Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

cessação e liquidação sociedade unipessoal

3 Respostas    8.809 Visualizações

Iniciado por NIDIABARRETO, Outubro 27, 2014, 09:03:29 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

NIDIABARRETO

Boa noite Colegas
Sou TOC de uma empresa Unipessoal que pretende proceder à cessação e liquidação da sociedade. Assim surgiram-me algumas duvidas:

1º  A empresa não tem dividas fiscais além do PEC que desde 2012 não tem pago. Pode proceder à liquidação da sociedade?

2º Não tem dividas à segurança social. Deve continuar a pagar em relação aos socio, até à fase de liquidação?

3º as dividas a alguns fornecedores a socia irá assumi-las individualmente. Correto?

4º o Activo Fixo Tangível do qual foi deduzido o IVA ao ser transmitido para o socio deve liquidar IVA. Certo?

É a 1ª vez que tenho que proceder à cessação e liquidação de uma empresa e apesar de toda a pesquisa e recolha de informação a este respeito agradeço a ajuda de Colegas com mais experiencia no assunto 
Agradecendo antecipadamente toda a ajuda
Nidia Barreto

AndreiaM

Boa noite,

1 - Não me parece que seja motivo para não poder liquidar a empresa.

2 - A partir do momento em que cessar a atividade em sede de IVA, deixa de ter que fazer descontos para a segurança social.

3 - Poderá haver a transmissão das dívidas para os sócios, mas julgo (sem certezas) que deverá haver acordo com os credores.

4 - Sim, deverá liquidar o IVA de todos os ativos.

Depois da liquidação e dissolução da sociedade, tem 30 dias para o envio das declarações fiscais (modelo 22 e IES).

Espero ter ajudado

njaneiro

Bom Dia!
Se o sócio continuar o negócio em nome individual, os activos deverão ser transmitidos sem liquidação de IVA.
Cumpts,
Nuno Janeiro
Cumprimentos,
Nuno Janeiro

NIDIABARRETO