Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Contabilidade de um ENI com contabilidade organizada

12 Respostas    10.485 Visualizações

Iniciado por dbotelho15, Dezembro 29, 2014, 06:36:33 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

dbotelho15

Boa tarde,

Surgiu-me a oportunidade de desempenhar funções de TOC e como é o inicio de carreira surgem algumas duvidas que agradecia a v/ colaboração se possível:

Trata-se de um cliente ENI com contabilidade organizada, um café mais precisamente.

Gostaria de saber o seguinte:

- quais as obrigações declarativas que cabem ao TOC;
- ele tem o software de envio da facturação. Para fazer a sua contabilidade só necessitarei do modulo de contabilidade, certo? O que recomendam? Há alguma versão gratuita? Pela v/ experiencia o que será melhor?

Peço desculpa pela duvidas expostas, mas fico com receio de errar  :-[
Cumprimentos,
Botelho

dbotelho15

Cumprimentos,
Botelho

financial

tenho também as mesmas dúvidas.
ajuda, precisa-se!

kushinadaime

Citação de: dbotelho15 em Dezembro 29, 2014, 06:36:33 PM
...- quais as obrigações declarativas que cabem ao TOC;
O basico são as declarações de iva, o modelo 03 o IES (se não estiver isento), mais de resto trata-se de vender serviços complementares, caso a caso, conforme as necessidades dele, e a vontade, se tiver pessoal ao serviço pode-lhe vender o serviço de processamento de vencimentos e aí passa também a ter que fazer os recibos de vencimento, a dmr, o mapa da segurança social, o relatório único..., pode vender o envio dos ficheiros saft, pode-lhe vender o serviço de fazer facturas dele.
Uma dica, cada vez esses serviços adicionais são mais importantes na altura de decidir...

- ele tem o software de envio da facturação. Para fazer a sua contabilidade só necessitarei do modulo de contabilidade, certo? O que recomendam? Há alguma versão gratuita? Pela v/ experiencia o que será melhor?
Fuja dos programas grátis, a assistência técnica é cara, demorada, difícil de encontrar, e garanto-lhe, mais cedo ou mais tarde vai precisar dela.
E recomendo um erp completo, acredito que quer angariar mais clientes, e há-de haver um ponto em que não ganha para os pensos se fizer o imobilizado e a gestão de pessoal à mão, além que mais cedo ou mais tarde há-de aparecer clientes que querem que lhes faça a facturação, depois o futuro só a deus pertence...

joaoftd

Grosso modo é como o colega kushinadaime diz.

Aliado aos serviços mais gerais também pode acordar com os seus clientes análises de cariz econ-financeiras periódicas do negócio. É algo quem também conta muitas vezes.  ;) Há muita gente que quer tentar montar o seu negócio e muitas vezes não sabe analisar da melhor forma o seu negócio.

dbotelho15

Boa noite colega,

Antes de mais um bom ano para si e agradeço, desde já, a ajuda face à minha duvida.

Agora que fala em serviços complementares qual o valor que é normal levar nestes casos? Não tenho conhecimentos dos valores praticados, mas ouvi que pelo saft é à volta de 20€... :o

Citação de: kushinadaime em Dezembro 31, 2014, 02:07:18 PM
...- quais as obrigações declarativas que cabem ao TOC;
O basico são as declarações de iva, o modelo 03 o IES (se não estiver isento), mais de resto trata-se de vender serviços complementares, caso a caso, conforme as necessidades dele, e a vontade, se tiver pessoal ao serviço pode-lhe vender o serviço de processamento de vencimentos e aí passa também a ter que fazer os recibos de vencimento, a dmr, o mapa da segurança social, o relatório único..., pode vender o envio dos ficheiros saft, pode-lhe vender o serviço de fazer facturas dele.
Uma dica, cada vez esses serviços adicionais são mais importantes na altura de decidir...

Fuja dos programas grátis, a assistência técnica é cara, demorada, difícil de encontrar, e garanto-lhe, mais cedo ou mais tarde vai precisar dela.
E recomendo um erp completo, acredito que quer angariar mais clientes, e há-de haver um ponto em que não ganha para os pensos se fizer o imobilizado e a gestão de pessoal à mão, além que mais cedo ou mais tarde há-de aparecer clientes que querem que lhes faça a facturação, depois o futuro só a deus pertence...

Para começar não queria estar a investir num software pois pelo que sondei é à volta de 900€ e no começo não se justifica. :-\ Ando a pensar no software gratuito da OTOC, mas creio que ainda não têm disponiveis todos os modulos.

A minha principal questão é a seguinte: para fazer a contabilidade de um ENI é necessário modulo de contabilidade ou será suficiente criar uma folha no excel para enviar Decl. IVA? Não tenho experiencia e gostava de saber v/ opinião.

Muito obrigada.
Cumprimentos,
Botelho

Hélio Silva

Posso lhe disponibilizar o meu programa que funciona em cloud, o primavera Saas, mediante valor mensal...

dbotelho15

De que se trata mais precisamente? Nunca ouvi falar. Trabalho com Primavera Professional e a empresa paga bastante pelo programa.

Citação de: Hélio Silva em Janeiro 06, 2015, 01:29:32 PM
Posso lhe disponibilizar o meu programa que funciona em cloud, o primavera Saas, mediante valor mensal...
Cumprimentos,
Botelho

Hélio Silva

Experimente a versão 30 dias gratuita... poderá optar pela versão paga, no meu caso pago 89 euros +IVA mês, mas optei pelos módulos todos

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/03/27/primavera-saas-trial/

dbotelho15

Obrigada colega.
No entanto ainda é um preço elevado para o que pretendia  ???
Persiste ainda uma duvida: Os ENI têm de organizar a sua contabilidade com recurso a meios informáticos ou podem utilizar folha de excel ou livros contabilísticos? Estive a ler o art.º123 do CIRC e não refere obrigatoriedade ...

Citação de: Hélio Silva em Janeiro 06, 2015, 05:43:32 PM
Experimente a versão 30 dias gratuita... poderá optar pela versão paga, no meu caso pago 89 euros +IVA mês, mas optei pelos módulos todos

http://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/03/27/primavera-saas-trial/
Cumprimentos,
Botelho

dbotelho15

Cumprimentos,
Botelho

AndreiaM

Se tem contabilidade organizada, uma folha de excel não chega para fazer a contabilidade.

dbotelho15

Muito obrigada mangovsky

Citação de: mangovsky em Janeiro 13, 2015, 03:47:36 PM
Se tem contabilidade organizada, uma folha de excel não chega para fazer a contabilidade.

Estava a pensar utilizar os módulos disponíveis pelo toconline (pois parece-me mais barato) e adquirir o modulo de contabilidade de outro softaware. Como se trata apenas de um cliente não queria estar a gastar muito dinheiro de momento.
Cumprimentos,
Botelho