apresentarei uma proposta ao Conselho Diretivo para que os TOC que pratiquem avenças de valores tão baixos não sejam cobertos pelos seguros disponibilizad os gratuitamente pela Ordem.

O auto respeito profissional e o aumento da qualidade dos profissionais será um desafio que teremos que vencer e mesmo aqueles que estão no início de carreira terão de compreender que este tipo de comportamentos só os prejudica, pois farão deles trabalhadores de dimensão inferior à de auxiliares de limpeza.

A transferência das preocupações para os profissionais do cumprimento das obrigações declarativas das empresas, apenas essas, sem qualquer outro trabalho, já merece mais do que os míseros 40 euros mensais.

Imaginam a resposta que dei ao denunciante!

Esta será uma luta hercúlea, não de um ano, talvez nem de dois ou três, mas é tempo de a começar e por isso quero fazer um pacto com todos vocês. Está é a nossa profissão, é nela que nos realizamos. Vamos unir forças, vontades para combatermos esta verdadeira “praga”."
Mestre Fábio Simões

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #1 em: Setembro 16, 2014, 11:42:25 am »
Acho muito bem quem pratica preços de esquina ou gratuitos, não merece ter os seguros disponibilizad o pela ordem, nomeadamente o seguro de responsabilida de civil.

Completamente de acordo e assino por baixo, à que acabar com esta deslealdade profissional
Mestre Fábio Simões

*

Offline preciozu

  • ****
  • 228
  • 15
  • Sexo: Masculino
  • Viva cada dia como se não houvesse amanhã!
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #2 em: Setembro 16, 2014, 12:13:55 pm »
Estou totalmente de acordo.
Cumprimentos,
Marcos Proença

*

Offline pedja

  • ****
  • 467
  • 3
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #3 em: Setembro 16, 2014, 12:17:19 pm »
Também concordo.

Se não formos nós a dar valor à nossa profissão quem é que o fará? O exemplo tem que partir de casa..

*

Offline JoanaSeveriano

  • ****
  • 398
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #4 em: Setembro 16, 2014, 12:22:55 pm »
Plenamente de acordo!!
Joana Severiano

*

Offline Silvia Coutinho

  • **
  • 6
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #5 em: Setembro 16, 2014, 12:39:31 pm »
Completamente de acordo!! Ontem, já era tarde!

Tanto estudo, tanta responsabilida de e quase se fazem "saldos" de avenças...Não se tem noção da responsabilida de que é a profissão de uma Técnica Ofical de Contas?

*

Offline conceicao.andre

  • **
  • 26
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #6 em: Setembro 16, 2014, 12:51:47 pm »
Concordo com tudo o que foi dito.
Só acho uma coisa incorrecta, se os colegas que têm as quotas em dia, (independenteme nte do valor que cobram aos seus clientes), quota essa que pressupõe contrapartidas (nomeadamente o seguro), não acho a melhor forma de fixar preços retirando o seguro. É um direito que nos foi dado pela OTOC.
Relativamente aos honorários, acho sim que a OTOC podia criar uns valores base, tabelas com os serviços básicos, qualquer coisa que servisse de guia.
Isso seria até benéfico para quem está a começar e não tem ideia dos preços praticados.


*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #7 em: Setembro 16, 2014, 01:03:58 pm »
O Artigo 52.º Deveres gerais

"n.º6 -  No exercício das suas funções, os técnicos oficiais de contas devem cobrar honorários adequados à complexidade, ao volume de trabalho, à amplitude da informação a prestar e à responsabilida de assumida pelo trabalho executado."

Também é um dever, e quem pratica esses preços tambem não cumpre seu dever. Assim se não cumpre dever tambem não lhe pode ser dado igualdade direitos com restantos que cumprem o n.º6 art52
Mestre Fábio Simões

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #8 em: Setembro 16, 2014, 01:04:32 pm »
Concordo plenamente! Seria útil existir uma tabela com valores mínimos e/ou máximos!
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #9 em: Setembro 16, 2014, 01:35:10 pm »
Concordo com as respostas de todos e de facto devia de haver uma tabela base para os TOC's se guiarem com avenças mínimas e máximas a praticar, pois da maneira que existe "falta de dinheiro" e por forma a conseguir ter clientes para sustentar um gabinete, muitos praticam avenças baixas para não perder esse cliente e continuarem a ter fundo para fazer os pagamentos necessários.

Por muito que não agrade a toda a gente, a realidade é assim, afinal ainda temos que comer e mais vale 5€ do que 0.
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #10 em: Setembro 16, 2014, 01:47:33 pm »
Concordo com as respostas de todos e de facto devia de haver uma tabela base para os TOC's se guiarem com avenças mínimas e máximas a praticar, pois da maneira que existe "falta de dinheiro" e por forma a conseguir ter clientes para sustentar um gabinete, muitos praticam avenças baixas para não perder esse cliente e continuarem a ter fundo para fazer os pagamentos necessários.

