Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Acto Isolado

5 Respostas    4.304 Visualizações

Iniciado por pgeraldes, Outubro 13, 2014, 10:33:46 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

pgeraldes

Muito boas noites preciso de efectuar um acto isolado no valor de 300 a uma empresa com contabilidade organizada e surgiu-me uma duvida, a actividade a que me referi terá que cobrar iva, mas a duvida surge a nivel de retenção na fonte, terei que a fazer ou não visto o valor não ultrapassar os 10000, mas por outro lado a empresa tem contabilidade organizada.
Agradecia uma pequena ajuda neste topico.
Desde já o meu obrigado e continuação do optimo trabalho que este forum presta.

AndreiaM

Se não atinge os 10.000€, está dispensado de retenção na fonte, ao abrigo do artigo 9º do DL 42/91.

Espero ter ajudado

Citação de: pgeraldes em Outubro 13, 2014, 10:33:46 PM
Muito boas noites preciso de efectuar um acto isolado no valor de 300 a uma empresa com contabilidade organizada e surgiu-me uma duvida, a actividade a que me referi terá que cobrar iva, mas a duvida surge a nivel de retenção na fonte, terei que a fazer ou não visto o valor não ultrapassar os 10000, mas por outro lado a empresa tem contabilidade organizada.
Agradecia uma pequena ajuda neste topico.
Desde já o meu obrigado e continuação do optimo trabalho que este forum presta.

pgeraldes

Muito obrigado pela resposta.

pgeraldes

Bons dias, a nível de pagamento de Iva, terá que ser pago até ao ultimo dia do mes a seguir ao pagamento do acto isolado certo?  Aparecerá automaticamente nos pagamentos de iva no site das finanças ou terei que efectuar o pagamento manualmente?
Desde já o meu obrigado pela ajuda.

AndreiaM

Segundo o nº 2 do artigo 27º do CIVA, tem "15 dias a contar da emissão da fatura e até ao final do mês seguinte ao da conclusão da operação.", para entregar o imposto ao Estado.

Pode emitir uma guia de pagamento no portal das finanças ou ir a qualquer tesouraria fazer o pagamento do valor.

No portal pode emitir a guia, seguindo estes passos:

Pagar -> Documentos de pagamento -> IVA -> Guia de pagamento P2

Espero ter ajudado

Citação de: pgeraldes em Outubro 15, 2014, 12:27:13 PM
Bons dias, a nível de pagamento de Iva, terá que ser pago até ao ultimo dia do mes a seguir ao pagamento do acto isolado certo?  Aparecerá automaticamente nos pagamentos de iva no site das finanças ou terei que efectuar o pagamento manualmente?
Desde já o meu obrigado pela ajuda.

pgeraldes