Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Compra Acções Norgarante

20 Respostas    36.552 Visualizações

Iniciado por gilfas, Janeiro 12, 2015, 10:57:16 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

gilfas

Bom dia a todos,

Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda, é o seguinte:
Uma empresa contraiu um empréstimo bancário, no contrato também estava previsto a aquisição de 350 acções a 1€ cada da Norgarante.

A questão é como contabilizo a compra das acções? Na conta 14?

Obrigado

nunomv

Cumprimentos,
Nunomvs

AndreiaM

gilfas

Obrigado colegas.

Mas era essa a dúvida mesmo.

kushinadaime

41
Há um interesse nestas acções que vai além de uma simples aplicação de tesouraria, então é um activo financeiro.

debsousa

Como se distingue entre a 14 e a 41? Não tem a ver com o tempo que se prevê que vá ficar detido na empresa?

:-\ :-\
Cumprimentos,
Débora Sousa

nunomv

Eu estava a classificar de inicio na conta 41, mas foram-me dadas instruções para proceder à transferência dos movimentos. Sei que essa instrução saiu de um SNS explicado do qual infelizmente não tenho acesso.
Talvez este site ajude a compreender melhor... http://www.dfk.pt/snc/cc.htm se clicarem do lado esquerdo abre a NCRF, vejam se ajuda a perceber melhor, ou se mesmo assim confirmam a classificação na conta 41...
Cumprimentos,
Nunomvs

gilfas

MÉTODOS DE CONTABILIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS NO SNC:

Em termos de critério de mensuração nas contas individuais o SNC estabelece que o investidor tem que
adoptar obrigatoriamente os seguintes métodos:
Subsidiárias-  Método de Equivalência Patrimonial
Empreendimento Conjunto -  Método de Equivalência Patrimonial ou Método da Consolidação Proporcional
Associadas -  Método de Equivalência Patrimonial
Outras -  Justo Valor

14 - Instrumentos financeiros
Esta conta visa reconhecer todos os instrumentos financeiros que não sejam caixa (conta 11) ou depósitos bancários que não incluam derivados (contas 12 e 13) que sejam mensurados ao justo valor cujas alterações sejam reconhecidas na demonstração de resultados. Consequentemente, excluem-se desta  conta  os  restantes  instrumentos  financeiros  que  devam  ser  mensurados  ao  custo,  custo amortizado ou método da equivalência patrimonial (classe 2 ou conta 41)

Pelo que interpeto daqui será a conta 1421, concordam?

debsousa

Concordo com a 1421 (era também a minha ideia) mas gostaria de perceber porque consideram a 41?
Cumprimentos,
Débora Sousa

nunomv

Eu, concordo...
Mas, vamos aguardar as opiniões dos colegas...
Cumprimentos,
Nunomvs

gilfas

Fico a aguardar outras opiniões, são sp bem vindas.

kushinadaime

Porque não é um meio financeiro, é detido por um interesse diverso da simples aplicação de dinheiro.

gilfas

então colega, o sua opinião é que se deve contabilizar na 41, certo?

kushinadaime

Citação de: gilfas em Janeiro 12, 2015, 02:48:00 PM
então colega, o sua opinião é que se deve contabilizar na 41, certo?
Sim, porque a finalidade é não ser um meio financeiro líquido da entidade.

gilfas