Caros/as candidatos/as,
Mais um teste diário disponível para exercitar o vosso raciocínio na resolução destas problemáticas e desta forma treinarem a vossa capacidade de análise e resolução do próximo exame de acesso à profissão.
Na semana passada fiz uma pergunta à qual apenas obtivemos umas três ou quatro respostas, eu solicitei a participação de todos, o que não sucedeu. Não sei se não lêem o que aqui se escreve, aliás fico na dúvida se resolvem ou não os testes de forma a treinarem, ou se apenas respondem com o intuito de obterem as respostas, se assim for, resta-me dizer-vos; ESTÃO a proceder de forma
MUITO errada! Temos estatísticas de exames anteriores, eu posso dizer-vos de que quem por norma é rigoroso e participa afincadamente tem uma muito maior propensão para superar com sucesso este tipo de prova. Quem o diz não sou apenas eu, as estatísticas servem para isto mesmo, e nós da-mo-nos ao cuidado de fazer a leitura de (quase) todas as edições dos testes diários.Não quero com isto dizer de que passa apenas quem participa nos testes diários, quero é dizer de que quem estuda afincadamente por norma supera com êxito a prova.
Vamos ao teste propriamente dito:
1 – A empresa MARCACERTA recebeu no ano corrente um subsidio para ajudar na compensação dos preços de mercado praticado, no valor de 2.000€
Pelo recebimento do subsídio, deverá a MARCACERTA registar na contabilidade:
a) No seu ativo a crédito da conta de 12 – depósitos à ordem.
b) Um rendimento na conta 751 – Subsídios do Estado e outros entes públicos
c) Um rendimento na conta 7883 – Imputação de subsídios para investimentos
d) Nos capitais próprios a crédito da conta 593 – Subsídios
Resposta:
TEXTO OCULTO2- A empresa ABC adquiriu uma máquina em janeiro de N por 60.000€. Em dezembro de N o justo valor é de 50.000€. Em N+1 o justo valor é de 70.000€.
Os impostos diferidos não são considerados.
Em dezembro de N+1 o registo contabilístico será o seguinte:
a) não há registo a efetuar em N+1
b)débito da conta 43.Ativos Fixos Tangíveis por contrapartida da conta 78.Outros Rendimentos e Ganhos no valor de 20.000€
c) débito da conta 43.Ativos Fixos Tangíveis por contrapartida da conta 76.Reversões no valor de 20.000€
d) nenhuma das anteriores
Resposta:
TEXTO OCULTO3- Dados da empresa HMX em dezembro de N, referente a sua máquina XPTO 115:
Saldo credor da conta 5891-Outros Excedentes: 700€
Valor contabilístico: 6.500€
Valor de uso: 5.000€
Valor realizável: 3.500€
O registo contabilístico será o seguinte:
a) débito da conta 65.Perdas por imparidade por contrapartida da conta 439.Perdas por imparidade acumuladas no valor de 1.500€
b) débito da conta 65.Perdas por imparidade por contrapartida da conta 439.Perdas por imparidade acumuladas no valor de 3.000€
c) débito da conta 65.Perdas por imparidade por contrapartida da conta 439.Perdas por imparidade acumuladas no valor de 800€
d) nenhuma das anteriores
Resposta:
TEXTO OCULTO4 – A empresa Contab, SA adquiriu em 2012 um imóvel por 1.000.000€ onde se irão situar as novas instalações da empresa. As despesas com esta aquisição (incluindo IMT) foram de 70.000€.
Aquando do lançamento na contabilidade, o valor que deve constar da conta 432 – Edifícios e Outras Construções é:
a) 1.070.000€
b) 1.000.000€
c) 750.000€
d) 802.500€
Resposta
TEXTO OCULTO5 – Devemos adoptar o modelo do justo valor:
a) A todas as propriedades de investimento;
b) A algumas propriedades de investimento, podendo adoptar noutras o modelo do custo;
c) Não é possível adoptar o modelo do justo valor nas propriedades de investimento;
d) Nenhuma das anteriores.
Resposta:
TEXTO OCULTO6 – Um ex-funcionário da empresa JP, SA reclama uma indeminização de 30.000€. Sabe-se que existe um processo judicial em curso e que é provável a existência dessa perda.
O lançamento contabilístico a efectuar será:
a) Não deve efectuar qualquer lançamento contabilístico;
b) Estamos perante um passivo contingente e, como tal, deve ser divulgado no Anexo;
c) Ambas as anteriores;
d) Nenhuma das anteriores;
Resposta
TEXTO OCULTONossas newsletters: http://contabilistas.info/index.php?board=108.0Siga-nos no facebook: www.fb.com/contabilistas.netSubscreva-nos no YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilistasnetBom estudo
Cumprimentos,
Paulo Carvalho
TEXTO OCULTO