Análises e Propostas Prévias de CF, CA, MED e FISC - "Dantedy"

43 Respostas    33.253 Visualizações

Iniciado por Dantedy, Outubro 15, 2014, 10:23:43 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ines091

Obrigada!

Questão dos fluxos de caixa:

Gastos com Pessoal com sinal +? :O
Bom trabalho!

GUIDAGREGO

Desde já o meu muito muito obrigado a todos os que permitem que este site exista e nos sirva de grande ajuda, obrigado pelo tempo dispensado, pelo profissionalismo e pela ajuda prestada. Bem ajam.
Relativamente á Questão 32 tenho uma dúvida que me faz discurdar da resolução: o enunciado diz "factura que emitiu" logo os valores apresentados já têm iva portanto no meu etender deveria a resolução ser a seguinte 80.000x123%=65.040,65€ (esta seria então a base de incidência) o valor do iva liquidado seria 65.040,65x23%=14.959,35€ e portanto a resposta correcta seria d) Nenhuma das anteriores.
No próprio exame questionei a responsável de exame acerca desta questão para saber se estes valores eram mesmo os valores finais da factura ao que a mesma me respondeu que sim estes valores são a factura final entregue ao cliente daí a minha dúvida na resolução.
Aguardo comentários.

Paula Gracinhas

Bom dia,

Muito obrigada e parabéns pelo vosso trabalho!

cumprimentos

Paula

01fernandes

Obrigado pelo empenho e dedicação a esta causa. Espero que continue a colaborar, pois é muito importante, para todos os candidatos a Toc, terem as questões resolvidas de uma forma tão bem estruturada e compreensível.

lena13

lduarte

Cumprimentos

Pedro M

Obrigado Dantedy! Deve ter sido complicado arranjar tempo para estas resoluções, obrigado pelo esforço!

Cumprimentos

Raquel Monteiro

Citação de: Dantedy em Outubro 15, 2014, 10:23:43 PM
Boa tarde a Todos, e bem vindos a mais um testamento ;D.

Boa tarde a Todos, e bem vindos a mais um testamento ;D.

Eu sei que não estarei cá para sempre a publicar isto e se em Outubro de 2014 não era suposto publicar nada, então no próximo exame será ainda pior, pelo que esta ou é a minha penúltima análise ou mesmo a última.

Em primeiro lugar o meu muito obrigada por toda a ajuda que nos prestou, e eu já vou no 3º exame e ainda não vai ser desta... Mas não estou aqui para me lamentar, mas sim para lamentar o facto de estar a terminar a sua tão excelente contribuição com esta comunidade....

Quero agradecer todo o cuidado e carinho, e quem ;) esperar que em Fevereiro seja o meu último teste, e que por um milagre qualquer, ainda esteja a dar-nos uma ajudazinha  ;D

Já agora partilho com os colegas, pois eu desconhecia este anexo do IVA....

ANEXO
Regime da renúncia à isenção do IVA nas operações relativas a bens imóveis
(Aprovado pelo art.º3.º do Decreto-Lei n.º21/2007 de 29 de Janeiro)

Beijinhos e Obrigada
Raquel

liliana.ldm

Boa tarde,

Desde já muito obrigada pela preciosa ajuda.

Discordo da resolução apresentada na Q32. Eu respondi 17.480 € pois existe um exame anterior da OTOC em que a resposta vai no sentido de que o iva incidirá sobre o preço líquido da fatura e também pelas diversas informações vinculativas da AT que também apontam para o valor líquido.

Att,
LM
LM

filipa7

Boa tarde,

Relativamente a esta questão eu também respondi 17.480€. Acho que é defensável dado que apesar de no artigo em http://www.otoc.pt/downloads/files/1137175502_41a43.pdf dizer que:

"Do ponto de vista do Código do IVA, a alínea b) do número 6 do artigo 16.º, não distingue entre descontos financeiros e comerciais, mas deve ser entendido que os descontos referidos neste artigo são os de natureza comercial expressos na factura, uma vez que o IVA incide sobre as transacções comerciais, pelo que, neste caso, o valor do desconto tem impacto no cálculo do imposto, devendo o mesmo ser deduzido à base tributável."

Logo de seguida diz:

"Não estando expressos na factura, os descontos de pronto pagamento apenas dependem do momento em que o cliente exerce a opção de pagamento, pelo que
este não está dependente da acção anterior de compra ou venda, por isso não deverão ser tratados como descontos comerciais."

E o enunciado diz claramente que os valores são os constantes da factura emitida...

Citação de: liliana.ldm em Outubro 16, 2014, 02:55:38 PM
Boa tarde,

Desde já muito obrigada pela preciosa ajuda.

Discordo da resolução apresentada na Q32. Eu respondi 17.480 € pois existe um exame anterior da OTOC em que a resposta vai no sentido de que o iva incidirá sobre o preço líquido da fatura e também pelas diversas informações vinculativas da AT que também apontam para o valor líquido.

Att,
LM

Variski