Por muito que não agrade a toda a gente, a realidade é assim, afinal ainda temos que comer e mais vale 5€ do que 0.

Colega, é verdade o que diz, mas por exemplo, não se vê advogados ou médicos a praticar saldos....
É por haver gabinetes a praticar preços baixos, que quase "obrigam" os restantes a baixar também os preços....
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline verita90

  • ****
  • 302
  • 10
  • Sexo: Feminino
  • "Nunca é tarde para aprender"
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #11 em: Setembro 16, 2014, 01:53:29 pm »
Concordo com as respostas de todos e de facto devia de haver uma tabela base para os TOC's se guiarem com avenças mínimas e máximas a praticar, pois da maneira que existe "falta de dinheiro" e por forma a conseguir ter clientes para sustentar um gabinete, muitos praticam avenças baixas para não perder esse cliente e continuarem a ter fundo para fazer os pagamentos necessários.

Por muito que não agrade a toda a gente, a realidade é assim, afinal ainda temos que comer e mais vale 5€ do que 0.

Colega, é verdade o que diz, mas por exemplo, não se vê advogados ou médicos a praticar saldos....
É por haver gabinetes a praticar preços baixos, que quase "obrigam" os restantes a baixar também os preços....

Daí haver uma tabela de preço pré-fixada, acho que ia modificar completamente os low-cost.
Best Regards,
Vera Gueifão

*

Offline JoanaSeveriano

  • ****
  • 398
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #12 em: Setembro 16, 2014, 02:05:10 pm »
Também concordo que devesse existir uma tabela indicativa - obviamente cada caso é um caso e tem de levar em conta o artigo que o colega Fábio Simões mencionou.
(eu trabalho por conta de outrém de uma média empresa, não estou a exercer no momento a profissão na prática, e não faço ideia dos preços praticados por aí - obviamente que a partir do momento que passe ao ativo como TOC - seja por conta de outrém ou independente - vou ter de pedir umas "orientaçõezita s" à OTOC)!!
Joana Severiano

*

Offline Fábio Simões

  • ****
  • 750
  • 45
  • Sexo: Masculino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #13 em: Setembro 16, 2014, 02:18:03 pm »
Tabelas não podem existir são ilegais, por isso não vai  haver tabelas indicativas, pois vai contra autoridade da concorrência.

Para fazer face a essa situação e contornando de algum modo, acho corretissimo que nosso colega Bastonário mencionou no seu comentário, preços baixos iram ficar sem direito seguro.

No meu entender, sem seguro e praticar preços baixos, gostava de ver como alguns pagariam as coimas tão pesadas que cada vez se tornam e que nos podem cair em cima.  Pode ser que assim alguns aprendam dar valor à profissão e ver que pode doer e muito no bolso, certas e determinadas situações inesperadas.
Mestre Fábio Simões

*

Offline conceicao.andre

  • **
  • 26
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: CONTABILIDADE TITULO GRATUITO OU PREÇOS MICHURUCA TEM DIAS CONTADOS
« Responder #14 em: Setembro 16, 2014, 02:32:12 pm »
Não há forma de dar a volta a isso? Sei lá um acordo colectivo de trabalho? Qualquer coisa que sirva de base, mesmo.
Obviamente tem de haver liberdade para as pessoas cobrarem o que acham justo.
Não se pode comparar um TOC que faz desde o processamento salarial até ao encerramento de ano, ajuda na parte da gestão e demais serviços extra, com apenas o que "entrega as declarações".
Mas deveria haver um valor mínimo, tipo os serviços mínimos bancários (estou a tentar arranjar um exemplo, se calhar não é o melhor, mas é para terem uma ideia do que falo).

E já agora, qual será o valor que o Bastonário considera baixo para retirar o seguro? Com base num valor já chegamos a algum lado. Só dizer que "devem cobrar um valor justo" é muito vago.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
18247 Visualizações
Última mensagem Abril 22, 2020, 06:16:24 pm
por CONTAHT
0 Respostas
1817 Visualizações
Última mensagem Agosto 29, 2016, 02:52:41 pm
por SAraújo
2 Respostas
4951 Visualizações
Última mensagem Setembro 06, 2017, 12:13:13 pm
por afarinha
0 Respostas
3442 Visualizações
Última mensagem Maio 27, 2019, 11:43:13 am
por VISEU 164
0 Respostas
2984 Visualizações
Última mensagem Junho 07, 2019, 09:18:01 pm
por VISEU 164

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Hoje às 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 [30]